SóProvas


ID
726154
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto
seguinte.

Os livros de história sempre tiveram dificuldade em falar de mulheres que não respeitam os padrões de gênero, e em nenhuma área essa limitação é tão evidente como na guerra e no que se refere ao manejo de armas. No entanto, da Antiguidade aos tempos modernos a história é fértil em relatos protagonizados por guerreiras. Com efeito, a sucessão política regularmente coloca uma mulher no trono, por mais desagradável que essa verdade soe. Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país, os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt. Semíramis de Nínive, fundadora do Império Assírio, e Boadiceia, que liderou uma das mais sangrentas revoltas contra os romanos, são dois exemplos. Esta última, aliás, tem uma está- tua à margem do Tâmisa, em frente ao Big Ben, em Londres. Não deixemos de cumprimentá-la caso estejamos passando por ali. Em compensação, os livros de história são, em geral, bastante discretos sobre as guerreiras que atuam como simples soldados, integrando os regimentos e participando das batalhas contra exércitos inimigos em condições idênticas às dos homens. Essas mulheres, contudo, sempre existiram. Praticamente nenhuma guerra foi travada sem alguma participação feminina. (Adaptado de Stieg Larsson. A rainha do castelo de ar. São Paulo: Cia. das Letras, 2009. p. 7-8) 


Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país, os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt.
O segmento grifado estabelece, no período, relação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito " A "
    Oração reduzida de gerúndio que pode ser 
     Adjetivas
     Encontramos o João bebendo o vinho.
                                  ( que bebia o vinho )
    E pode ser também Adverbial:
    Causal:

    Estudando matemática, aprendi a calcular.
    ( Como eu estudei matemática ).
     Na questão temos:
    ( CAUSA )Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país( Como eram as guerras insensíveis ao gênero  )  / ( CONSEQUÊNCIA) os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt.
  •    A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento". Conjunções e locuções causais: como (sempre introduzido na oração anteposta à oração principal), pois, pois que, já que, uma vez que, visto que, porque.
  • LETRA  A





    TIRE SENDO E COLOQUE A CONJUNÇÃO CAUSAL : JÁ QUE . 



    DEVIDO AS GUERRAS ......................(MOTIVO) , OS LIVROS .........(CONSEQUÊNCIA DO MOTIVO)
  • O fato de(causa) faz com que(consequencia)
    Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país, os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt.
    "O fato das guerras ocorrerem ate mesmo quando uma mulher dirige o pais, faz com que os livros de histora sejam obrigados a registrar....."


  • GABARITO: A

    Observe o que pede a questão: O segmento grifado estabelece, no período, relação de

    Quando se pede no período (é no período inteiro), o segmento grifado estabelece relação de?

    Porque, por qual motivo os livros de  história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como  qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt, porque, por causa de que, pelo motivo de, ser as guerras insensíveis ao gênero (masculino ou feminino) ocorrem até  mesmo quando uma mulher dirige o país.

    Portanto a relação é de causa, pois as guerras também são insensíveis ao gênero feminino.

  • o fato de (causa) faz com que(consequencia)..agora e so trocar na frase p tirar a prova.
    o fato de..as guerras serem insensiveis...faz com que os livros sejam obrigados a registrar....

  • a fcc ama causa e consequencia 

  • Gab. A.

     

    Sendo as guerras insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país, ou

    Por as guerras serem insensíveis ao gênero e ocorrendo até mesmo quando uma mulher dirige o país,  (CAUSA)

     

    Os livros de história são obrigados a registrar certo número de guerreiras levadas, consequentemente, a se comportar como qualquer Churchill, Stálin ou Roosevelt. (CONSEQUÊNCIA)

  • Por CAUSA QUE as guerras....sei que não é correto mas essa construção me ajuda a acertar. Rsrsrs