A)
3.4.1.1 Tipos de entrevista (RIBAS e SALIM, 2014, p. 95)
Diretiva
Determina o tipo de resposta desejada, mas não especifica as questões, ou seja, deixa as perguntas a critério do entrevistador.
Ambas apresentam, como vantagens, a facilidade, o aprofundamento dos temas abordados e, como desvantagem, a dificuldade de comparação dos candidatos.
Não diretiva
Não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. São denominadas entrevistas não diretivas, exploratórias, informais. São entrevistas totalmente livres, cuja sequência e orientação ficam a cargo de cada entrevistador.
Questões fechadas (formulários)
Totalmente padronizada
Estruturada, fechada ou direta, com roteiro preestabelecido, na qual o candidato é solicitado a responder a questões padronizadas e previamente elaboradas.
Ambas apresentam, como vantagem, a facilidade para comparar os candidatos e, como desvantagem, a dificuldade para aprofundar os temas abordados.
Padronizada apenas quanto às perguntas
As perguntas são previamente elaboradas, mas permitem respostas abertas, isto é, respostas livres. O entrevistador, com uma listagem (check list) de assuntos a questionar, colhe as respostas do candidato.
Entrevista comportamental ou target
A forma de entrevista conhecida como entrevista comportamental é um tipo relativamente novo, em que é analisado o comportamento em situações específicas. Muitos empregadores acreditam que examinar o desempenho do candidato é uma forma muito mais precisa de prever a performance futura. É muito utilizada nas seleções por competências. São usadas perguntas comportamentais, que fazem com que os candidatos descrevam comportamentos anteriores, ações realizadas e resultados obtidos.
Entrevista situacional
Questiona os comportamentos dos candidatos em situações fictícias, por exemplo, como ele agiria em determinada situação.
Questão de Concurso
(FCC/TRE-CE/Analista Judiciário/2012) A entrevista, em que o entrevistador precisa saber formular as questões, de acordo com o andamento da entrevista para obter o tipo de resposta ou informação requerida, é denominada:
a) diretiva.
b) mista.
c) padronizada nas respostas.
d) padronizada nas perguntas.
e) não diretiva.
Gabarito: a. Por determinar a resposta, mas não a pergunta, trata-se da entrevista diretiva.