SóProvas



Questões de Comunicação Pública na Administração Pública


ID
332272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o   item  que se  segue.


A publicidade de utilidade pública deve vincular-se a objetivos sociais de inquestionável interesse público e assumir caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Trata-se de uma das diretrizes preconizadas pela CF, vejamos:

    Art. 37 § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos

    bons estudos

  • GAB. CERTO

     

    O objetivo principal da comunicação pública é informar, mas também são seus objetivos educar, sensibilizar, orientar, mobilizar, interagir: informar a sociedade em geral sobre a atuaçào do Governo; informar sobre a utilização dos recursos públicos; educar a sociedade sobre as questões de interesse geral; criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.

     

    De acordo com o §1º do art. 37 da CF/1988, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter. caráter educativo, informativo ou de orientação social.

     

    A comunicação pública tem forte participação dos entes públicos das três esferas. Promove/fomenta o debate público, ajuda a construir a agenda pública e utiliza os mais diversos canais/meios/instrumentos disponíveis.

     

    Fonte: Paludo - APU

  • A comunicação governamental deve estar pautada pelos fundamentos constitucionais, dentre os quais, está a vedação está a vedação de utilização da publicidade governamental como forma de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    A publicidade deve ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, nos termos do Art.37, §1º da Constituição Federal.

    Gabarito: Certo


ID
721177
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As redes organizacionais se caracterizam por

Alternativas
Comentários
  • As redes organizacionais representam uma estrutura celular, não rigorosa e composta de atividades de valor agregado, de empresas 
    que não podem assegurar individualmente as condições de sobrevivência e desenvolvimento requeridas pelo ambiente complexo e dinâmico.
  • GABARITO E. Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação técnico e social.

    FONTE - WEB.
  • Qual a diferença entre REDES ORGANIZACIONAIS E ESTRUTURAS MATRICIAIS?
  • Na estrutura em rede, as fronteiras das atividades da organizacao vao se diluindo e as formas organizacionais de uma empresa vao se misturando as atividades organizacionais de outras empresas. Abrange tanto a estrutura interna da organizacao, como tambem seu relacionamento com outras organizacoes. Os empregados podem contribuir para multiplas tarefas organizacionais, sendo que a coordenacao e a cooperacao vao alem dos limites da organizacao. Nela as hierarquias sao muito mais horizontais ou desaparecem totalmente.
  • Apenas complementando o pensamento dos colegas...

    Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados times de trabalho que atendam a alguns princípios:

    Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

    Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

    Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

    Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

  • Alguém conseguiria comentar o erro da alternativa C?

  • O erro da C está em dizer que prioriza interações a curto prazo. 

  • A estrutura em redes é caracterizada pela transferência das funções tradicionais das organizações para empresas ou unidades separadas, sendo uma verdadeira associação de organizações. Essa associação de organizações é gerenciada por um núcleo central.

    Fonte: Professor Rafael Barbosa

  • A - ERRADO - ESTRUTURA MATRICIAL: LINEAR DE MAIOR CUSTO. ESTRUTURA EM REDES: ORGÂNICA DE MENOR CUSTO.

    B - ERRADO - NAS ESTRUTURA EM REDES NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. O QUE HÁ SÃO PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.

    C - ERRADO - A ESTRUTURA EM REDES NÃO PRIORIZA INTERAÇÕES A CURTO PRAZO.

    D - ERRADO - NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. LOGO, A RELAÇÃO É HORIZONTAL. 

    E - GABARITO.


ID
842554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere a planejamento participativo, julgue os itens a
seguir.

São princípios fundantes do planejamento participativo o empoderamento dos participantes e das arenas de disputa e pactuação, a comunicação e transparência de procedimentos e os mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados autoconstituídos.

Alternativas
Comentários
  • Ricci (2004) sugere uma 
    tipologia de três fases, no contexto da participação local: 
    a) fase de legitimação: fase inicial que supõe a legitimação do processo da participação como um processo decisório de governo e como lócus 
    de apresentação de demandas sociais e deliberação participativa de ações públicas. Conquista-se a legitimidade no interior dos governos, o 
    reconhecimento e a incorporação dos ritos participativos na dinâmica gerencial das organizações públicas assim como o reconhecimento 
    externo que se revela na capacidade mobilizatória e na representatividade de conselheiros e delegados; 
     
    b) fase de efetividade: consolidada a legitimação junto ao governo e á sociedade as pautas se unificam e se ampliam, além das demandas 
    imediatas inicia-se o debate sobre modelos de desenvolvimento e políticas mais universais. Nesta fase começam a surgir programas e 
    agendas intersetoriais que abrangem a totalidade do território e ultrapassam os limites dos organogramas governamentais, o debate do 
    planejamento se faz presente e inicia-se processo de maior empoderamento das organizações sociais em redes e na descentralização de políticas e serviços; 
     
    c) fase de institucionalização: criam-se novas estruturas de gestão, 
    monitoramento e avaliação das ações de governo, internalizando 
    formas, instrumentos e processos participativos (consultas, conselhos, 
    comunicação,...).
  • Gabarito: Certo

    "A seguir enumeramos três critérios básicos para distinguir processos de planejamento participativo dos “não-participativos”, supondo, é óbvio, que entre uma e outra gradação nesta escala possam existir infinitos pontos de combinação entre graus de participação com tipos e enfoques de planejamento (seja ele estratégico, tático ou operacional). 


    1) Empoderamento dos participantes e das arenas de disputa e pactuação: a “participação” aparece na agenda do debate sobre governo e Estado “só” porque há uma distribuição não equitativa do poder.

    2) Comunicação e transparência de procedimentos: todo processo participativo é um processo comunicativo.

