SóProvas


ID
706789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.

Para lograr êxito na estabilização da economia no longo prazo, a política fiscal deve atuar sobre as receitas e despesas, de modo a impactar o produto interno bruto real e a inflação interna, mesmo se a demanda do setor público for compensada por uma variação contrária à demanda do setor privado.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão está no tipo de política empregada, pois a mais indicada para impactar o PIB e a inflação interna, seria  A POLÍTICA MONETÁRIA. Sua influência abarca a quantidade de moeda ofertada e taxa de juros, sendo intrumentos básicos na operação de mercado. Visa estabilidade de preços, taxa de juros, sistema finaceiro, nivel de emprego, taxa cambial.

    É divida em política: 

    1 Expansiva: Maior oferta de R$, reduzindo o juro e estimulando investimentos, aumeta-se o gasto público. 
    2 Contracionista ou Restritiva: Reduzir a oferta de moeda e aumentar a taxa de juro. 
  • SEGUNDO CARLOS ESCOSSIA

    Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma alterar as despesas do setor privado.

    A arrecadação de impostos afeta o nível da demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para o consumo e poupança. Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto o consumo. Os gastos são diretamente um elementos da demanda; dessa forma, quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto.
  • Pra mim o erro da questao esta na frase final.
    "mesmo se a demanda do setor público for compensada por uma variação contrária à demanda do setor privado"
    pois acredito q se a demanda do setor privado aumentar, a do governo tb ira aumentar , naum sao contrarias..
    mais policiais , agentes publicos, servidores etc
     

  • Galera, resolvi essa questão em sala de aula com o professor Marcelo Bolzan e embora não tenha conseguido captar a resposta dele, reescrevo suas palavras:
    Não importa se for política fiscal ou monetária. Se vc substituir uma pela outra, ainda assim essa parte estará correta.
    O q invalida a questão é a expressão "mesmo se" q equivale à "ainda que". Notem q o erro não está na macroeconomia, mas no português. Uma conjunção subordinativa concessiva tem valor semântico de contraste. Logo, o trecho q vai de "mesmo se... privado" está negando tudo q foi dito anteriormente.
    Espero ter ajudado!
  • Trata-se da Política Monetária, onde perdebemos duas modalidades: Expansiva e a Contracionista.
    Expansiva - Ex.: diminui os juros da poupança para desaminar a poupança de dinheiro, expandindo a quantidade de moeda na rua (já que o povo não acha "jogo" poupar ele gasta, consequentemente mais dinheiro na rua), por isso o termo "expansiva", de expandir.
    Contracionista - Ex.: O governo aumenta o juros da poupança, incentivando a população a poupar dinheiro (como o dinheiro "rende" mais na poupança, o povo gasta menos e poupa mias, consequentemente diminui a quantidade de circulação de moeda na rua), por isso o termo "contracionista", de contrair.
    espero ter ajudado... fUi.
    Coloque nas mãos de Deus, as coisas acontecem no tempo dEle.
  • ERRADA.

    O erro está em   "mesmo se ( ainda que tanto faz) a demanda do setor público for compensada (...). Caso a compensação pelo setor privado ocorra, os esforços de políticas fiscais para controlar a inflação serão anulados ou diminuídos.
  • ERRADA

    Acredito que o termo "a política fiscal deve atuar sobre as receitas e despesas" esteja errado.

    A política fiscal pode atuar tanto por meio da 
    redução/ampliação dos impostos quanto do aumento/redução dos gastos públicos. Na frase é empregada a palavra "deve", o que torna a frase incorreta. Acredito que o modo de atuar sobre a política fiscal é facultativa conforme a conjuntura do cenário e não uma imposição. Vale destacar que a política fiscal de gastos públicos é mais eficiente que a de variação dos impostos.
  • Se as políticas econômicas (fiscal ou monetária) não produzem o efeito planejado na demanda do setor privado são ineficientes, ainda que gerem impacto na demanda do setor público.