SóProvas


ID
705880
Banca
FUJB
Órgão
MPE-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A inafastabilidade da jurisdição não se considera ofendida pela existência de custas e taxas judiciárias sendo certo, contudo, que taisdispêndios devemguardar critérios de razoabilidade e, a todo momento, seja oportunizada a concessão da gratuidade de justiça. Nada obstante, há remédios constitucionais que, por sua índole, foram considerados gratuitos pelo legislador Constituinte. São eles:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  Art. 5º, LXXVII - são gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
  • Pessoal, porque a ação popular não é gratuita? Mandado de injunção também não seria? Obrigado
  • Pois é Rafael, conforme a CF, artigo 5º

    LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    até aí não teria o que se discutir em relação se a Ação Popular é ,ou não, remédio constitucional gratuito.

    Acho que, na mente do examinador, estaria certo o remédio que não há qualquer possibilidade de pagamento de custas, ou até mesmo de sucumbencias, o que é o caso do HD e o HC.

    gabarito:
    C

  • POR QUE A QUESTÃO FOI ANULADA? A RESPOSTA NÃO É A C?