SóProvas


ID
7237
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de planejamento é uma aplicação do processo decisório e constitui uma ferramenta utilizada pela organização e pelas pessoas para administrar sua relação com o futuro. Identifique a opção que expressa corretamente uma atitude proativa da organização.

Alternativas
Comentários
  • bem que eu gostaria... mas estou no mesmo barco...
    alguém nos ajuda?? rs..
  • Vamos por partes analisar a alternativa correta "A".

    1)Numa organização que tem uma atitude proativa (...) -> ou seja, não é tradicional. Esta informação ajudar a concordar com o item 3 abaixo.

    2)(...) o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente -> em qualquer organização isso é verdade.

    3)Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si -> como ela é proativa, então ela não se acomoda com a realidade atual.
  • Desculpe Isaac, mas sua explicação não convence. A questão continuou confusa.
  • A minha dúvida maior foi por que não a letra "C"? Procurei interpretar então q "o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle" seriam os procedimentos normais de um planejamento, já "lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro" seria uma atitude proativa, sendo q um determinado grau de controle é pertinente a qualquer processo, então elevá-lo seria proativo.
  • ATITUDE PROATIVA:

    entendimento das forças do ambiente;

    impulso e desejo de segurança e

    antecipação aos eventos.

    ATITUDE ATIVA:

    rejeição das informações do ambiente;

    tendência para a estabilidade e

    reação aos eventos.

  • a) Definição segundo Maximiano (2000);

    b) / d) não é possível interferir nas forças externas;

    e) análise histórica serve para se prevenir a possíveis mudanças futuras e não para interferir no mercado de clientes e fornecedores.

    c) ela não precisa ser proativa para definir objetivos, meios de execução, etc.

    Macete:

    Não poderia ser a letra "c" em nenhuma hipótese, pois, ela é filha única, ou seja, é diferente de todas as outras.

    Normalmente, a resposta está entre opções semelhantes,  as que possuem termos em comum. Na questão, há dois pares de opções parecidas. Através da análise acima, a resposta só poderia ficar entre a "a" e a "e". Por eliminação, daria para se chegar na resposta.

  • Andre, cuidado com este macete citado!

    A FCC apresenta questões em que a alternativa correta é a única diferente de todas as outras questões, justamente para que somente as pessoas que têm certeza marquem a questão, já que as que têm dúvida, eliminam a questão por ser uma questão "diferente".

    Abraços e bons estudos!
    • Questão criada para 'pegar' candidato cansado, rs! Existem termos que invalidam a questão, o ideal é localizá-los. A correta é a letra A, mas vamos analisar cada uma para localizarmos os respectivos erros.
    •  a) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si. (OK)
    •  b) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos. (Erro = afirmar que as organizações podem interferir em forças externas; como todos sabemos, as variáveis do ambiente externo são incontroláveis - vide Análise SWOT).
    •  c) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite definir objetivos, meios de execução, políticas, procedimentos e meios de controle. Isso significa que ela necessita interferir no curso dos acontecimentos, criar o futuro, enfrentar eventos futuros conhecidos ou previsíveis, bem como coordenar recursos entre si. (Erro = se a atitude proativa, não há como definir, de imediato, as políticas, processos e meios de controle; essa é uma atitude mais Analítica do que Proativa).
    •  d) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite elevar o grau de controle sobre o futuro dos sistemas internos e das relações com o ambiente. Isso significa que ela necessita interferir nas forças internas e externas, criar o futuro, explicitar objetivos principais e específicos, bem como estabelecer meios de controle de eventos e recursos. (Mesmo erro da letra B = afirmar que as organizações podem interferir em forças externas; como todos sabemos, as variáveis do ambiente externo são incontroláveis - vide Análise SWOT)
    •  e) Numa organização que tem uma atitude proativa, o processo de planejamento lhe permite estabelecer e analisar séries históricas, realizar estudo de relações causais. Isso significa que ela necessita interferir no mercado de clientes e fornecedores, estabelecer planos estratégicos e operacionais de longo prazo, bem como investir em processos informatizados. (Mesmo erro das letras B e E = afirmar que as organizações podem interferir em forças externas - mercado de clientes e fornecedores. Como todos sabemos, as variáveis do ambiente externo são incontroláveis - vide Análise SWOT)
  • O erro da alternativa "E": planos operacionais de longo prazo.
    Estes planos são de curto prazo!
  • O grande erro da letra c e que uma organização próativa não enfrenta problemas conhecidos mas os desconhecidos, o resto está certo, podem analisar e me corrigir para que eu aprenda se estiver errado.

  • Questão romântica, que desperdiça a inteligência real e prática de qualquer candidato ou estudante. Preguiça e falta de criatividade total da banca, por conta de faze - la com jogos dos 7 erros (com acertos de palavras). Uma questão que merecemos saber quem ou por quais "professores" foi feita, entrar em contato e chama - los de preguiçosos e acomodadas. Se eu fosse da CGU, pediria o dinheiro de volta, visto que há necessidades de aprovados, não de paranormais.

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Questão super longa. Nunca canso de dizer: em uma prova, deixe esse tipo de questão para fazer por último.

    A questão pede que se identifique a alternativa correta quanto à atitude proativa – o que não engloba nenhuma teoria

    propriamente dita!

    Ter uma atitude proativa significa estar à frente dos acontecimentos, buscando que o futuro seja construído conforme se

    deseja, e não apenas agindo em reação aos estímulos do ambiente. A única alternativa que congrega isso, em outras

    palavras, é a alternativa A, onde a organização controla o futuro por meio da ação proativa! Entenda a diferença: o foco

    está no futuro, e não nos controles!

     

    Vamos encontrar os erros nas outras alternativas:

     

    A alternativa B fala que ser proativo é analisar séries históricas. Está errado. "Séries históricas" é olhar para trás, reagir

    ao que já aconteceu.

     

    A alternativa C pode ter confundido alguns. Mas ter atitude proativa não significa ter os meios de  controle (dos

    procedimentos, políticas, meios de execução, e objetivos). Isso porque controlar é olhar para trás para tentar reagir ao

    que aconteceu!

     

    A alternativa D incorre no mesmo erro da alternativa C.

     

    A alternativa E está errada. Não podemos afirmar que seja possível interferir em elementos externos. Além disso, não

    podemos falar em planos operacionais de longo prazo. Mais: a organização precisa investir necessariamente em processos

    informatizados.

     

     

     

    GABARITO: A.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • Nesse tipo de questão a gente tem que resolver procurando algum erro nas alternativas. Só o conhecimento não basta!