SóProvas


ID
712174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos



Acerca das relações Brasil-África durante o governo Lula, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Durante a Segunda Cúpula América do Sul-África, realizada, em 2009, na Venezuela, os líderes dos dois continentes reafirmaram seu apoio à reforma e ampliação do Conselho de Segurança da ONU e às candidaturas do Brasil e da Nigéria, que pleiteiam vaga para compor o conselho ampliado.

Alternativas
Comentários
  • A II Cúpula ASA foi realizada em 2009, em Nova Esparta, na Venezuela. Na ocasião foram apresentadas ambiciosas propostas para a estrutura institucional do mecanismo: criação de uma Secretaria Permanente, uma sede física situada na Venezuela e de um Fundo Fiduciário, para o financiamento de ações de cooperação.

    fonte: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3674&catid=171&Itemid=436&lang=pt-BR

  • ERRADO

    Na II Cúpula América do Sul - África (ASA), realizada em 2009 na Venezuela, realmente os participantes se manifestaram contundentemente por uma Reforma do Conselho de Segurança da ONU. Na ocasião, o Presidente Lula chegou a afirmar que o Conselho de Segurança havia "perdido relevância".

    Porém, a questão erra ao afirmar que houve a postulação da candidatura da Nigéria naquela ocasião como representante do continente africano no CS.

    Vale destacar que ainda não há consenso sobre quais países africanos seriam os membros permanentes em uma eventual Reforma do Conselho. Os candidatos mais prováveis (apesar de não haver uma formalização destas candidaturas) são Egito, Nigéria e África do Sul.

  • Além dos comentários dos colegas, cumpre lembrar que o assento pleiteado pelo Brasil no CSNU não é apoiado por alguns países da região (a Argentina, por exemplo, nao apoia).