-
As redes organizacionais representam uma estrutura celular, não rigorosa e composta de atividades de valor agregado, de empresas
que não podem assegurar individualmente as condições de sobrevivência e desenvolvimento requeridas pelo ambiente complexo e dinâmico.
-
GABARITO E. Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação técnico e social.
FONTE - WEB.
-
Qual a diferença entre REDES ORGANIZACIONAIS E ESTRUTURAS MATRICIAIS?
-
Na estrutura em rede, as fronteiras das atividades da organizacao vao se diluindo e as formas organizacionais de uma empresa vao se misturando as atividades organizacionais de outras empresas. Abrange tanto a estrutura interna da organizacao, como tambem seu relacionamento com outras organizacoes. Os empregados podem contribuir para multiplas tarefas organizacionais, sendo que a coordenacao e a cooperacao vao alem dos limites da organizacao. Nela as hierarquias sao muito mais horizontais ou desaparecem totalmente.
-
Apenas complementando o pensamento dos colegas...
Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados times de trabalho que atendam a alguns princípios:
• Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.
• Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.
• Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.
• Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.
-
Alguém conseguiria comentar o erro da alternativa C?
-
O erro da C está em dizer que prioriza interações a curto prazo.
-
A estrutura em redes é caracterizada pela transferência das funções tradicionais das organizações para empresas ou unidades separadas, sendo uma verdadeira associação de organizações. Essa associação de organizações é gerenciada por um núcleo central.
Fonte: Professor Rafael Barbosa
-
A - ERRADO - ESTRUTURA MATRICIAL: LINEAR DE MAIOR CUSTO. ESTRUTURA EM REDES: ORGÂNICA DE MENOR CUSTO.
B - ERRADO - NAS ESTRUTURA EM REDES NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. O QUE HÁ SÃO PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.
C - ERRADO - A ESTRUTURA EM REDES NÃO PRIORIZA INTERAÇÕES A CURTO PRAZO.
D - ERRADO - NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. LOGO, A RELAÇÃO É HORIZONTAL.
E - GABARITO.
-