A princípio marquei a letra E, porém depois entendi que essa resposta não seria apropriada porque a pesquisa etnográfica se ocupa do estudo de povos específicos dentro do seu contexto sociológico/geográfico, e não em relação a um assunto ou produto, tema esse mais propício ao uso dos grupos focais.
Entenda melhor:
O que é uma pesquisa etnográfica
Etnografia significa, literalmente, a descrição de um povo. Ela surge no final do século XIX e início do século XX com a necessidade de pesquisadores entenderem de forma mais adequada e aprofundada comunidades e grupos sociais – até então, todo conhecimento provinha de especulação da filosofia social, sem contato nenhum com a sociedade. Os pesquisadores desta época chegaram à conclusão de que apenas o contato real em campo poderia descrever melhor a cultura de um povo.
E aqui chegamos em um dos principais pontos relacionados à etnografia: a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e grupos sociais. (Nota que estudar a cultura envolve um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, entre outras coisas compartilhadas dentro daquela comunidade).
A etnografia como método
O método etnográfico é diferente de outros modos de fazer pesquisa qualitativa. Ele segue alguns princípios e, neste curso, vamos aprendê-los e aplicá-los ao universo digital:
– Pesquisa de campo (conduzido no local em que as pessoas convivem e socializam);
– Multifatorial (conduzido pelo uso de duas ou mais técnicas de coleta de dados);
– Indutivo (acumulo descritivo de detalhe)
– Holístico (retrato mais completo possível do grupo em estudo).
Fonte: https://www.ibpad.com.br/blog/comunicacao-digital/o-que-e-pesquisa-etnografica/