SóProvas


ID
7099
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão 06.

Em 2003, são poucos os que ainda acreditam
no mito da globalização. A economia mundial
segue enfrentando um futuro incerto, e a
guerra voltou a ocupar um lugar de destaque
nas relações internacionais. Nessas relações,
os Estados Unidos acumulam um poder militar
inquestionável, mas as grandes potências
divergem cada vez mais sobre a estrutura e
funcionamento da nova ordem política mundial,
em construção depois do fim da Guerra
Fria. Nesse contexto internacional, a maior
parte dos países latino-americanos já deixou
para trás
a opção dos anos 90 pelas políticas
neoliberais. Mas tem sido difícil encontrar novos
caminhos econômicos. Ainda não existe
uma consciência clara, nem mesmo um consenso,
de que essa mudança de rumo envolve,
necessariamente, uma redefinição da
política externa do continente.

(Adaptado de José Luís Fiori, "O Brasil no mundo: o
debate da política externa")

Assinale a substituição sugerida que prejudica o sentido original ou a correção gramatical do texto.

Alternativas
Comentários
  • "já deixou para trás"(l.12 e 13) - já abandonaram esta errado no quesito correcao gramatical, pois seria já abandonou e não já abandonaram....
  • Felipe, na verdade, neste caso, podem ser as duas coisas: tanto "já abandonou" (concordando com "a maior parte") ou "já abandonaram" (concordando com "países americanos"). Trata-se de caso facultativo.

  • Por que a letra "E" está errada?
  • "...Nesse contexto internacional, a maior parte dos países latino-americanos já deixou para trás a opção dos anos 90 pelas políticas neoliberais." 

    e) "pelas"(l.13) - preferindo as        No caso, pelas está no sentido de "em detrimento" ou "em razão de", já preferindo emprega o sentido de " dar preferência".
  • Galera, na alternativa C, não teria que haver crase para que ficasse correta a alternativa? Ficando, no que diz respeito à estrutura...........
  • Cara, continuo achando que a letra E está correta. Apesar da explicação do amigo, acho que há uma mudança pífia de sentido, já que de um modo ou de outro, os países deixam de lado uma ideia e adotam a outra.
    Para mim, a errada seria a letra C justamente por causa da falta do acento de crase no a.
  • Sergio Alves, a questão pede a alternativa "errada". A letra "e" é correta:

    ...Nesse contexto internacional, a maior parte dos países latino-americanos já deixou para trás a opção dos anos 90 preferindo as políticas neoliberais.


  • A letra E é a incorreta, veja: 

    "... já deixou para trás a opção dos anos 90 pelas políticas neoliberais." significa que os países deixaram para trás as políticas neoliberais (que eram a opção dos anos 90). 

    Substituindo por "preferindo as" significaria que atualmente os países preferem as políticas neoliberais, ou seja, mudaria completamente o sentido da frase.


    Com relação à letra C, não é necessário o uso de crase. Note que o artigo "a" em "divergem cada vez mais sobre a estrutura e
    funcionamento da nova ordem política mundial" pode ser retirado sem causar prejuízo à frase: "divergem cada vez mais sobre estrutura e funcionamento da nova ordem política mundial".

  • c) certa. Ñ tem crase porque "no que diz respeito a" está se referindo ao trecho todo (estrutura e funcionamento) se colocássemos crase em à estrutura teríamos que colocar preposição+artigo em funcionamento (ao funcionamento) e como ñ tem no 2º ñ devemos colocar no 1º. d) certa. Nesta questão, temos um caso de sujeito partitivo. No trecho “a maior parte dos países latino-americanos já deixou para trás a opção dos anos 90 pelas políticas neoliberais.”, a expressão partitiva “maior parte de” está seguida de substantivo no plural (“países latino-americanos”). No contexto, o verbo “deixar” está flexionado no singular, concordando o núcleo “parte”. Entretanto, também é correta a flexão no plural, concordando com “países”. e) errada. Acho que a ESAF neste item deu um presente, pois se vamos substituir a contração de uma preposição + artigo (pelas) por outra expressão esta terá que ter a preposição e o artigo como a primeira palavra é um verbo o “as” deve vir com crase. Letra E.