SóProvas


ID
728536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com base nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor
público, julgue os próximos itens, referentes à avaliação dos
componentes patrimoniais.

Resíduos e refugos de estoques devem ser mensurados com base no valor realizável líquido caso não haja critério de mensuração mais adequado.

Alternativas
Comentários
  • NBCT 16.10 - 
    Avaliação de resíduos e refugos: na falta de critério mais adequado, valor realizável líquido.

    Na minnha visão, a lógica deve ser mais ou menos a seguinte: o que você faz com o que sobra da sua produção (bordas, serragem e outros resíduos)? Vende pra tirar um "troco". Daí vem o valor realizável líquido.
  • Amigos,
    A questão fala de PRODUÇÃO CONJUNTA e para responder esta questão devemos analisar os conceitos e tratamento contábil dos co-produtos, subprodutos e sucatas:
    co-produto =>são os próprios produtos principais, só que assim chamados por que nascem de uma mesma matéria prima, são os que respondem pelo faturamento substancial da empresa.
    subprodutos=> são aqueles itens que nascem de forma normal durante o processo de produção, possue mercado de venda relativamente estável, ou seja , tem comercialização tão normal quanto os produtos da empresa, mas que representa porção ínfima quando comparado ao co-produto. Eles não levam parcela de custo tendo em vista as características da pequena participação no faturamento da empresa.
    sucatas=> são itens cuja venda é esporádica e realisada por valor não previsível na data em que surgem na fabricação, não possuem estabilidade quanto a comercialização, a existência de compradores é apenas eventual, os preços de venda flutuam e as vezes até inexistem.
    depois de analisarmos os conceitos a cima, podemos perceber que resíduos, refugos de estoques e sucatas tem o mesmo tratamento na contabilidade de custo e como eles não têm mercado, não recebem parcela de custo e a sua venda é esporádica os seus estoques são mensurados com base no valor realizável liquido caso não tenha critério mais adequado.
    por isto o ítem está correto.

    Espero ter ajudado. 

  • Olá pessoal aconselho lerem a NBC T 16 pois tem muita coisa importante que está sendo cobrada, NO CASO DA QUESTÃO a partir do item 10 está a avaliação e mensuração dos ativos e passivos;
     
    ESTOQUES


    13.     Os estoques são mensurados ou avaliados com base no valor de aquisição ou no valor de produção ou de construção.

    14.     Os gastos de distribuição, de administração geral e financeiros são considerados como despesas do período em que ocorrerem.

    15.    Se o valor de aquisição, de produção ou de construção for superior ao valor de mercado, deve ser adotado o valor de mercado.

    16.     O método para mensuração e avaliação das saídas dos estoques é o custo médio ponderado.

    17.     Quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor de mercado.

    18.     Os resíduos e os refugos devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.

    19.     Relativamente às situações previstas nos itens 13 a 18 desta Norma, as diferenças de valor de estoques devem ser refletidas em contas de resultado.

    20.     Os estoques de animais e de produtos agrícolas e extrativos devem ser mensurados ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência (na data das demonstrações contábeis), exceto quando o valor justo não puder ser mensurado de forma confiável.

     

  • http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/456785/CPU_MCASP+6%C2%AA%20edi%C3%A7%C3%A3o_Republ2/fa1ee713-2fd3-4f51-8182-a542ce123773

    Resíduos e refugos de estoques devem ser mensurados com base no valor realizável líquido caso não haja critério de mensuração mais adequado.

    CORRETA

    4.3.3. Estoques

    O custo dos estoques pode não ser recuperável se estes estiverem danificados, caso se tornem total ou parcialmente obsoletos ou se os seus preços de venda diminuírem. A prática de reduzir o custo dos estoques para o valor realizável líquido é consistente com o ponto de vista de que os ativos não devem ser mensurados em excesso pelos futuros benefícios econômicos ou serviços em potencial a serem realizados pela sua venda, troca, distribuição ou uso. Assim, quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor realizável líquido.

    Os resíduos e os refugos também devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.

    PG.146.

  • 17.    Quando houver deterioração física parcial, obsolescência, bem como outros fatores análogos, deve ser utilizado o valor de mercado.

    18.   Os resíduos e os refugos devem ser mensurados, na falta de critério mais adequado, pelo valor realizável líquido.