    3) Mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados auto constituídos e regulados: Se os participantes não tiverem mecanismos de responsabilização pelos resultados esperados do planejamento, não há participação, no máximo o que ocorre é uma “encenação participativa”, um engodo."

    Extraído de: http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/arquivos/File/Material_%20CONSAD/paineis_II_congresso_consad/painel_14/planejamento_participativo_possibilidades_metodologicas_alternativas.pdf

  • que linda essa questão!!!

  • Que questão mais bisonha.


ID
958774
Banca
CEPERJ
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das primeiras medidas do governo Lula foi a criação de um órgão de consulta da presidência à sociedade civil, instrumen­to igualmente útil como canal de negociação de pactos entre diferentes atores da sociedade. Esse órgão denominou-se:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) foi criado pela Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, que estabelece que "ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social compete assessorar o Presidente da República na formulação de políticas e diretrizes específicas, e apreciar propostas de políticas públicas, de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social que lhe sejam submetidas pelo Presidente da República, com vistas na articulação das relações de governo com representantes da sociedade".

    A criação do CDES alargou de forma inédita a interlocução entre o Governo e a sociedade e a capacidade de definir, de forma compartilhada, os grandes rumos do País. O diálogo plural exercitado pelo CDES qualifica e viabiliza um projeto de desenvolvimento de longo prazo, como expressão da síntese possível dos valores e interesses predominantes, orientadores das ações de Governo e assumidos pela sociedade


ID
1104817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

acerca da comunicação na gestão pública e da gestão de redes organizacionais.

Entre os meios de comunicação utilizados no serviço público, incluem-se as portarias, as instruções normativas, os despachos, os pareceres e as circulares.

Alternativas
Comentários
  • Todas as formas de comunicação formal.

  • GABARITO: CERTO.

  • GAB. CERTO

     

    COMUNICAÇÃO FORMAL   

    Comunicação formal É aquela que “oficialmente” na empresa, ou seja, entre níveis hierárquicos e visando atender a alguma exigência funcional da organização.

    É feita por meio de documentos oficiais.

    Em geral, tem formalização definida pelo regimento interno da empresa ou pela própria redação de expediente ou é representada pela linguagem formal utilizada pelos funcionários dentro das organizações.

  • COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

    A comunicação interna implica na melhoria das relações de trabalho e na busca do equilíbrio entre fluxos descendentes e ascendentes.

    Existem duas formas de comunicação organizacional: a oral e a escrita, que podem ser auxiliadas por recursos visuais, e podem ocorrer de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente.

    A comunicação pública trata dos processos de comunicação realizados pela sociedade civil organizada, Estado, governo e terceiro setor, com foco no interesse público. A comunicação pode fluir em sentido vertical ou horizontal.

    Nas organizações públicas, a comunicação interna implica na melhoria das relações de trabalho e na busca do equilíbrio entre fluxos descendentes e ascendentes.

    O compartilhamento de informações em estrutura descentralizada, com livre fluxo de comunicação em todas as direções é recomendável para área estratégica da empresa. Equipes que executam tarefas rotineiras e de baixa complexidade não há necessidade de se obter essas informações e tipo de estrutura. 

     

    Fonte: questões CESPE e colaboradores QC


ID
1104820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

acerca da comunicação na gestão pública e da gestão de redes organizacionais.

A gestão de redes organizacionais pressupõe a existência de uma autoridade central e a definição de um único objetivo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Redes de Times são baseadas em: objetivos específicos em comum; participantes definidos; pessoas interligadas com ampla utilização da tecnologia da informação; multiplicação de lideranças e interligação e livre trânsito entre os níveis hierárquicos da organização.

    Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados Times de Trabalho que atendam a alguns princípios:

    • Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

    • Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

    • Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

    • Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

    A constituição de redes organizacionais questiona frontalmente as relações interpessoais e interinstitucionais de poder. Participar verdadeiramente de uma rede implica aceitar o desafio de rever as formas autoritárias de comportamento às quais estamos acostumados e que reproduzimos.

    http://blog.tailormadeconsulting.com.br/tailor/2011/06/21/redes-organizacionais-uma-nova-forma-de-gestao/

  • Não há hierarquia em Redes....e sim uma cooperação entre os participantes para atingir objetivos comuns por meio da descentralização de tarefas e troca de experiências....

     

    "Que eu nunca mendigue paz para a minha dor, mas coração forte para dominá-la". (Rabindranath Tagore)

  • "Um único objetivo" - ERRADA

    Os objetivos a se alcançar podem ser vários.

  • Gestão de redes organizacionais

    Um dos principais pressupostos da gestão em redes organizacionais é a existência de organizações independentes, mas que possuam relações específicas e dinâmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obtenção de melhores resultados globais.

    A rede do governo está sendo construída de forma incremental, com objetivo de que se estenda a todo país.

    Dá ênfase na padronização de procedimentos para diminuir custos e simplificar o uso.

    A rede/sistema do governo voltada para a gestão pública abrange áreas e programas diversos: pessoal civil, serviços gerais, organização e modernização administrativa, informação e informática, planejamento e orçamento e controle interno. É dada ênfase na segurança para garantir a privacidade e inviolabilidade da comunicação.

    São disponibilizadas informações não privativas e não confidenciais para o governo como um todo e a sociedade.

    Enquanto não é tecnicamente possível a operação plena da Rede, são disponibilizados alguns blocos ou tipo de informações através da Internet e interligados alguns órgãos em Brasília com serviços de comunicação eletrônica. 

    O SIAFI é um dos principais sistemas da rede organizacional do governo.

     

    Fonte: questões CESPE e colaboradores QC

  • Gabarito: ERRADO.

