Questão difícil, para mim poderia ser alternativa "a". Tudo bem que a palavra "excesso" é daquelas utilizadas em concursos para que uma resposta seja considerada errada e que Weber não queria um excesso de regulamentos, mas na prática era o que acontecia para definir com precisão as tarefas e cargos.
A alternativa A não está correta porque ela é uma Disfunção da Burocracia de Weber, uma desvantagem da Teoria da Burocracia. Facilmente induz ao erro.
Como disse nosso colega Leandro o Excesso de regulamentos é uma disfunção da Burocracia, assim como: excesso de formalismo e de papelório pelo excesso de documentação; resistência a mudanças; despersonalização do relacionamento onde pessoas são apenas ocupantes de cargos; dificuldade no atendimento ao cliente.. e outros.. portanto a letra A fica incorreta, por não se tratar de um tipo IDEAL e sim de uma DISFUNÇÃO.
A Burocracia é uma abordagem mecanicista, derivada do positivismo e ideias RACIONALISTAS que nasceram com ele e da reforma protestante. Portanto, a alternativa E também está correta. O examinador pisou na bola.
A questão pede como Weber via o modelo dele, ou seja, o que a administração burocrática traria de bom (o tipo ideal, citado no enunciado), e não suas disfunções.
Do modelo Burocrático derivam-se as três características fundamentais: 1a formalidade, 2 a impessoalidade e
3 o profissionalismo. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAs_EAD/modelos-gerenciais-resuminho
Características da Burocracia
- Caráter legal das normas e regulamento.
- Caráter formal das comunicações.
- Caráter racional e divisão do trabalho.
- Impessoalidade nas relações.
- Hierarquia da autoridade.
- Rotinas e procedimentos padronizados.
- Competência técnica e meritocracia.
- Especialização da administração.
- Pro?ssionalização dos participantes.
- Completa previsibilidade do funcionamento.
CAMPANHA!
O SITE PRECISA URGENTEMENTE DE PROFESSOR DE ADM GERAL PARA COMENTAR E EXPLICAR AS QUESTOES!
CAMPANHA!
O SITE PRECISA URGENTEMENTE DE PROFESSOR DE ADM GERAL PARA COMENTAR E EXPLICAR AS QUESTOES!
EU APOIO!!
Pessoal, para responder a esta questão precisa-se entender alguns conceitos.
Segundo Weber para exercer o poder, existem três tipos de dominação: Tradicional, Carismática e Legal, sendo que na burocracia o tipo ideal é a dominação Legal (racional- Legal)
*Tradicional (relativas à crenças - ex: obedecer as crenças de uma religião e/ou tradições como a monarquia - porque simplesmente sempre foi assim);
*Carismática: onde o líder é tido com um ídolo e consegue seu domínio através de carisma, persuasão, influência Ex: Napoleão;
*Legal (racional-legal): Relativa à legislação/Normas - Ex: mesmo não concordando com algumas posições, leis ou normas, precisamos obedecer - cumpre-se a lei;
Ainda assim, é preciso NÃO confundir características da burocracia com disfunções da burocracia- elas são antagônicas, portanto:
a) Excesso de regulamentos - corresponde a uma DISFUNÇÃO
b) dominação tradicional - ERRO, correto seria dominação LEGAL
c) Dominação legal e carismática - ERRO, correto seria dominação LEGAL, apenas
d) Impessoalidade e profissionalismo - OK, características da burocracia
e) Mecanismo e racionalidade legal - MECANISMO não corresponde a uma característica da burocracia
TIPO IDEAL DE BUROCRACIA SEGUNDO MAX WEBER
Este ideal de burocracia não significa desejável, mas sim um modelo explicativo que abstrai as principais características das organizações que existem no mundo real. O tipo ideal é uma espécie de fórmula média que segundo Max Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários:
Formalidade
Nas organizações formais, a capacidade de influenciar o comportamento alheio baseia-se em normas e regulamentos que estipulam qual é o comportamento esperado, e quais são os direitos e deveres dos participantes.
Numa burocracia, o comportamento esperado de cada indivíduo está subordinado a normas racionais, que definem as sanções negativas e positivas associadas à observância ou não desse mesmo comportamento, ou seja, ou seja, tem como objetivo a racionalidade das decisões baseadas em critérios impessoais.
