-
Errado! Deve-se evitar fontes difusas
-
Art. 175, § 1º, CLT - A iluminação deverá ser uniformemente distribuída, geral e difusa, a fim de evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
Não entendi porque a questão está errada
-
NR17:
17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
Pra mim tá correto!
Eu fiz essa prova e não fui muito bem, acho que inventaram d+, criaram conceitos e colocaram certo e errado com base na cabeça dos examinadores.
Mas qual prova que não tem sido assim ultimamente não é?
-
Assertiva incorreta (de acordo com a banca)
Assim como as colegas, considero a questão correta. É imprescindível a correção de reflexos incômodos com o uso de fontes difusas de iluminação. Afinal, quem consegue trabalhar com reflexo de luzes na tela do computador? Porém é claro, a CESPE com suas doutrinas manteve o gabarito da prova. Mas está correta, não tem como essa questão estar errada.
-
Acho que o erro da questão está em dizer que isso é necessário, que apenas esta ação basta para a resolução do problema. Considerando esse ponto de vista, não temos informações suficientes, acerca do ambiente laboral, como por exemplo a existência ou não de fontes naturais de iluminação que podem causar ofuscamento, pra dizer que basta essa ação para o problema ser solucionado.
-
Para solucionar o problema o ideal seria equilibrar o brilho na tela do computador ou trocá-lo de posição no ambiente. As soluções mais ecômicas deveriam ser priorizadas pela empresa antes de gastar com a utilização de fontes difusas que resultariam em gastos também na conta de luz.
-
Prezados(as), entendo que a banca está correta, por duas razões:
a) o enunciado diz que está sendo elaborado um PROJETO de posto de trabalho com computadores. Portanto, ainda não existe o problema de ofuscamento, devendo-se atuar para que ele não ocorra.
b) Mesmo que o posto de trabalho já existisse e houvesse o problema, a norma diz:
17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.
17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a EVITAR ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.
Ela não diz que a iluminação deve SOLUCIONAR PROBLEMAS de ofuscamento. Nosso trabalho como profissionais de SST, e em diversos itens da vida, é "cortar o problema pela raiz": devemos RETIRAR as fontes de luz de brilho intenso, ELIMINANDO os reflexos na tela, e SUBSTITUÍ-LAS por fontes de luz difusa e bem distribuída.
Agora, pensemos em um exemplo: eu instalo fontes difusas de luz no ambiente, para "solucionar" o ofuscamento. Com o passar do tempo essas lâmpadas se queimam. O que acontecerá? O problema voltará, porque ele nunca foi realmente solucionado....
-
que absurdo !;
-
A substituição por fontes difusas nesse ambiente poderia solucionar o problema do ofuscamento causado pela presença de fontes com intenso brilho no campo visual e para reduzir os reflexos na superfície de vidro do monitor.
Ainda assim, acho que o texto original é um tanto vago. Além do mais, não sabemos qual é a fonte desse brilho intenso, se for o sol? A solução seria outra: usar cortinas/persianas nas janelas, mudança do posicionamento da tarefa/posto de trabalho. Texto bem maldoso.