SóProvas


ID
722083
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Nas sociedades capitalistas avançadas, a população é mobilizada a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social através do consumo estético massificado. As tendências à crise sistêmica e deserção individual são combatidas, entre outros meios, através da exploração mercantil da cultura e dos processos de formação da consciência. Assim sendo, acontece, porém que seu conteúdo libertador se vê freado e, ao invés do conhecimento emancipador em relação às várias formas de dominação, as comunicações se veem acorrentadas à ordem social dominante.
(Hohlfeldt, Antonio; Martino, Luiz C.; França, Vera Veiga (org): Teorias da Comunicação – Conceitos, Escolas e Tendências. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 133)

Nos estudos da Comunicação, o trecho acima explica, o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Indústria cultural é um termo que está caindo em desuso, mas significa as indústrias de comunicação e entretenimento de massa, que surgiram no séc. XX, com a possibilidade de se copiar (o que chamam de reprodutibilidade técnica). Então, a TV, o jornal, os livros, o rádio.... tudo que atingia multidões começou a ser enquadrado como indústria cultural. Os intelectuais achavam que as pessoas que recebiam os conteúdos dessa indústria (ou seja, vc e sua família vendo TV) eram todos passivos e sofriam lavagem cerebral, eram manipulados pelos jornalistas e produtores de conteúdos.
    Hoje já não se pensa assim. Mesmo que você veja o jornal nacional, você é um ser pensante, portanto a principio você não é uma esponja que vai reproduzir tudo o que o Bonner falar... ou seja: vc tem potencial de pensamento critico e desconfiômetro para qualquer tipo de conteúdo, seja ele da indústria cultural ou da internet.
    O trecho acima fala porém como a indústria cultural perdeu a oportunidade de emancipar as pessoas, se concentrando no entretenimento e não na educação, conhecimento...
  • Os trechos: "sistema econômico"(...)"exploração mercantil da cultura", auxiliam na identificação do conceito solicitado na questão.
  • A Indústria Cultural mata a cultura erudita e popular. É o "pão e circo" dos tempos modernos. Massas distraídas pelas diversões e distrações produzidas pela comunicação. Por isso chamá-la de "Cultura de Massa" era injusto para Adorno e Horkheimer, teóricos da Escola de Frankfurt, pois a Indústria Cultural tem objetivos propagandísticos ou mercadológicos. Não tem nada de cultura na "Cultura de Massa".
  • Matei a questão pelo termo "consumo estético massificado".

    Gabarito letra C.