SóProvas


ID
708124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de noções de economia.

Uma política monetária restritiva só será eficaz mediante o controle da criação de moeda pelas autoridades monetárias.

Alternativas
Comentários
  • A política monetária, seja restritiva ou expansionista, será eficaz de acordo com a certa utilização dos instrumentos de política monetária, a saber: operações de mercado aberto, taxa de redesconto e recolhimentos compulsórios. O item versa a palavra só, tornando a questão claramente errada.

    Fonte: Prof. Marlos Ferreira - Ponto dos Concursos
  • Compulsórios e mercado aberto são formas também de criação de moeda. Este item deveria ter sido nulo.
  • Política monetária como o próprio nome diz é sempre em relação à moeda. Dessa forma, pelo contexto da questão, dá para entender que "criação de moeda" refere-se à "emissão de moeda" (seignorage). 
    A política monetária sempre visa a moeda, alterar a quantidade de moeda na economia, independente do instrumento.
    Como não é só por seignorage que se faz política monetária, a questão está errada.
  • JUSTIFICATIVA DO CESPE DE MANUTENÇÃO DE GABARITO  
    68 - E - Indeferido As entidades monetárias são a autoridade monetária e os bancos comerciais e ambos criam moeda. Desta forma, mesmo que a autoridade monetária controle a  emissão via casa da moeda os bancos comerciais precisam também ter um controle como, por exemplo, depósitos compulsórios. Desta forma, indefere-se o pedido de  mudança de gabarito ou mesmo da anulação do item. 
  • São vários os mecanismos das autoridades financeiras para realizar uma polítca monetária restritiva:

    i) operações no mercado aberto por meio da venda de títulos públicos;
    ii) aumento das taxas de redesconto, o que promove uma maior racionalidade do bancos na questão de controlar o binômio saques/empréstimos pelos clientes.
    iii) aumento dos recolhimentos compulsórios, visando a uma disponibilização menor de moeda circulante.


    Portanto, item incorreto.

    Fonte: Francisco Mariotti - Ponto dos concursos

    Avante, bons estudos!!!
  • Complementando:
    Instrumentos da Política Monetária: Recolhimento compulsório; Redesconto bancário; Operações com títulos públicos; Controle e seleção de crédito (quase não é usada); Persuasão moral (credibilidade do “çábio” que conduz a política macroeconômica); administração da taxa básica de juros da economia.


    Criação de moeda: por aumento das reservas internacionais; pelo resgate de depósitos a prazo; quando o BC compra títulos do Tesouro; desconto de uma duplicata. O que devemos considerar como entidades monetárias são a autoridade monetária (BC) e os bancos comerciais, e ambos criam moeda. Desta forma, mesmo que a autoridade monetária controle a emissão via casa da moeda, os bancos comerciais precisam também ter um controle como, por exemplo, através dos depósitos compulsórios.
  • A política monetária goza de quatro instrumentos, quais sejam:

    1) taxa básica de juros, conhecida com SELIC,

    2) taxa de redesconto que é quanto o governo cobra para fazer empréstimos a curto prazo para os bancos comerciais,

     3) Taxa de compulsório que é o valor cobrado pelo banco Central sobre os depósitos feito á vista,

    4) título público que tem como finalidade financiar o déficit público e controlar a liquidez da economia. 

    É sabido que a política monetária poderá ser de duas espécies:

    1)Política monetária expansionista que tem como objetivo o crescimento do PIB e a redução do desemprego. Para atingir tal finalidade o governo vai diminuir a taxa básica de juros, diminuir a taxa de redesconto,diminuir a taxa compulsória, bem como, irá comprar ou recomprar os títulos da divida pública. O efeito colateral dessa política é a possibilidade da procura de bens e serviços ser superior a capacidade de oferta,o que terá como consequência um aumento inflacionário.

    2) Política monetária contracionista, tem como objetivo o controle da inflação, sendo que nesse caso o governo vai aumentar a taxa básica de juros, aumentar a taxa de redesconto, aumentar a taxa compulsória, bem como, irá vender os títulos da divida pública. Tendo como risco a possibilidade de ter menor crescimento do PIB e aumento da taxa de desemprego.

    Diante do exposto, conclui-se que a política monetária restritiva não se resume somente no controle da criação de moeda.


  • "Quando a questão fala que a política SÓ será eficaz mediante o controle de criação de moeda pelas autoridades monetárias, está omitindo o poder dos outros instrumentos que podem ser utilizados na implementação da política monetária! Além disso, você deve lembrar que o instrumento mais utilizado pelos governos para a execução da política monetária no Brasil são as operações em mercado aberto. Dessa forma, a questão não pode, em nenhuma situação, estar correta!"

    (Estratégia Concursos)

  • Só para não passar em branco. Resumo dos Resumos:

    Impostos;

    Emissão de moedas;

    Venda de títulos públicos.

  • Muito mal formulada, ao meu entender estaria certo, visto que, mesmo que se controle a criação de moeda bancária pelo compulsório e pelo redesconto, se não forem tomadas as devidas medidas para controlar a emissão de moeda não vai adiantar nada a política monetária.

    Ex: Aumenta o Redesconto e o Compulsório mas continua rodando moeda que nem um louco, não vai adiantar nada.

    Concluindo, uma política monetária só será eficaz mediante o controle da criação de moeda pelas autoridades monetárias. 

    No mínimo está ambígua e deveria ser anulada.

  • gabarito - errada

    resumo da política fiscal:


    o governo praticando a política restritiva, pode:

    - diminuir os gastos públicos, aumentar os impostos e com isso diminui a produção e o emprego

    ou

    pratica a política fiscal expansionista:

    - aumenta os gastos públicos, diminui os impostos e com isso aumenta a produção e o emprego.

  • Política expansionista = + estoque de moedas

    Política Restritiva ( contracionista) = - estoque de moedas
  • As condições para eficácia da política monetária são:
    1) A elasticidade da demanda por moeda em relação a taxa de juros. Se a demanda por moeda for muito sensível à taxa de juros, uma pequena variação na taxa de juros induz a retenção de maior parte da expansão monetária pelo público, portanto uma pequena alteração no investimento e na renda. Ou seja, quanto maior a elasticidade da demanda de moeda em relação a taxa de juros, menor será a eficácia da política monetária.
    2) A elasticidade do investimento em relação à taxa de juros. Se esta elasticidade for baixa, mesmo que a ampliação da oferta de moeda gere uma grande mudança na taxa de juros, isso poderá resultar em uma pequena variação no investimento.
    Manual de Macroeconomia - USP
    Logo, os condicionantes para eficácia da política monetária são: elasticidade de demanda de moeda em relação à taxa de juros e elasticidade do investimento em relação à taxa de juro, não o controle de criação de moeda pelas autoridades monetária.
    Gabarito: Errado.

  • Cespe sendo Cespe !!!

    Bacen = Autoridade Monetária

    Se a emissão de papel moeda é de responsabilidade do Bacen.

    Se a regulação dos depósitos compulsórios é de responsabilidade do Bacen.

    Então, TODA a emissão de moeda, tanto a metálica, quanto a escritural, é sim controlada pela autoridade monetária, o Bacen !!!

    Ou o Cespe anula esta questão ou troca o gabarito para Certo.

    Lei nacional de concursos, já !!!

  • Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:


    • Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.


    • Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.


    • Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

  • Tipo de questão que você erra por pensar. -.-

  • uma das principais características de uma politica monetária restritiva é o controle da criação da moeda, logo se não existir este controle, não é uma politica monetária restritiva.

    ERRADO