SóProvas


ID
708286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue os fragmentos contidos nos itens a seguir quanto à sua correção gramatical e à sua adequação para compor um documento oficial, que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo emprego do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade.

Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e que é imperioso a ação desses indivíduos em âmbito nacional, pelo que a realização de concurso público para provimento de vagas no Departamento de Polícia Federal consiste em benefício a toda a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Colegas,
    O texto poderia ser mais conciso.
    Sugestão: Torna-se necessária a realização de concurso público para provimento de vagas no Departamento de Polícia Federal, devido a necessidade de aumento do contingente policial.
    Além disso, a frase original fere a norma culta ao usar a palavra imperioso no masculino, quando ela concorda com ação e deveria estar no feminino.
    Bons estudos!
  • Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e que é imperiosa a ação desses indivíduos em âmbito nacional, pelo que a realização de concurso público para provimento de vagas no Departamento de Polícia Federal consiste em benefício de toda a sociedade.    
  • Esse "e que" não configura quebra de paralelismo pessoal?
  • Cícero, vc tem toda razão. O erro não está na concordância com "imperioso", pois esse adjetivo está em sentido genérico, amplo. Por outro lado, há quebra de paralelismo no 1º período. O correto seria: "cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente e a imperiosidade da ação desses..."


    OU "cumpre destacar que há necessidade de aumento do contingente policial e que é imperioso a ação desses indivíduos em âmbito nacional..."
  • Além dos comentários dos colegas, "cumpre destacar" também, que o Manual de Redação Oficial da Presidência da República deixa claro que devem ser evitadas formas como: "Tenho a honra de", "Cumpre-me informar que", "Tenho o prazer de"...
    Logo a forma "Cumpre destacar" é desnecessária ao emprego de sentido ao texto podendo ser removida sem nenhum prejuízo.


    Bons estudos!!!
  • "O primeiro problema está na falta de concordância entre o adjetivo “imperioso” e o substantivo “ação”.  Veja como deveria ser: ...é imperiosa a ação...
    O segundo constitui-se na falta de paralelismo sintático entre os dois complementos do verbo “destacar”.
    Um tem base nominal (“a necessidade de aumento do contingente policial”; o outro, oracional (“e que é imperioso a ação desses indivíduos em âmbito nacional”).  
    Eis uma sugestão, com os dois complementos de base nominal:  Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e a imperiosa ação desses indivíduos em âmbito nacional..."
     
    Resposta – Item errado.
    Comentário do professor de aula de português do ponto dos concursos.
  • Usar a palavra "imperioso", um adjetivo rebuscado que enfeita a informação
    sem usar a coesão da ideia, é totalmente desaconselhavel pelo Manual
    da Presidencia da Republica!!!
  • Alguém poderia me dizer qual o pronome de tratamento utilizado para o cargo de delegado?
    Desde já obrigada!!
  • Marcella... Vossa Excelência é utilizado nos casos expressos no Manual de Redação da Presidência da República.
    No caso do Poder Executivo;
    Presidente da República;
    Vice-Presidente da República;
    Ministros de Estado;
    Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal;
    Oficiais-Generais das Forças Armadas;
    Embaixadores;
    Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial;
    Secretários de Estado dos Governos Estaduais ;
    Prefeitos Municipais .
    Como o delegado não aparece no rol, enquadra-se em Vossa Senhoria. "Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares." 
  • Questões como essa são muito comuns em concursos promovidos pelo CESPE.

    Podemos ver que a oração apresenta problemas quanto à pontuação. Apresenta período muito longo, o que compromete a leitura e a compreensão. Falta concordância (o termo "imperioso" deveria concordar com "ação").


    A resposta é incorreta.

  • Marcella Burlamaqui,

     

    deve ser empregado "Vossa Excelência", isso porque a lei  12.830/2013 assim dispõe:

     

    Art. 3o  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

     

    Mas assim, é como o colega falou, não consta no rol do MRPR, então acho que o mais prudente é avaliar o tipo de concurso que vai prestar. Se estiver em um concurso da Polícia Civil ou Federal, esquece, pode colocar Vossa Excelência. Agora, se for em um concurso não policial, ae seria melhor seguir o MRPR, colocando Vossa Senhoria.

  • Cumpre destacar que é necessário o aumento do contingente policial e que é imperiosa a ação desses indivíduos em âmbito nacional, pois a realização de concurso público para provimento de vagas no Departamento de Polícia Federal consiste em benefício de toda a sociedade.

  • "cumpre destacar" , "Tenho a honra de", "Cumpre-me informar que", "Tenho o prazer de"...devem ser evitadas

    podendo ser removida sem nenhum prejuízo.

    "imperioso", um adjetivo que enfeita a informação

    é totalmente desaconselhavel