    "Redes utilizam o modelo de gestão horizontal, definida por Herman Bakvis e Luc Juillet (2004) como: 'a coordenação e gestão de um conjunto de atividades entre duas ou mais unidades organizacionais, em que as unidades em questão não exercem controle hierárquico sobre as outras e cujo objetivo é gerar resultados que não podem ser alcançados isoladamente por elas'" (BAKVIS; JUILLET apud PALUDO, 2016, p. 215)

  • Quem coordena exerce o papel de gerente e detém apenas “um poder moral”. A coordenação é responsável pela eficácia das ações e pela integração dos participantes, no sentido de que ajam de modo a atingir os objetivos desejados. Cabe destacar que tanto a “formalização” quanto a “coordenação” não implicam rigidez nem hierarquia. (Paludo 2015)


ID
1108201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão pública.

Em uma organização, as comunicações informais não influenciam os resultados organizacionais e o gestor dessa organização deve acompanhar e prever apenas o fluxo das comunicações formais

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    As comunicações informais (horizontais) influenciam nos resultados organizacionais e devem receber especial atenção dos gestores.

    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu

  • E como fica a fofoca?

  • ERRADO

     

    As comunicações informais também influenciam os resultados organizacionais. 

  • Tanto as comunicações formais quanto as informais influenciam nos resultados organizações e devem ser consideradas pelo gestor.

    Gabarito: ERRADO

  • Trabalhei na produção de uma empresa e tinha uma funcionária que era líder do grupo de funcionários, advinha qual sua "poderosa arma", a fofoca. O dono dá empresa já estava comendo na mão dela. Mantenha uma certa distância de pessoas assim ou você se dá mal. Isso é o que a comunicação informal é capaz de fazer.


ID
1120339
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No atual cenário da sociedade, o objetivo do Estado é prestar um serviço cada vez melhor ao cidadão. Para isso, novos canais de atendimento foram criados e surgiram as ouvidorias. Em relação à ouvidoria, é correto afirmar que se trata de um (a)

Alternativas
Comentários
  •  Ouvidoria é um canal de comunicação direto com o público-alvo da organização para atender demandas de pós-atendimento. 
    As manifestações podem vir em forma de denúncias, elogios ou reclamações.

  • Ouvidoria é um espaço que funciona como uma ponte entre a população e as instituições. É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população.


    A criação de uma ouvidoria, seja ela um canal dentro de uma empresa pública ou privada, vem antes de tudo preencher um espaço cada vez mais ampliado com relação ao direito do consumidor. O objetivo da ouvidoria é atender essa sociedade participativa, cada vez mais exigente e ansiosa por melhorias na qualidade de vida e na realização de seus direitos como cidadão.

  • Acertei, mas considero que a C tambem està correta.


ID
1174369
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O documento oficial pelo qual um chefe de um órgão público determina a abertura de uma sindicância é

Alternativas
Comentários
  • Portaria 

    Conceito e aplicação 

    Ato normativo em que se estabelecem normas referentes à organização e ao funcionamento de serviço ou procedimentos relativos a pessoal (Portarias “P”). Serve para nortear o cumprimento de dispositivos legais e disciplinares. Quando é emitida por órgãos de igual hierarquia ou produzida por órgãos da Administração Direta com entidades da Administração Indireta, recebe a denominação de Portaria Conjunta. 


    Fonte: Manual de Redação Oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro

  • Portaria é, em Direito, um documento de ato jurídico vindo da presidência, que contém ordens/instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral e normas sobre a execução de serviços, a fim de esclarecer ou informar sobre atos ou eventos realizados internamente em órgão público, tal como nomeações, demissões, medidas de ordem disciplinar, pedidos de férias, licenças por luto, licenças para tratamento de saúde, licença em razão de casamento (gala) de funcionários públicos, ou qualquer outra determinação da sua competência.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portaria_(direito)
  • EX. DE PORTARIA: INQUÉRITO POLICIAL.

  • Memorando: relativo principalmente à comunicação interna. Atualmente a utilização do e-mail o substituiu com a mesma finalidade.

  • Despacho - é a decisão da autoridade administrativa proferida em documentos ou em processos administrativos. É um ato ordinatório.

    Resolução - expedido por altas autoridades do Executivo (menos o Chefe do Executivo, porque usa o decreto), pelos presidentes dos Tribunais e das Casas Legislativas e órgãos colegiados, com a finalidade de disciplinar matéria de competência interna do órgão. É um ato normativo.

    Portaria - expedida pelos chefes de órgãos públicos para fazer determinações gerais ou especiais para seus subordinados, para designar servidores para cargos secundários e para iniciar sindicância e processo administrativo. É um ato ordinatório.

    Leandro Bortoleto, Direito Administrativo.


ID
1249114
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A finalidade da Comunicação Governamental, segundo PALUDO (2010), deve contemplar

Alternativas
Comentários
  • Engraçado que a E não estaria totalmente errada, mas como a banca se posicionou com a doutrina de Paludo, segue: 

    "A comunicação governamental contempla todas as ações e atividades desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades, com a finalidade de apresentar para a opinião pública as informações de seu interesse, e a prestação de contas de sua atuação."

    Atenção → A comunicação pública é mais ampla do que a comunicação governamental.


  • TODAS as acoes? Complicado né FCC.....

  • Todas as ações é forçar a barra. Existe o sigilo para informações restritas. O Paludo errou, foi generalista, e por isso todos temos que errar junto?

  • Eu interpreto "todas as ações" como "todo esforço necessário". 

  • Também não concordo com a generalização TODAS...

    Mas tem que marcar a menos errada.

     

    AVANTE SEMPRE!

