SóProvas


ID
7228
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisões é um elemento inerente à tarefa de administrar que tem sido amplamente estudado, bem como é parte da seleção e do treinamento de candidatos a ocupar cargos gerenciais. Indique a opção que apresenta corretamente aspectos do processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • letra E - o diagrama de Ishikawa é q identifica as causas e efeitos, ou seja, permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética(melhor visualização).Já o diagrama de Pareto ou curva ABCidentifica as prioridades, i.e., é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
  • O erro da letra "A" estaria na última expressão: "bem como ações corretivas"? Haja visto q ações corretivas são inclusas no processo de controle e as decisões enquadram-se anterirormente no planejamento. Estou certo ou alguém pode explanar melhor?
  • erro da letra A = falar que engloba ações corretivas.. o processo decisorio termina na avaliação da decisão

    erro letra C=O INTUITIVO NÃO POSSUI ORDEM LOGICA E COERENTE

    erro letra D= o fator tempo pode levar a se tomar uma decisão racional totalmente sem participação, ou seja, autocratica

    erro letra E = inverteu os dois conceitos 
                            pareto= prioridades
                            ishikawa= causas e efeitos
  • corrigindo o amigo acima, o processo decisório termina com A ESCOLHA DA MELHOR ALTERNATIVA!

    FASES DO PROCESSO DECISÓRIO:
    1) IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
    2)DIAGNÓSTICO DA SITUAÇAO ( PARETO, ISHIKAWA...)
    3) DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS(BRAINSTORMING, DIAGRAMA DE ARVORE DE DECISÃO...)
    4) AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS
    5) ESCOLHA DA MELHOR ALTERNATIVA
  • Um erro na opção a):
     " ... Requerem identificação e análise do problema/oportunidade ... " 
    O CORRETO é:

    identificação do problema/oportunidade  e  análise (ou diagnóstico) do problema.
  • Não sei o que é mais irritante...banca cujos "mestres" nunca estiveram em um chão-de-fábrica para saber o que é realmente administração de empresas para assim conseguirem estabelecer questões minimamente coerentes, ou "concurseiros" que tentam justificar a ignorância da banca.

    Não há erro algum na alternativa "A". Ações corretivas são e devem fazer parte do processo decisório porque elas são a retroalimentação para a renovação das decisões tomadas que nunca devem ser absolutas. Quem tenta provar de maneira diferente somente prova que nunca foi um gestor na vida ou pelo menos nunca teve contato com o assunto "administração empresarial", como é o caso dos "queridos mestres" que elaboram as questões das bancas

  • ERRO NA LETRA A: AS FAZES DO PROCESSO DECISÓRIO SÃO: detecta o problema/solução/identifica, analisar o problema/faz o diagnóstico (através de várias alternativas: ISHIKAWA – para saber as causas do problema; método dos cinco porquês para poder analisar o problema; árvore de decisão – analisar o problema), analisou, descobriu as causas, agora se deve priorizar os problemas mais importantes (PARETO, MATRIZ GUT se o problema for qualitativo); analisar as alternativas de resolução de problemas (BRAINSTORMING – tempestade de ideias), impacto das alternativas – probabilidades do impacto:modelos matemáticos: Certeza, risco e incerteza. Escolher a melhor alternativa e implantar a melhor alternativa. 

    LETRA B CORRETA: decisões programadas (decisões  do dia-a-dia, rotineiras) e não programadas (situações imprevistas, voltadas para a inovação, geralmente ocorrem no nível estratégico.

    Erro da letra C: há dois modelos que explicam o processo decisório: Processo Racional (tradicional) de Resolução de Problemas e o Modelo de Racionalidade Limitada  de Simon (Limitação do ser humano em processar cognitivamente todas as opções, ou seja, de ler e interpretar o que acontece);

    ERRO DA LETRA E: a primeira parte está correta, mas inverteu-se as explicações, pois o 1º analisa as prioridades e o segundo as causas.

  • Acrescentando...

    c) Lembrando que o processo racional e o intuitivo são complementares. O intuitivo não funciona, necessariamente, como alternativa ao método racional. A intuição, principalmente, pode ser uma força poderosa no processo de tomada de decisão. 

    Fonte: Gestão de Pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim. 

  • Questão digna da ESAF, estava na dúvida entre a letra A, B e C, iria marcar a letra B, mas acabei marcando a letra A porque parecia ter mais coerência

  • Esses enunciados enormes são um pé no saco esmagando as duas bolas ao mesmo tempo, pesadêlo para quem não tem tempo para estudar.

  • ''erro da letra A = falar que engloba ações corretivas.. o processo decisório termina na avaliação da decisão"


    Errado amigo, pois:


    O processo decisório consiste em cinco fases: identificação do problema, diagnóstico, geração de alternativas, escolha de uma alternativa, avaliação da decisão.

      Para ajudar os gestores na tomada de decisão, diversas técnicas foram desenvolvidas. Essas técnicas não fornecem soluções automáticas para os problemas, pois o processo de tomada de decisão é uma atividade humana. As técnicas ajudam os administradores a diminuir a margem de erro nas decisões a serem tomadas.   Para MAXIMIANO (2004; pg.119), “O papel das técnicas é estruturar o processo decisório, ajudando os gerentes a eliminar a improvisação e aumentar o grau de certeza na tomada de decisão”.


