-
Rompimento de barreiras entre os departamentos
-
a) A instituição de programas de treinamento voltados ao aperfeiçoamento de técnicas que melhorem a produtividade individual. ERRADA. Treinamentos, na maioria das vezes , são feitos com toda a equipe. E tem como objetivo a melhora da produtividade DOS FUNCIONARIOS DA EMPRESA. b) a introdução do uso de metas numéricas, lemas, slogans e pôsteres para estimular a mão de obra a trabalhar melhor. ERRADA. lemas e slogans são estrategias de marketing para a valoração dos produtos/ serviços. Incetivos para o melhor desempenho dos funcionarios sao: aumento da remuneração, reconhecimento do funcionario entre outros c) o enxugamento de pessoal por meio da redução de níveis hierárquicos visando à redução de custos. ERRADA. O downsizing - redução de niveis hierarquicos- tem como objetivo principal reduzir os chefes, as hierarquias, típicas da Administração Burocratica. Reduzir os níveis hierarquicos é aumentar a eficiencia e a comunicação dos empregados, tanto em relação com seus colegas quanto seus chefes d) a reestruturação, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho em relação ao custeio. ERRADA. Conceito de reestruturação radical: reengenharia, mas sabe- se que em alguns setores esse processo não é devido, pois se começa do zero. e) o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as soluções dos problemas por meio do trabalho em equipe. CERTA. Segundo os 14 conceitos de melhoria da qualidade do nosso mestre DEMING, o rompimento de barreiras entre departamentos é um ponto relevante. Facilita a comunicação das diversar areas de uma coorporação e possibilita um interação de todos envolvidos.
-
"colaborador" Mario Filho: apenas repetir a resposta certa não colabora em nada
-
Colegas, conforme a seguir vocês poderão observar que o nono princípio é a assertiva para essa questão, portanto a letra "E".
"[...] 9º princípio: Elimine as barreiras entre os departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e de utilização do produto ou serviço [...]".
Fonte: DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.
A minha fonte foi o site http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info80/80.html
Assim como eles tinham lá a fonte de onde tiraram eu também a mantive. Está bem? Tudo de bão!!!
Bons Estudos para vocês!!!
Raimundo Santos
-
Bons comentários gyzah !
-
Contribuindo para complementar:
A letra A fala em produtividade individual. Quando falamos em qualidade devemos pensar, antes da produtividade, na qualidade. Parece mais que óbvio, mas nos confunde. Produzir muito não é o mesmo que produzir com qualidade.
A letra B fala metas numéricas. Um dos princípios de Deming é justamente para não se usar esse tipo de coisa. Isso faz parte da administração por objetivos, não da gestão da qualidade.
-
Letra A refere-se em melhorar a produtividade INDIVIDUAL, já a letra E (que é o gabarito) refere-se a desenvolver a qualidade TOTAL da organização.
-
-
10° Gerência de processos. As barreiras hierárquicas e departamentais devem ser eliminadas para facilitar a realização de mudanças. A gerência de processos deve utilizar o conceito de cadeia-fornecedor para eliminar barreiras entre as áreas da empresa, promovendo integração e eficiência no resultado final.
Introdução à Teoria Geral da Administração· IDAlBERTO CHIAVENATO
-
Gab: E
a) Produtividade coletiva, trabalho em equipe.
b) Metas não estimula ninguém a trabalhar melhor, muito pelo contrário, pode gerar intriga e desmotivação.
c) A gestão da qualidade deve priorizar a qualidade na prestação dos serviços, isso nada tem a ver com enxugamento de pessoal, etc.
d) Reestruturação de forma radical não quer dizer que alcançará melhoria, muito menos qualidade.
e) Trabalho em equipe sempre será o queridinho na solução de problemas. GABRITO!
-
A letra A ao meu ver não está errada!