SóProvas


ID
703894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a relevância social dos arquivos, julgue os itens que se seguem

A difusão arquivística é compreendida como um conjunto de atividades que visam à divulgação dos valores primários que conformam os acervos.

Alternativas
Comentários
  • Difusão de Acervo
    Ao desenvolver uma reflexão acerca da disciplina arquivística e da atuação profissional na área, Garcia (1996) caracteriza a difusão como uma prática arquivística que deve “desarrollar, de forma práctica, el derecho de los ciudadanos a acceder a la cultura, recogiendo la antigua aspiración decimonónica de instruir al público”. Conseqüentemente, para alcançar este fim, a difusão arquivística deve proporcionar aos usuários conhecimento do acervo existente; do contexto da produção documental, ou seja, do organismo produtor, e; da importância do tratamento de acervos arquivísticos e das instituições e profissionais que o fazem.
  • Do próprio conceito de arquivologia podemos extrair a resposta para esta questão:

    ARQUIVOLOGIA é a ciência que se encarrega do estudo da organização dos acervos documentais, desde a produção do documento, seu trâmite  administrativo e sua posterior destinação, seja ela a eliminação ou recolhimento permanente por valor histórico.

    A relação acervo está relacionada a valor histórico e não valor primário como afirma a questão.

    Portanto questão ERRADA.

    Espero ter ajudado.
  • Olá,

    É na fase da difusao que se completam as funçoes do arquivista, ou seja, aproximar o arquivo à comunidade, com atividades voltadas para as áreas social, educativa e cultural. 



  • Simples: A difusão visa à divulgação dos valores SECUNDÁRIOS OU HISTÓRICOS e não dos valores priários. Essa difusão tem significado de difundir/espalhar os conhecimentos presentes nos documentos para toda a população.
  • Valor administrativo: ou primário, refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, perdendo seu valor administrativo quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição.

    Valor histórico: ou secundário, refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros e para a própria administração. O documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo não podendo jamais serem eliminados.

    Esses são gêneros criados por Schellenberg. 
    Assim, a meu ver é tão importante divulgar o valor primário, quanto o secundário. 
    Um funcionário da empresa precisa saber que o documento está lá no arquivo, tanto quanto o povo deve saber que existe um documento com valor histórico acessível.
    A questão errou em afirmar apenas o valor primário.

    Abraço!
     

  • A difusão ocorre no arquivo permanente, portanto trabalha com valores secundários.