-
A conferência por acusação também conhecida
como " contagem cega " é aquela
no qual o conferente aponta a quantidade recebida,
desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.
A confrontação do recebido versus faturado é efetuada
a posteriori por meio do Regularizador que analisa as
distorções e providencia a recontagem.
-
O enunciado da questão está correto:
Conferência quantitativa é a atividade que verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor na Nota Fiscal corresponde efetivamente à recebida.
Conferência por acusação também conhecida como " contagem cega " é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor.
-
A conferência do recebimento de materiais deve ser realizada segundo alguns critérios:
1) Conferência Visual (cega,acusação) :exame para constatação de defeitos ,observação das embalagens quanto evidências de quebras,umidade.amassados,dentre outros
2) Conferência Quantitativa: confere o volume total da entrega ou por amostragem de carga
3) Conferência Qualitativa: visa garantir o recebimento adequado do material contratado por meio do exame de suas características dimensionais e específicas
-
GABARITO: CERTO
A contagem cega é um método bastante peculiar de conferência de materiais. Vale uma explicação um pouco mais longa. Mas, sintetizando a ideia: o funcionário que vai efetuar o recebimento dos materiais desconhece a quantidade faturada pelo fornecedor, devendo apenas contar o que vê, e comunicar a outro funcionário, o “Regularizador”, quantas unidades de material ele recebeu. O “Regularizador” é o funcionário que conhece a quantidade faturada, e conforme o que o primeiro funcionário lhe informe, poderá proceder à regularização do lote ou determinar a recontagem.
Exemplo: o caminhão encosta no galpão, e o encarregado apenas verifica apenas quantos sacos chegaram. Mas com uma pegadinha: Na hora que o caminhão está sendo descarregado, nosso querido colega que recebe os sacos não faz ideia de quantos sacos estão chegando. Ele vai anotar quantos sacos foram descarregados e vai dizer para outro funcionário, o “Regularizador” quantos sacos ele contou. Este último funcionário é quem sabe quantos sacos estão nas notas.
Este método evita o vício na contagem, afinal, é bem provável que você, ao receber 299 sacos, por estar lendo 300, ache que pulou 1 e dê o pedido por bom, apesar de, na verdade, estar faltando um saco. Contudo, o encarregado que irá contar os sacos não vai poder conferir quantitativamente o material, afinal, não faz ideia de quantos sacos deveria receber.
-
Correto. Essa técnica envolve uma primeira checagem por um profissional que confere o material sem saber o quanto foi peido pela instituição.Após isso, esse profissional informa a outro membro da organização, o regularizador, para que ele dê entrada do material ou providencie uma recontagem se o valor não bater com o pedido. O objetivo é evitar que o conferente "arredonde" o número para receber o produto.
Fonte: Adm de materiais, Rodrigo Rennó, pág 157
-
Complementando...
De acordo com FENILI, na CONTAGEM CEGA/ACUSAÇÃO o conferente apenas aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. Uma vez que se desconhece a quantidade registrada na nota fiscal, a conferência quantitativa não é completa. Assim, CORRETA.
-
Gabarito: Certo
A Conferência por Acusação também conhecida como "contagem cega" é aquela no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada a posteriori por meio do Regularizador que analisa as distorções e providencia a recontagem.
-
Como assim "não possibilita a verificação"? Errei por causa disso, mesmo sabendo o que era contagem cega.
-
A contagem cega é feita sem se saber o quantitativo solicitado.
-
Conferência quantitativa: deve-se optar por um modelo de conferência por acusação, no qual o conferente aponta a quantidade recebida, desconhecendo a quantidade faturada pelo fornecedor, conhecido como o princípio da “contagem cega”. A confrontação do recebido versus faturado é efetuada posteriormente.
-
Comentários: Na conferência por acusação (contagem cega): o conferente conta mas não sabe a quantidade que está na nota fiscal. Logo, não consegue fazer a verificação entre a quantidade de itens declarada pelo fornecedor na nota fiscal e a efetivamente recebida.
Gabarito: Certa
-
Uma técnica muito utilizada é a da contagem cega ou conferência por acusação. Nesse método, a pessoa que confere o material não sabe o quanto foi pedido. Após a medição, essa pessoa informa a outro profissional, chamado de regularizador para a checagem final, que providenciará uma recontagem se o valor não bater com o pedido. O objetivo é evitar que o conferente “arredonde” o número para receber o produto, inserindo uma dupla contagem.
Fonte: QC.