Impessoalidade
Como conseqüência da formalidade, as relações entre os integrantes das organizações burocráticas são governadas pelos cargos que eles ocupam. As relações processam-se antes entre ocupantes de cargos (ou papéis) que entre pessoas. O indivíduo investido em determinado cargo gerencial (ou cargo investido de autoridade) é um superior, que ocupa uma jurisdição, a qual define os limites de seus poderes, dentro dos quais as ordens podem ser dadas e devem ser obedecidas. As relações se processam entre entre ocupantes de cargos oficialmente definidos. A obediência não é devida a alguém pessoalmente, mas ao cargo ocupado pelo superior. Como nas organizações burocráticas as relações são determinadas pelos papéis que os cargos estabelecem para seus ocupantes, elas são impessoais.
Profissionalismo
Na grande maioria das organizações formais e para a grande maioria das pessoas, os cargos são ocupados em regime de dedicação exclusiva, oferecendo a seus ocupantes uma carreira profissional. O membro de uma burocracia é um funcionário que faz do cargo um meio de vida mediante o recebimento de um salário regular em troca de seus serviços. A escolha para ocupar o cargo, em geral, deve-se a suas qualificações, que são aprimoradas por meio de treinamento especializado. Em função deste caráter ocupacional que tem a participação das pessoas. Isso significa que elas são sistemas de trabalho que fornecem a seus integrantes um meio de subsistência.
Fonte: TIBOLA, L. R. Fundamentos de administração. Arq. Texto. Site URI. Dez. 2010.
Gabarito: D
A burocracia é a teoria organizacional que busca a excelência na organização, definindo regras, normas e estrutura para garantir uma maior impessoalidade, profissionalismo e eficiência dos processos.
Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos
GABARITO: LETRA D
➧ Características da administração Burocrática
▪ Caráter legal das normas;
▪ Caráter formal das comunicações;
▪ Divisão do trabalho;
▪ Impessoalidade do relacionamento;
▪ Hierarquização da autoridade;
▪ Rotinas e procedimentos;
▪ Competência técnica e mérito;
▪ Especialização da administração;
▪ Profissionalização;
▪ Previsibilidade no funcionamento.
FONTE: Prof. Heron Lemos
A questão cobra conhecimento sobre a teoria da burocracia.
A burocracia teve como base os estudos do sociólogo alemão Max Weber. A aplicação dessa teoria teve o propósito de ser mais abrangente, pois ia além da administração de fábricas e se estendeu às escolas, igrejas e organizações diversas. De acordo com Chiavenato (2014, p. 262), as principais características desse modelo são as seguintes:
Caráter legal das normas e regulamentos. Caráter formal das comunicações. Caráter racional e divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações. Hierarquia de autoridade. Rotinas e procedimentos padronizados. Competência técnica e meritocracia. Especialização da administração. Profissionalização dos participantes. Completa previsibilidade do funcionamento. As características negativas são chamadas “disfunções da burocracia” e são exemplos: excesso de formalismo, rigidez, lentidão e devem ser vistas com atenção para que não sejam confundidas com as características acima citada
A questão pede para marcarmos a alternativa que traga apenas as características ideais da burocracia de Weber. Vamos à análise:
A- Incorreto . "Excesso de regulamentos e valorização da hierarquia".
A hierarquia de autoridade é um dos pilares da burocracia e o caráter legal das normas e regulamentos. Porém o excesso de regulamentos não é uma característica e sim um disfunção. Ou seja, é aquilo que pode acontecer nesse modelo, mas não é o desejado (é um aspecto negativo a ser evitado).
B- Incorreto . "Competência técnica e dominação tradicional" .
Segundo Max Weber, há 3 tipos de autoridades e o que é justificado na burocracia é o racional-legal:
Tradicional: tem como base costumes, tradição e práticas passadas.Carismática : baseia-se em características físicas ou de personalidade, heroísmo.Racional-Legal: baseada na legalidade (regras e normas). A dominação burocrática ou racional-legal é aquela em que as leis conferem legitimidade e poder à autoridade formalmente constituída. É o tipo de autoridade que justifica o modelo burocrático.
C- Incorreto . "Dominação legal e carismática" .
Vide comentário da letra "b", o tipo de autoridade que justifica o modelo burocrático é o racional-legal e não o carismático.
D- Correta . "Impessoalidade e profissionalismo".
Ambos os itens são, de fato, características marcante da burocracia.
E- Incorreto. Mecanismo e racionalidade legal.
Mecanismo não tem relação com o modelo em questão.
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração . 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA B