A - CORRETO - MAS, NÃO SE TRATA DO PROCESSO DE CONTROLE, E SIM DOS NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO CONTROLE DENTRO DA ORG.
B - CORRETO - CONTUDO, NÃO SE TRATA DO PROCESSO DE CONTROLE, E SIM DE COMO O CONTROLE PODE SER FEITO, MÉTODOS.
C - CORRETO - TODAVIA, NÃO SE TRATA DO PROCESSO DE CONTROLE, E SIM DE CARACTERÍSITCAS DO CONTROLE.
D - CORRETO - AQUI SIM SE TRATA DO PROCESSO DE CONTROLE!
E - CORRETO - PORÉM, NÃO SE TRATA DO PROCESSO DE CONTROLE, E SIM DE CONTROLE TÁTICO.
GABARITO ''D''
Controle
Após a definição de planejamento, organização e liderança no processo administrativo, será analisada a função de controle, que pode ser compreendida, de acordo com Maximiano (2009), como um processo contínuo do processo administrativo, que tem como principal objetivo ajustar e controlar as atividades organizacionais, tornando-as consistentes no desempenho de seus planos e metas. Na função de controle, os gerentes precisam saber de todas as informações essenciais da organização para decidir os padrões e as medidas que serão necessárias para obter um monitoramento e um controle eficaz da organização.
Segundo Robbins (2005, p. 33), "a função final, desempenhada pelos gerentes, é o controle", ou seja, depois que as metas são fixadas, os planos formulados, os arranjos estruturais definidos e as pessoas contratadas, treinadas e motivadas, alguma coisa ainda pode não tomar a direção correta. Desta forma, para garantir que as coisas caminhem como devem, a administração precisa monitorar o desempenho da organização. O desempenho real deve ser comparado às metas previamente fixadas, de forma que os gerentes possam trazer a organização novamente para o seu curso. Esse processo de monitorar, comparar e corrigir se constitui na função controle.
O processo de controle é executado em todas as áreas de uma organização, sendo necessário para medir e avaliar padrões de desempenho das organizações, além de fazer uso eficaz do feedback para tomar medidas de correção quando for necessário.
O processo de controle apresenta quatro etapas ou fases:
1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho;
2 - Avaliação ou mensuração do desempenho atual;
3 - Comparação do desempenho atual com os objetos ou padrões estabelecidos; e
4 - Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol 03 – Prof. Heron Lemos