SóProvas


ID
712189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos



Com relação às revoltas populares que culminaram com a derrubada de regimes políticos na Tunísia, Egito e Líbia e deflagram guerras civis em outros países do Oriente Médio, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Em fevereiro de 2011, o Conselho de Segurança da ONU rejeitou proposta de resolução que instava os dois lados do atual conflito armado na Síria a cessarem imediatamente a violência e a guerra civil em razão do único veto à resolução, dado pela Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho com direito a veto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Trata-se da Resolução CSONU n° 1970, de 26 de fevereiro de 2011. 

     

    "O caminho para a intervenção iniciou-se logo após a repressão de Kadafi em Bengazi, com a adoção da Resolução 1970 pelo CSONU em Fevereiro. A Resolução foi aprovada por unanimidade e demandava que o governo líbio interrompesse as ações contra os civis, em desacordo com a comunidade internacional".

     

    Fonte: Pecequilo - Manual do Candidato Política Internacional

  • "Apesar dos apelos para uma acção unida e concertada para ajudar a acabar com a escalada da violência na Síria, o Conselho de Segurança não conseguiu aprovar uma resolução que teria ameaçado com sanções contra Damasco, devido aos votos negativos dos membros permanentes – Rússia e China."

    http://www.unric.org/pt/actualidade/30904-conselho-de-seguranca-nao-aprovou-resolucao-sobre-a-siria-secretario-geral-da-onu-decepcionado

  • ERRADO.

    Em outubro de 2011, Brasil, África do Sul, Índia e Líbano se abstiveram na votação de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que condenava duramente as autoridades sírias pela violenta repressão contra manifestantes pró-democracia e pedia o fim imediato dos abusos de direitos humanos. China e Rússia vetaram a resolução, que fora aprovada por Alemanha, Bósnia-Hezergóvina, Colômbia, Estados Unidos, França, Gabão, Nigéria, Portugal e Reino Unido.

  • Em fevereiro de 2011, o Brasil votou favorável a Resolução nº 1970 do CSNU sobre a situação na LÍBIA e não na Síria, como a questão fala!

  • Não foi só a Rússia que vetou, foram Rússia e China