  • Gente, vocês ainda não aprenderam que concurseiro não tem que achar nada??

    Concurseiro tem que saber a posição dos principais autores e marcar de acordo com o que o AUTOR pensa.


    GABARITO A


ID
1348687
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise o fragmento a seguir.

As novas tecnologias devem ser amplamente utilizadas paraa melhoria dos _____ e de comunicação para fazer mais e melhor, com _____, sem comprometer a _____.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra d) processos de trabalho - menor custo - excelência.

  • Questão absurda com 5 gabaritos. Pelo amor de Deus FGV.....menos Maconha!

  • FGV é o tipo de banca aceita que dói menos. 

  • Uma das questões mais absurdas da FGV. Selecionando servidores públicos pela sorte.
  • Eficiência: “fazer em melhor(menor) tempo e custo” (não importando o que seja) – geralmente sofre apenas análise quantitativa.

     

    Eficácia: “fazer em melhor (maior) qualidade e ter o resultado” (não importando o quanto custe) – geralmente sofre apenas análise qualitativa.

     

    Efetividade: “fazer corretamente o que deve ser feito, leva em conta o impacto” (levando em conta efeitos “percebidos e não percebidos”. Significa agir estrategicamente sobre as causas mais profundas de problemas sistêmicos e não apenas nas causas dos efeitos percebidos).

     

    Excelência: “efeito da efetividade”.

    " A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito." (Aristóteles)

     

    http://kleitonkuhn.blogspot.com/2009/04/eficiencia-eficacia-efetividade-e.html

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/como-entender-e-aplicar-o-conceito-de-eficiencia-eficacia-e-efetividade-na-minha-empresa/

  • A resposta é a letra "D". 

    A questão se baseia em trecho do autor Augustinho Paludo, sobre o tema Gestão da Qualidade

    Segundo ele, na Administração Pública, para que os serviços sejam de excelência, é necessário - ente público e servidor - criem uma cultura de excelência na prestação de serviços e no atendimento aos cidadãos - o que deixa claro que mudanças continuam sendo necessárias para readequar a atuação pública direcionada ao atendimento do usuário-cidadão. Para o autor, isso abrange os seguintes aspectos

    A gestão pública - novos modelos de gestão baseados na inovação, no incentivo e na flexibilidade (reorganizar a administração e os recursos disponíveis, otimizando-os). 

    As condições de trabalho - os dirigentes públicos devem propiciar um ambiente de trabalho adequado, que contribua para motivar os servidores a prestarem serviços e atendimentos de excelência. 

    Os recursos humanos - além de capacitação contínua, deve ser criada uma nova cultura de atendimento ao cidadão e de comprometimento com a prestação de serviços públicos de excelência. 

    As novas tecnologias - devem ser amplamente utilizadas para a melhoria dos processos de trabalho e de comunicação para fazer mais e melhor, com menor custo, sem comprometer a excelência

    Os conceitos e ferramentas da qualidade - a implantação de conceitos e ferramentas de qualidade para melhorar o atendimento e a prestação dos serviços, com vistas a alcançar a excelência. 

    comunicação com o usuário-cidadão - criação de novos canais que possibilitem a troca de informações e o conhecimento das expectativas, reclamações e necessidades dos clientes-usuários. 

    controle por resultados - necessariamente avaliar a atuação administrativa em face dos resultados alcançados, e do nível de satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados.

    PALUDO, A.. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • tipo de questão que a banca escolhe quem ela quer classificar dentro das vagas haha $$$

  • como tinha certeza que uma delas era "menor custo" só restaram B e D... sem comprometer a excelência é a mais correta.

    gab. letra D

  • Gente... qualquer palavra que você coloca nas lacunas, faz sentido kkkkk que questão MALUCA é essa?

  • Gabarito D

    As novas tecnologias devem ser amplamente utilizadas para a melhoria dos processos de trabalho e de comunicação para fazer mais e melhor, com menor custo, sem comprometer a excelência.

  • As novas tecnologias - devem ser amplamente utilizadas para a melhoria dos processos de trabalho, de comunicação e disponibilização de serviços pela internet - para fazer mais e melhor, com menor custo -, sem comprometer a excelência.

    Augustinho Paludo, Administração Pública, 7a ed, pág 291.


ID
1514194
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o meio de comunicação que deverá ser utilizado para complementar informações ou solicitar esclarecimentos entre o órgão ou entidade e o interessado.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão foi tirada de um Decreto do Temer em 2017 e dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços públicos, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma e da autenticação em documentos produzidos no País e institui a Carta de Serviços ao Usuário.

    Decreto 9094/17, Art.8º: Para complementar informações ou solicitar esclarecimentos, a comunicação entre o órgão ou a entidade do Poder Executivo federal e o interessado poderá ser feita por qualquer meio, preferencialmente eletrônico.

    http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/DEC%209.094-2017?OpenDocument

  • Mas como isso seria possível se a questão é de uma prova do ano de 2014????


ID
1558219
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Seguindo uma tendência internacional de sucesso em diversos países, a Carta de Serviços recebeu inicialmente no Brasil o nome de Padrões de Qualidade de Atendimento ao Cidadão, conforme denominação dada pela redação do Decreto Federal nº. 3.507 de 13 de junho de 2000. Em 2005, tal projeto recebeu novo arranjo e passou a denominar-se Carta de Serviços. Assinale a alternativa que apresenta o que vem a ser a Carta de Serviços.

