SóProvas


ID
726343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à segurança de Dignitários é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Só após o reconhecimento do itinerário é possível planejar todo o esquema de segurança. Através desse reconhecimento que vai estabelecer todos os pontos críticos e vulneráveis.
    • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO
    • b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. EVITA-SE A ROTINA
    • c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. SEMPRE DO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO, DO DA MENOR INTERFERENCIA A MAIOR INTERFERENCIA, DA MENOS ONEROSA A MAIS ONEROSA
    • d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. ENVOLVE RESPONSABILIDADES CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL
    • e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. É USADO EM CARATER COMPLEMENTAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO(VIDE CÍRCULO CONCÊNTRICO DE SEGURANÇA DE DIGNATÁRIOS)
  • O reconhecimento do itinerário é realizado pela equipe precursora. Após a análise do ambiente ou trabalho de campo (pontos de risco, abrigos, rotas alternativas, vulnerabilidades, croquis, público, etc) é que a equipe de inteligência terá condições de efetivar um plano consistente de proteção do dignitário.

     

  • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO.

     

    Devem ser levantados todos os dados que podem influir de maneira positiva ou negativa no fluxo da autoridade. Após a análise dos dados é realizado o reconhecimento corrigindo ou confirmando o planejamento inicial.

  • GABARITO A

     

     

    a)  O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. (antes de definir todo o esquema de segurança é preciso saber qual será o intinerário adotado, os procedimentos em geral).

     

    b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. (a rotina faz uma enorme diferença na segurança das autoridades, inclusive, as equipes de segurança de dignitários devem sempre estar inovando, alterando percursos, trajetos e esquemas de segurança).

     

    c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. (a gradação será da mais simples para a mais complexa, da menor para a maior, da mais próxima para a mais afastada, do mais baixo para o mais alto. Sempre partindo da escala menor para a maior).

     

    d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. (o agente de segurança responderá civil, penal e administrativamente por seus atos reprováveis).

     

    e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. (é permitido e muito bem aceito, porém, o fato de ser policial, por sí só, não credencia o agente a se tornar agente de segurança de dignitários, mas com certeza essa formação ajudará e muito para que seja um bom profissional).