SóProvas


ID
706801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a políticas econômicas, à dívida pública e ao comportamento da economia brasileira, julgue os itens seguintes.

Estimar o resultado primário como função da dívida pública e de variáveis como o hiato do produto e os gastos atípicos do governo é uma das formas de testar a sustentabilidade do endividamento público. Na hipótese de o resultado primário responder positivamente a acréscimos na dívida pública, esta será considerada sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Caros colegas concursandos, me corrijam se eu estiver errado.


    RESULTADO PRIMÁRIO: déficit ou superávit. O principal objetivo do cálculo do resultado primário é avaliar a sustentabilidade da política fiscal em um dado exercício financeiro, tendo em vista o patamar atual da dívida consolidada e a capacidade de pagamento desta pelo setor público no longo prazo.

    resultado primário = receitas primárias (não financeiras) - despesas primárias (não financeiras)




    GABARITO C
  • Resultado Primário – Indica se os níveis de gastos 
    orçamentários dos entes federativos são compatíveis com a sua 
    arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de 
    suportar as Despesas Primárias. 
    A finalidade do conceito de Resultado Primário é indicar se os níveis 
    de gastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com 
    sua arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de 
    suportar as Despesas Primárias.
  • Marquei errado pela inclusão dos "gastos atípico sdo governo". Esses não estariam no resultado primário e sim no déficit total, que incluem "esqueletos".

    Não tem nada de "atípico" no resultado primário.
  • Quando às afirmativas, não é difícil perceber que está tudo correto, visto que o resultado primário se obtém com o resultado entre receitas e despesas primárias (ou seja, fica de fora as financeiras). Assim, se temos mais receitas do que despesas (superávit) e com o aumento das despesas o resultado permanece positivo (superávit), fica claro que a dívida pode ser considerada estável, pois não aumenta.

    O que foi dito na primeira afirmação "variáveis como o hiato do produto e os gastos atípicos do governo" se referem à despesas, por isso se o governo gasta demais, a ponto desses valores serem maiores do que as receitas (gastos atípicos) e o hiato do produto (crescimento/ recessão - PIB) não for favorável e consequentemente haverá subida de juros (mais despesas) a despesa de forma geral subirá e impactará no endividamento público.

    Um abraço
  • Exatamente. Vimos que o resultado primário corresponde ao esforço do governo para conter a dívida pública. Assim, se a dívida pública crescer e o resultado primário responder positivamente (ou seja, crescer na mesma proporção), a dívida será considerada sustentável. Isso acontece porque o país aumentará a dívida na mesma proporção que aumentou sua “poupança” para pagar a dívida. GABARITO: CERTO

    Fonte: Profs Heber Carvalho e Jetro Coutinho


  • Se o resultado primário responde positivamente ao aumento do endividamento é possível fazer a relação com a alavancagem financeira. Ou seja, nesse cenário a alavancagem financeira do Governo via endividamento é vantajosa, pois o retorno do investimento dos recursos de terceiros, observados no superávit primário, é maior do que os custos do endividamento.