Alternativas
Comentários
  • A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

     

     

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/carta-de-servi%C3%A7os

  • Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos para esta questão, temos a esclarecer que a mesma será anulada, tendo em vista que O Decreto Federal nº 3.507 de 13 de junho de 2000 foi revogado pelo Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009 e, embora esteja em conformidade com o conteúdo programático em seu item 1 Qualidade no atendimento ao público. Comunicabilidade, apresentação, atenção, cortesia, interesse, presteza, eficiência, tolerância, discrição, conduta e objetividade, a revogação do mencionado decreto pode provocar confusão na escolha da resposta correta. Portanto, recurso deferido.


ID
1676185
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Administrador precisa desenvolver documentos de texto que contenham normas, regulamentos e procedimentos administrativos. No desenvolvimento desses documentos, faz-se necessário o trabalho colaborativo, que exige o intercâmbio do mesmo documento, através de um arquivo digital, entre diversos membros da equipe. Conforme Guia Livre, há diversos riscos ao serem adotados padrões proprietários, em detrimento de padrões livres (.XML)

Assinale a alternativa que NÃO representa um desses riscos.

Alternativas

ID
1807606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos órgãos públicos, como em outras organizações, são múltiplos os relacionamentos formais e informais. Com referência a esse assunto, julgue o item seguinte.

A comunicação setorizada nos órgãos públicos permite que servidores participem de determinado projeto.

Alternativas
Comentários
  • Errei na hora. Mas ela está realmente ERRADA.

    Por quê?A comunicação setorizada separa os servidores em suas funções. Para que os servidores participem de um projeto, a comunicação deve INTEGRAR os setores da organização.
  • Não concordo, mas pouco importa. =/

  • Em um momento de visão sistêmica, como podem acreditar que a comunicação SETORIZADA pode ser útil?

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Para responder corretamente a questão é necessário conhecer os conceitos, que são opostos, de COMUNICAÇÃO SETORIZADA e COMUNICAÇÃO INTEGRADA. Segue no trecho a baixo uma breve explicação.

     

    A comunicação organizacional, a exemplo da década de 1950, apresentava-se nos ambientes organizacionais SETORIZADA e com pouca articulação. A partir da perspectiva sistêmica de gestão, as organizações percebem a necessidade de incorporação de uma gestão unificada com vistas ao sucesso empresarial. Nesse contexto, a comunicação passa a ser pensada de forma INTEGRADA, em oposição à fragmentação inerente a departamentalização organizacional. Desse modo, a dinamicidade dos ambientes empresariais leva ao desenvolvimento do que é conhecido como COMUNICAÇÃO INTEGRADA. Assim, a comunicação passa a ser reconhecida como essencial para a formulação e desenvolvimento das estratégias organizacionais.

  • Nao tendi

    E se o projeto for desenvolvido somente naquele setor? Basta a comunicação setorial.

  • ÉD Lima exatamente, isso vai depender do tipo de projeto.

    Questão foi maldosa pois não especificou também se é inter-setorizada ou intra-setorizada, logo ter domínio sobre a teoria é fundamental para responder.

  • Em 30/08/2017 às 22:06 hr. eu disse: Isso é questão de Direito Administrativo ou de Administração Pública? 

    Afffff

     

    Fui lá e notifiquei o erro ao site.

     

    Façam o mesmo: vamos nos ajudar ajudando o site a ficar melhor! 

     

    Estão vendo aquela BANDEIRINHA do lado inferior direito da questão? Pois bem...quando encontrarem questões como esta que estava classificada em outra matéria, notifiquem o erro ao site que eles mudam como mudou essa que estava classificada como DIREITO ADMINISTRATIVO.

     

    Pequenos gestos alcançam grande feitos.

  • Creio que a questão esteja mal filtrada. 

  • Ainda sou novo aqui, mas deu pra entender que mesmo estando no mesmo lugar, nem todos participam da mesma coisa.
  • A questão foi bem subjetiva, mas pelo o que entendi em determinados setores a informação não é compartilhada para outros setores que possa ter algum profissional com perfil para desenvolver determinado projeto.

  • Essas questões de administração da CESPE dão uma vontade de desistir de viver :((((((

  • O conceito de comunicação setorizada é visto na obra de Curvello (2012). Segundo esse conceito, a comunicação setorizada é fragmentada, com pouca articulação e concentrada o que dificulta a participação dos indivíduos em determinado projeto

    Gabarito: ERRADO

  • SETORIZADA É DIFERENTE DE INTEGRADA.

    GABARITO ERRADO

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Comunicação na administração pública.

    A comunicação setorizada é referente a determinado setor, guardando relação com a ideia de especialização de uma estrutura organizacional funcional. Deste modo, temos como exemplo a comunicação em um departamento jurídico e o departamento de informática, esses dois departamentos tem uma linguagem própria e cheia de jargões e termos técnicos bem específicos de cada área.

    Ao contrário do que afirma a questão, uma estrutura funcional tem como desvantagem a dificuldade de coordenação e comunicação entre esses órgãos, devido a tamanha concentração de especialistas de uma mesma área, criando assim silos dentro da organização e muitas vezes conflitando entre si.

    A estrutura organizacional por projeto tem como benefício o convívio de vários especialistas dentro de um mesmo trabalho, ou seja, com isso os conflitos setoriais são deixados de lado para alcançar um objetivo comum e para tanto a comunicação e coordenação fluem de forma mais fácil.

    Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar que a comunicação setorizada nos órgãos públicos permite que servidores participem de determinado projeto, pois para participação em projetos é necessário a comunicação integrada e não setorizada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • ERRADO

  • Questão ridícula. Permite diversas (quase infinitas) interpretações envolvendo assuntos vários, tais como comunicação, departamentalização, gestão de projetos etc. PCF = Padrão Cebraspe de Fanfarronice. Os elaboradores devem rir muito da nossa cara.

