-
Segundo Dias (1993): Manter controle sobre os níveis de estoque é especialmente importante em abordagem de revisão contínua para ressuprimento. Um método simples e evidente de indicação do momento em que o ponto de ressuprimento é alcançado se faz necessário, especialmente se existe grande número de itens para serem monitorados. O sistema de duas gavetas simples envolve a quantidade do ponto de ressuprimento mais a quantidade do estoque de segurança na segunda gaveta e usando itens da primeira gaveta. Quando a primeira gaveta esvazia, é o sinal para pedir a próxima quantidade de ressuprimento. Algumas vezes, o estoque de segurança é estocado em uma terceira gaveta (sistema de três gavetas)pode considerar que esse método é o mais simples para controlar os estoques. Por sua simplicidade é recomendável a utilização para as peças classes c. Tem seu uso bastante difundido em revendedores de autopeças e no comércio varejista de pequeno porte.
-
Essa questão foi dada primeiramente como certa no gabarito preliminar, mas ela foi anulada.
Segue explicação do CESPE:
A redação do item não caracteriza, de forma enfática, o período/momento em que ambas as gavetas estão cheias, referindo-se apenas ao tempo em que a primeira gaveta (A) está tomada. A falta dessa explicação prejudicou o julgamento objetivo do item, motivo pelo qual se opta pela sua anulação.
-
sistema de duas gavetas
Segundo Rodrigues (1998) o sistema duas gavetas é o mais simplessistema de controle de estoque. Devido à simplicidade, aconselha-se a utilizaresse sistema para produtos cujo valor anual não representem muito em relaçãoao investimento total em estoque, em outras palavras, a produtos que nãonecessitam de rigorosos planejamentos e controle. Deste modo, está técnica émais utilizada no varejo e em revendedores.A sistemática dessa técnica consiste em manter duas “caixas” comquantidade suficiente, em cada uma, para suprir a demanda durante o tempode reposição dos itens. Geralmente acrescenta-se um Estoque de Segurançapara garantir que caso a demanda varie não falte produtos. Assim, quando ositens de uma caixa acabam, é emitido um pedido para repor a quantidade pré-determinada da caixa, enquanto a outra caixa é consumida.Rodrigues (1998) aponta as vantagens desse sistema como sendo aredução do processo burocrático e a simplicidade do mesmo. E a únicaexigência desse método é que os estoques fiquem separados do restante.
http://pt.scribd.com/doc/63061830/41/SISTEMA-DUAS-GAVETAS
-
Realmente eu fiquei confusa com a redação da questão, inclusive até errei, pois não entendi como as gavetas estivessem cheias. Bom, conforme o materia do professor Rafael (Casa do Concurseiro) :
Sistemas de Duas Gavetas
É o método mais simples, utilizado geralmente para itens de baixo valor, e consiste na separação física do estoque de determinado material em duas partes (gavetas). Uma parte (gaveta 1) possui o estoque equivalente ao consumo previsto no período, ou seja, os pedidos do material são retirados dela. A outra parte (Gaveta 2) possui o estoque suficiente para atender o consumo durante o período de reposição (lead time), mais o estoque de segurança.
Quando o estoque da gaveta 1 chega a zero, é feito um novo pedido. Neste meio tempo, utiliza-se a gaveta 2. Quando o material de reposição chega, primeiramente preenche-se a gaveta 2 (a reserva) e, o que sobrar, vai para a gaveta 1 (a que será usada rotineiramente).
-
Pessoal, eu marquei a questão errada, pq considerei que a gaveta B não contém um estoque previsto para consumo no período, visto que os itens guardados na gaveta B são os de estoque de segurança e estoque de segurança é para emergência, para demanda não programada.
Alguém pode me ajudar se essa linha de raciocínio está errado e pq?
Pelo que entendi o CESPE anulou a questão por outro motivo.
-
Também marquei errada devido a menção da gaveta B conter o estoque previsto para o consumo do período.
Acredito que o mesmo é utilizado pela gaveta A e os produtos da gaveta B serviriam com estoque de segurança.
-
A gaveta B contém uma quantidade de materiais suficiente para atender a demanda durante o tempo necessário à reposição do estoque, adicionado do estoque de segurança.
-
Assim, Primeiro vai se preencher o estoque da gaveta B pois ela é a "gaveta de segurança". Desse modo, sempre que você já estiver usando o estoque da gaveta B e chegar o novo pedido, primeiro complete a B para que nunca exista a possibilidade de você ficar sem reposição.
ABRAÇOS.
" Mais vale um homem muitas vezes, do que aquele sem comparação jamais"
-
No sistema de duas gavetas, a Gaveta A é menor e tem uma quantidade de material suficiente para atender o período de reposição somado ao Estoque de Segurança. A Gaveta B possui a quantidade para atender o consumo previsto para o período (lote de compra). As requisições de materiais são atendidas pela Gaveta B. Quando ela estiver vazia, deve ser solicitado um pedido de compras. Enquanto a reposição não é feita, as requisições são atendidas pela Gaveta A. Após o recebimento dos itens, deve-se completar a Gaveta A e o restante vai para a Gaveta B.
Importante lembrar que a função da Gaveta A é servir como ponto de pedido.