    Identificação do problema ou oportunidade - O processo de tomar decisão tem origem em uma frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; nos obstáculos para atingir um determinado objetivo, algum fato irregular que necessita uma ação corretiva, ou a visualização de alguma oportunidade. É nessas situações que se faz necessário tomar uma decisão.

    Diagnóstico - O diagnostico é a fase em que se analisa a situação, identificando ameaças e oportunidades, causas e conseqüências. Algumas situações são de fácil análise, pois apresentam efeitos adversos evidentes, sem a necessidade de um estudo mais profundo da situação. Já em outras situações, exige-se uma pesquisa mais detalhada do problema apresentado.

    Geração de alternativas -  Após o diagnóstico do problema, o próximo passo é gerar alternativas que solucionem a situação em questão. Em algumas situações, as soluções são facilmente visualizadas, podendo vir juntamente com o problema. Já em outras, exigem-se soluções inovadoras. Para que essas soluções apareçam, os gestores terão que utilizar seus conhecimentos junto com o seu poder de criatividade.

    Escolha de uma decisão  - As alternativas no processo de tomada de decisão são comparadas, julgadas e avaliadas, para que seja feita uma escolha. Analisar criticamente as possibilidades de ação que foram geradas é fundamental para a escolha do caminho a ser seguido.  

    Avaliação da decisão - 
    Completando o ciclo, após ter sido identificado o problema, diagnosticado, geradas alternativas e tomadas decisões, é fundamental que seja feita uma avaliação das decisões tomadas. Tal avaliação pode gerar outro processo decisório, reiniciando o ciclo. 


    http://resulterconsultoria.blogspot.com.br/2009/12/as-cinco-fases-do-processo-decisorio.html

  • Não se prendam a um único autor, pessoal.

    Bom, acho que o erro não está em dizer sobre a implementação de ações corretivas, segundo o Prof. Carlos Xavier, a questão está errada pois: Decisões não requerem o “planejamento” de alternativas, mas sim a geração, escolha e implementação de alternativas. Além disso, a tomada de ação corretiva não faz parte do mesmo processo decisório: é necessário o início de um novo processo, com a identificação do problema, geração de alternativas, etc... 

    Ademais, o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP aponta como etapas:

    1)Identificação do problema: definir claramente o problema e reconhecer sua iomportância.

    2)Observação: investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista.

    3) Análise: descobrir as causa fundamentais. 

    4)Plano de ação: conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.

    5) Ação: bloquear as causas fundamentais.

    6) Verificação: verificar se o bloqueio foi efetivo.

    7) Padronização: prevenir contra o reaparecimento do problema.

    8)Conclusão: recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro. 

    Masp - Fonte: Campos, 2004    
  • a) Decisões são escolhas que as pessoas fazem para enfrentar problemas e/ou aproveitar oportunidades. Requerem identificação e análise do problema/oportunidade; planejamento e implementação de alternativas; bem como ações corretivas.
    Errada. Decisões não requerem o “planejamento” de alternativas, mas sim a geração, escolha e implementação de alternativas. Além disso, a tomada de ação corretiva não faz parte do mesmo processo decisório: é necessário o início de um novo processo, com a identificação do problema, geração de alternativas, etc...
    b) Para estabelecer quanta energia deve ser gasta na solução de um problema/oportunidade, as decisões foram classificadas segundo diferentes critérios em decisões programadas e não programadas; decisões estratégicas, administrativas / táticas e operacionais; e em decisões individuais e coletivas.

    Certo. Para saber como lidar com diferentes tipos de problemas e oportunidades é que se criaram as classificações de decisões menciona-das.
    c) Há dois modelos básicos que explicam o processo decisório: o racional e o intuitivo. O primeiro toma como base entender a situação e pressupõe a disponibilidade de informações. Já o processo intuitivo toma como base a sensibilidade e percepção, pressupõe uma ordem lógica e coerente.
    Errada. A alternativa começa muito bem, mas comete um escorregão forte no final: afirma que o processo intuitivo pressupõe lógica e coerência. Como ele é baseado na sensibilidade e percepção, ele não pode ser baseado em lógica e coerência!
    d) As decisões são afetadas por diferentes fatores tais como percepção, tempo e competência. A percepção do problema depende da dispo-nibilidade de caixa. O tempo determina a adoção de um processo mais intuitivo. A experiência profissional permite determinar se as decisões serão unilaterais ou participativas.
    Errado. Afirmativa profundamente confusa. Começa dizendo algo que faz sentido: que alguns fatores influenciam as decisões. Depois diz que a percepção depende do caixa! Isto não faz sentido! A percepção depende do tomador de decisão e do ambiente! Depois a questão continua men-cionando outros fatores que determinariam comportamentos, o que não faz sentido nenhum!
    e) O princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa são algumas das técnicas destinadas a auxiliar os gerentes a analisar problemas de forma siste-mática, gerar e analisar alternativas.
    O primeiro identifica causas e efeitos e o segundo, prioridades. Errado. O princípio de Pareto é voltado para identificar prioridades, enquanto o gráfico de Ishikawa busca identificar causas e efeitos.


    GABARITO: B

     

    Prof. Carlos Xavier