  • A comunicação setorizada nos órgãos públicos permite que servidores participem de determinado projeto.

    Seria a comunicação integrada que aborda todas as áreas, todos, tem sinergia.

  • Muito legal, fiz um trabalho por encomenda sobre comunicação integrada para uma cliente. Nunca imaginei que fosse ser útil.

ID
2034829
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale os elementos envolvidos no processo de comunicação:

Alternativas
Comentários
  • Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
    Emissor = É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
    Receptor = É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
    Mensagem = Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
    Canal = É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.

     

    http://www.portaleducacao.com.br/marketing/artigos/36849/os-elementos-do-processo-de-comunicacao


ID
2136001
Banca
COMPERVE
Órgão
UFERSA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao padrão de atendimento aos cidadãos previsto em uma Carta de Serviços, o servidor público deve ser capaz de

Alternativas
Comentários
  • a

     

  • ART. 11 § 3º - DECRETO 6.932/09

  • Gabarito letra a)tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.

     

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

     

    Seção II

    Dos Principais Deveres do Servidor Público

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

  • Letra A

    § 1o  A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público. 

    § 2o  A Carta de Serviços ao Cidadão deverá trazer informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados, em especial as relacionadas com:

    I - o serviço oferecido;

    II - os requisitos, documentos e informações necessários para acessar o serviço;

    III - as principais etapas para processamento do serviço;

    IV - o prazo máximo para a prestação do serviço;

    V - a forma de prestação do serviço;

    VI - a forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - os locais e formas de acessar o serviço. 

    § 3o  Além das informações descritas no § 2o, a Carta de Serviços ao Cidadão deverá detalhar os padrões de qualidade do atendimento relativos aos seguintes aspectos:

    I - prioridades de atendimento;

    II - tempo de espera para atendimento;

    III - prazos para a realização dos serviços;

    IV - mecanismos de comunicação com os usuários;

    V - procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações;

    VI - fornecimento de informações acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, inclusive estimativas de prazos;

    VII - mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado;

    VIII - tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento;

    IX - requisitos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento;

    X - condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere a acessibilidade, limpeza e conforto;

    XI - procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível; e

    XII - outras informações julgadas de interesse dos usuários. 

  • O Decreto mais atual é este: 9094/2017

    CAPÍTULO II

    DA CARTA DE SERVIÇOS AO USUÁRIO

    Art. 11.  Os órgãos e as entidades do Poder Executivo federal que prestam atendimento aos usuários dos serviços públicos, direta ou indiretamente, deverão elaborar e divulgar Carta de Serviços ao Usuário, no âmbito de sua esfera de competência.

    § 1º  A Carta de Serviços ao Usuário tem por objetivo informar aos usuários dos serviços prestados pelo órgão ou pela entidade do Poder Executivo federal as formas de acesso a esses serviços e os compromissos e padrões de qualidade do atendimento ao público.

    § 2º  Da Carta de Serviços ao Usuário, deverão constar informações claras e precisas sobre cada um dos serviços prestados, especialmente as relativas:

    I - ao serviço oferecido;

    II - aos requisitos e aos documentos necessários para acessar o serviço;

    III - às etapas para processamento do serviço;

    IV - ao prazo para a prestação do serviço;

    V - à forma de prestação do serviço;

    VI - à forma de comunicação com o solicitante do serviço; e

    VII - aos locais e às formas de acessar o serviço. 

    § 3º  Além das informações referidas no § 2º, a Carta de Serviços ao Usuário deverá, para detalhar o padrão de qualidade do atendimento, estabelecer:

    I - os usuários que farão jus à prioridade no atendimento;

    II - o tempo de espera para o atendimento;

    III - o prazo para a realização dos serviços;

    IV - os mecanismos de comunicação com os usuários;

    V - os procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações;

    VI - as etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização dos serviços, incluídas a estimativas de prazos;

    VII - os mecanismos para a consulta pelos usuários acerca das etapas, cumpridas e pendentes, para a realização do serviço solicitado;

    VIII - o tratamento a ser dispensado aos usuários quando do atendimento;

    IX - os elementos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades de atendimento;

    X - as condições mínimas a serem observadas pelas unidades de atendimento, em especial no que se refere à acessibilidade, à limpeza e ao conforto;

    XI - os procedimentos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível; e

    XII - outras informações julgadas de interesse dos usuários. 

  • GABARITO LETRA A

     

    DECRETO Nº 1171/1994 (DECRETO Nº 1171-1994 (APROVA O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO CIVIL DO PODER EXECUTIVO FEDERAL - DOS PRINCIPAIS DEVERES DO SERVIDOR PÚBLICO)

     

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

     

    e) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público;

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre o Decreto n.º 1.171/94.

    Vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. O Decreto n.º 1.171/94, seção II, traz “tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público." como um dos principais deveres do servidor público.

    B) ERRADA. Passar uma informação imprecisa a um cidadão para evitar aborrecê-lo.

    C) ERRADA. A administração pública é regida pelo princípio constitucional da igualdade, trazendo em seu texto que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.". Logo, alterar a qualidade do atendimento em detrimento das características do cidadão fere o referido princípio.

    D) ERRADA. O Decreto n.º 1.171/94 traz que é um dever do servidor público “ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral.". Portanto, a não observância e a transmissão da informação de qualquer forma é um erro.


    Fontes:

    BRASIL. Decreto n.º 1.171 de 22 de junho de 1994.

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2245585
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Carta de Serviço ao Cidadão é um documento que estabelece o compromisso de qualidade na prestação do serviço por parte do ente público e possui um caráter educativo e informativo para facilitar o uso do serviço público. Dadas as finalidades desse tipo de documento,

I. Estimular o controle social.

II. Propiciar a avaliação contínua da gestão.

III. Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos.

