SóProvas


ID
723922
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Duas pessoas, A e B, estão de costas, encostadas uma na outra num terreno plano. Estão olhando para direções opostas. A pessoa A caminha 1 metro na direção que olha, gira 90° para esquerda e caminha 2 metros nessa nova direção, gira 90° para a direita e caminha 4 metros nessa nova direção, gira 90° para esquerda e caminha 8 metros nessa nova direção e para. A pessoa B caminha 1 metro na direção que olha, gira 90° para sua direita e caminha 1 metro nessa nova direção, gira 90° para sua esquerda e caminha 3 metros nessa nova direção, gira 90° para sua direita e caminha 3 metros nessa nova direção, gira 90° para sua esquerda e caminha 2 metros nessa nova direção, gira 90° para sua direita e caminha 6 metros nessa nova direção e para. Após esses movimentos de ambas as pessoas, a distância entre elas é de

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    .
    .

  • É só anotar a distância pra cada lado que eles andam. Dessa forma, temos que o A andou 5 metros para a esquerda e 10 para baixo. Enquanto o B andou 6 metros para Direita e TAMBÉM 10 para baixo, logo, eles andaram a mesma distância para baixo, no entanto andaram uma distância diferente para o lado. Dessa forma, o resultado será a soma dos metros andados por eles horizontalmente e não verticalmente. 5 + 6 = 11 metros, já que a distância andada verticalmente é irrelevante, visto que os 2 andaram a mesma coisa nesse sentido.
  • A - anda -  8m + 2m = 10m na horizontal
    B - anda - 6m +3m + 1m = 10m na horizontal


    A - anda - 4m + 1m = 5m na Vertical
    B - anda - 2m + 1m+ 3m = 6m na vertical

    A distância entre a e b = 11m
  • O mais difícil nessa questão é não se perder no enunciado.
    Na primeira vez que fiz, acabei pulando uma direção e achei 18 como resposta... ainda bem que não era uma das opções. 
  • Apenas a título de curiosidade: se as distâncias na vertical que eles caminharam fossem diferentes, seria necessário utilizar o teorema de Pitágoras. Mas ainda bem que isso não foi preciso. Eles caminharam 10 m na vertical e ficaram a uma distância de 11 m na horizontal..

  • bem que o QC poderia liberar ferramentas de desenho, pois as respostas seriam mais didáticas. Usar programas e postar a imagem em um servidor de imagens pra colocar o link aqui é mais trabalhoso.

  • Djanilson, suas explicaçoes sao simplesmente foda, muito obrigado mesmo !

  • A andou a sua esquerda= 2 + 8 = 10m    

    B andou a sua direita= 1+ 3 + 6 = 10m

    Ou seja, eles estão igualmente a 10m na mesma direção.

    A andou para frente= 1 + 4 = 5m

    B andou para frente= 1 + 3 + 2 = 6m

    DISTÂNCIA ENTRE ELAS = SOMA QUE A e B andou para frente = 5 + 6 = 11m

    RESP. D 


  • Como eles estão de costas, e a questão, no final, quer saber a distância entre eles, você leva em conta apenas o que eles andaram pra frente e soma o total dos dois: 5+6= 11

    GABARITO LETRA D

  • Eu fiz desenhando rapidamente um plano cartesiano para não me perder e ter certeza que não seria necessário o uso do teorema de pitágoras. O enunciado precisa ser lido com cuidado para não se perder ou confundir nos giros de 90 graus.

  • Na resolução do professor, o A também andou para direita a 4m e ele colocou pra frente; o B também andou para esquerda a 3 m e 2 m e ele colocou pra frente. Alguém poderia me explicar?

    1. Fiz da seguinte forma: somei os metros percorridos em 90º cada que deu
    2. A+B = 18+16=34
    3. 34/2 = 17
    4. 17-6 que é uma nova direção que foi tomada e deu Final = 11