SóProvas


ID
724390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo em âmbito federal, julgue os itens que se seguem.

Os preceitos dessa lei aplicam-se à administração pública direta e indireta no âmbito do Poder Executivo federal, mas não alcançam os Poderes Legislativo e Judiciário da União, que dispõem de autonomia para editar atos acerca de sua organização e funcionamento quando no desempenho de função administrativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Lei nº 9.784/99, Art. 1º, § 1º.
    Estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta [...] que também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.
  • Afirmativa ERRADA - os preceitos desta lei também alcançam os Poderes Legislativo e Judiciário, conforme podemos observar pelo artigo 1º, §1º, da Lei nº  9784/99, transcrito a seguir: "Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. § 1º Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa."  FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm.
  • QUESTÃO ERRADA!


     Conforme João Trindade Cavalcante Filho, embora seja uma lei feita para o Executivo , a LPA também se aplica aos demais poderes, quando estejam no desempenho da funcao administrativa. Assim, ao Executivo Federal se aplica a LPA de maneira principal; ao Legislativo e ao Judiciário, também se aplica a LPA, mas apenas na funcão atípica de administrar ( funcão administrativa).Embora a lei nada tenha dito expressamente, também se aplicam as disposicões da LPA ao Ministério Público da União, por analogia.

  • (Cuidado: Esta lei (9.784/99) aplica-se aos Poderes Legislativo e Judiciário, apenas no exercício das funções administrativas, como funções atípicas. Entretanto, o objetivo da Lei é regular processo no âmbito do Poder Executivo)
  • Essa é fácil; letra da lei adaptada a uma assertiva cespiana:

    Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1º  Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • Essa questão é bem simples e seria resolvida com o simples conhecimento das disposições iniciais da lei mencionada, demonstrando a importância de se conhecer a legislação disposta no edital. E está errada, porque esta lei, embora alcance apenas a Administração Pública federal, já que os governos estaduais e municipais dispõem de autonomia para definir suas próprias regras de funcionamento da Administração Pública, todos os poderes da União se sujeitam à Lei 9.784/99.
                Atente-se ao seguinte: de fato, a função precípua do Poder Executivo é administrar. Mas para a preservação de sua autonomia os Poderes Legislativo e Judiciário administram-se a si mesmos, no desempenho de um função atípica. Nada impede, porém, que tal função siga o regramento legal, definido como uma escolha política por meio da edição da lei. E é por isso que todos os poderes da União se sujeitam à lei 9.784/99, na forma como preconiza seu art. 1º, §1º: “Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.
     
  • Paragrafo primeiro, do art1 da lei de processo administrativo no âmbito da administração pública:

    Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União QUANDO NO DESEMPENHO DE FUNÇÃO ADMINISTRATIVA

  • Os preceitos dessa lei aplicam-se à administração pública direta e indireta no âmbito do Poder Executivo federal, mas não alcançam os Poderes Legislativo e Judiciário da União, que dispõem de autonomia para editar atos acerca de sua organização e funcionamento quando no desempenho de função administrativa

     

    O poder judiciário e legislativo são, sim, atingidos pela lei 9784/99, desde que na sua atuação administrativa, ou seja, quando exercerem funções atípicas.

     

    Art. 1º - Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    § 1º  - Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

     

  • Art 1 § 1º  - Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • Erradíssimo.

    A Lei do Processo Administrativo é uma lei federal, aplicável no âmbito da administração pública direta e indireta, de todos os Poderes da União, no exercício da função administrativa.

  • Errado. Na forma do art. 1°, caput, e § 1°, da Lei no 9.784/99, os preceitos da lei aplicam-se à administração pública direta e indireta no âmbito do Poder Executivo federal, alcançando, inclusive, os Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.