IV. Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 6.932, DE 11 DE AGOSTO DE 2009.

    --> Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão, ratifica a dispensa do reconhecimento de firma em documentos produzidos no Brasil, institui a “Carta de Serviços ao Cidadão” e dá outras providências. 

    Art. 1o  Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal observarão as seguintes diretrizes nas relações entre si e com o cidadão:

    I - presunção de boa-fé;

    II - compartilhamento de informações, nos termos da lei;

    III - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade;

    IV - racionalização de métodos e procedimentos de controle;

    V - eliminação de formalidades e exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido;

    VI - aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao cidadão e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações;

    VII - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e

    VIII - articulação com Estados, Distrito Federal, Municípios e outros poderes para a integração, racionalização, disponibilização e simplificação de serviços públicos prestados ao cidadão. 

  • Apenas complementando:

    Carta de Serviços

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados por ela, como acessar e obter esses serviços e quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos.

    A sua prática implica para a organização um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais – participação e comprometimento, informação e transparência, aprendizagem e participação do cidadão. Esses princípios têm como premissas o foco no cidadão e a indução do controle social.

    http://www.gespublica.gov.br/carta-de-servi%C3%A7os

  • Finalidade da Carta de Serviços ao Cidadão:

    a) Estabelecer compromissos públicos com padrões de qualidade [...]

    b) Estimular o controle social [...]

    c) Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta [...]

    d) Propiciar a avaliação contínua da gestão [...]

    e) Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos [...]

    f) Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública [...]

    Fonte; Brasil. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Programa GESPÚBLICA - Carta de Serviços ao Cidadão: Guia Metodológico; Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 3/2014.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre a Carta de Serviços ao Cidadão.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Secretaria de Gestão Pública – SEGEP do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, atuando como coordenadora do Programa GESPÚBLICA, apresentou o projeto, Carta de Serviços ao Cidadão.

    A Carta de Serviços ao Cidadão é um documento voltado para a organização pública e possui como objetivo principal fornecer informação aos cidadãos. Essas informações contêm os serviços prestados, como acessar e obter serviços e quais são os compromissos de atendimento estabelecidos.

    Ante o exposto, a alterna correta é a letra E, uma vez que traz as finalidades elencadas na Carta de Serviços ao Cidadão, são elas:

    - Estabelecer compromissos públicos com padrões de qualidade na realização de atividades públicas;

    Estimular o controle social mediante a adoção de mecanismos que possibilitem a manifestação e a participação efetiva dos usuários na definição e avaliação de padrões de atendimento dos serviços públicos;

    - Garantir o direito do cidadão de receber serviços em conformidade com padrões de qualidade estabelecidos na Carta;

    Propiciar a avaliação contínua da gestão e o monitoramento interno e externo do desempenho institucional;

    Divulgar amplamente os serviços prestados pelos órgãos e entidades públicas com os seus compromissos de atendimento para que sejam conhecidos pela sociedade;

    Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública, relativamente à sua competência de bem atender às necessidades fundamentais ordenadas na Constituição Federal.


    Fonte:

    Programa GESPÚBLICA - Carta de Serviços ao Cidadão: Guia Metodológico; Brasília; MP, SEGEP, 2014. Versão 3/2014.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2322160
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Tarrafas - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Livro de protocolo serve para:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • Letra d: Controlar a distribuição de correspondências.

  • Trata-se de um livro em que se registra e controla os documentos que transitam entre setores, empresas ou órgãos. Possibilita o acesso às informações de fluxo de documentos que foram expedidos ou recebidos dentro de uma instituição.


ID
2789830
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

São atribuições principais de uma ouvidoria pública, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Uma ouvidoria pública atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados. A Ouvidoria-Geral da União, ligada ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), é responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informação referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.


    Fonte: http://www.cgu.gov.br/assuntos/ouvidoria

  • Gabarito B.

    Entende-se por ouvidoria um instrumento que visa à concretização dos preceitos constitucionais que regem a administração pública, a fim de que tais preceitos –legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – se tornem, na prática,“eixos norteadores da prestação de serviços públicos” (Lyra, 2004, p. 144). Além desse objetivo primeiro, são atribuições principais de uma ouvidoria pública: “indução de mudança, reparação do dano, acesso à administração e promoção da democracia” (Lyra,2004, p.139-144).

    Em caráter mais amplo há consenso de que “a ouvidoria pública busca atuar como mediador entre o Estado e a sociedade, não sendo apenas um canal inerte entre o cidadão e a administração pública”, tendo também por competênciaa valorização e defesa dos direitos humanos, a promoção da ética, e da inclusão social, magistratura da persuasão, desvinculação do poder institucional, desvinculação política e mandato a atribuições específicas (Lyra, 2004, p. 128-131).

  • Achei que tivessem de preservar a administração a distancia, algo que não existe.


ID
2894029
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Cáceres - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Qual evento realiza-se para discutir a mobilidade urbana em um munícipio, que se caracteriza pela reunião, menos técnica, de troca de informações e livre debate de ideias e argumentos e visa atrair participação numerosa?

Alternativas
Comentários
  • Gab D

    Lembrei do fórum de dúvidas.

  • O fórum é um lugar físico ou virtual empregado para reunir-se, trocar ideias e experiências sobre diversos temas.

    O fórum é um espaço utilizado como cenário de intercambio entre pessoas que desejam discutir sobre problemas específicos ou qualquer tipo de tema. Trata-se de um espaço físico em que os indivíduos se reúnem presencialmente, ou então, de forma virtual, como por exemplo, através da Internet.

    Hoje o fórum é qualquer espaço mais ou menos informal em que se reúnem especialistas ou interessados sobre algum tema em particular e que estabelecem debates ou intercâmbios. 

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELE QUE PODENDO FAZER SE OMITIR , SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''

  • As características descritas no enunciado são de um fórum, por isso o gabarito da questão é a alternativa D.

    Vamos analisar as demais alternativas:

    Alternativa A. Errado. Simpósio é uma reunião de alto nível que conta com a participação de especialistas.

    Alternativa B. Errado. Lançamento é um tipo de evento destinado a promover a divulgação e o debate de um produto ou serviço novo.

    Alternativa C. Errado. Conferência é uma reunião em que o expositor é colocado em plano elevado e durante um tempo limitado fala sobre determinado assunto.

    Gab: D


ID
3320920
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas relativas à comunicação pública, no âmbito da Administração Pública.

I. A comunicação pública insere-se no contexto democrático, em que participam ativamente todos os setores da sociedade. No contexto democrático, a sociedade tem direito à informação.
II. A comunicação pública compreende, além da que é praticada pelos entes públicos, principalmente a que ocorre em espaços públicos comuns, envolvendo governos, seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais e a sociedade em geral, e aquela que de alguma forma envolve o interesse público.
III. O objetivo principal da comunicação pública é informar, em consonância com a Constituição Federal, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, devendo ter caráter educativo, informativo ou de orientação social. Assim, também são seus objetivos educar, sensibilizar, orientar, mobilizar, interagir e informar a sociedade sobre a atuação do governo e sobre a utilização dos recursos públicos, educar a sociedade sobre as questões de interesse geral e criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, verifica-se que o candidato deve demonstrar conhecimentos acerca da comunicação pública na administração pública.

    Vejamos as afirmativas:

    I. A comunicação pública insere-se no contexto democrático, em que participam ativamente todos os setores da sociedade. No contexto democrático, a sociedade tem direito à informação.

    Correto. O acesso à informação é assegurado pela Constituição Federal de 1988.

    II. A comunicação pública compreende, além da que é praticada pelos entes públicos, principalmente a que ocorre em espaços públicos comuns, envolvendo governos, seus órgãos, entidades paraestatais e não governamentais e a sociedade em geral, e aquela que de alguma forma envolve o interesse público.

    Correto. Via de regra, trata-se em colocar o interesse público e o cidadão como base central para o fazer comunicacional nos órgãos públicos.

    III. O objetivo principal da comunicação pública é informar, em consonância com a Constituição Federal, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, devendo ter caráter educativo, informativo ou de orientação social. Assim, também são seus objetivos educar, sensibilizar, orientar, mobilizar, interagir e informar a sociedade sobre a atuação do governo e sobre a utilização dos recursos públicos, educar a sociedade sobre as questões de interesse geral e criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.

    Correto. A comunicação Pública é um conceito que tem origem na chamada comunicação governamental. A viabilização da democracia e a transformação do perfil da sociedade brasileira a partir da Constituição Federal de 1988 contribuíram para evolução do tema.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3457726
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Câmara de Patrocínio - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Gomes, citado por Cardoso (2010), apresentou métodos, conceitos, ferramentas e categorias para a avaliação, na prática, da efetividade das ouvidorias e ofereceu reflexões sobre a prática da ação da ouvidoria a partir das seguintes categorias: função, racionalidade e estrutura.
Nesse contexto, no que se refere à dimensão mecânica, integrante da categoria função, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A, aos não assinantes.

    As ouvidorias podem ser classificadas como aquelas que:

    I) criam espaços institucionais de participação, servindo de ponte entre a reclamação do cidadão e o núcleo de decisão política, e têm atuação estrutural e poderes vinculativos; e

    II) têm atuação pontual e poderes opinativos.

  • Categoria função:

    x Dimensão teleológica – A função da ouvidoria é aquela que efetivamente se atribui a ela, ou seja, a defesa do cidadão e o controle da administração pública. A função da ouvidoria será seu efeito na realidade social.

    x Dimensão positiva – Define a função como sendo a repercussão sobre a estrutura social, o efeito do efeito. Podem ser classificadas em dois grandes grupos: i) aquelas em que o efeito último é voltado para a defesa da instituição; e ii) aquelas em que o efeito último é a defesa do cidadão.

    x Dimensão mecânica – As ouvidorias podem ser classificadas como aquelas que: i) criam espaços institucionais de participação, servindo de ponte entre a reclamação do cidadão e o núcleo de decisão política, e têm atuação estrutural e poderes vinculativos; e ii) têm atuação pontual e poderes opinativos.

    Fonte: IPEA


ID
3492328
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre os comportamentos que se espera no âmbito da Administração Pública, alguns ligam diretamente a imagem do agente público à imagem da instituição. Assinale a alternativa em que o comportamento do agente público causa reflexos negativos para a imagem institucional.

Alternativas
Comentários
  • severidade: Comportamento da pessoa inflexível e rígida; atitude de quem julga e castiga.

  • GABARITO: LETRA B

    Demonstrar timidez na fala ( Não é o ideal, porém não causa um reflexo negativo em grandes proporções.)

    Tratar as pessoas com severidade ( Já essa condição já causa um reflexo negativo em grandes proporções pois o cliente tem que ser tratado da melhor forma possível pelo agente público que esteja exercendo o atendimento).

    Tratar as pessoas com urbanidade ( Isso reflete positivamente para a empresa).

    Demonstrar alegria no modo de se expressar. (Também reflete positivamente para a empresa).

  • Mas ser tímido também derruba a imagem da ADM kkkkk