SóProvas


ID
729259
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em alguns países mais afetados pela crise global, como os Estados Unidos, a indústria buscou aumentar sua competitividade por meio da forçada redução dos custos de produção, o que (1) implicou demissões em massa. Mesmo com menos trabalhadores, a indústria manteve ou ampliou a produção, alcançando ganhos notáveis de produtividade. Mesmo que aceitasse (2) arcar com um custo social tão alto, dificilmente o Brasil alcançaria (3) resultados econômicos tão rápidos. O aumento da produtividade do trabalhador brasileiro é limitado, entre outros fatores, pela defazagem (4) nos investimentos em educação. Com escassez (5) de trabalhadores qualificados, exigidos cada vez mais pelo mercado de trabalho, os salários de determinadas funções tendem a subir bem mais do que a produtividade média do setor, o que afeta o preço dos bens finais.


(Editorial, O Estado de S. Paulo, 24/3/2012)

O texto acima foi transcrito com adaptações. Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d
    defa
    Zagem --> errado
    defaSagem --> certo!
  • Resposta: e
    inGeta --> errado
    inJeta --> certo!
    Mais uma consideração pra gente não errar:
    eStender
    eXtenso
    eXtensão
  • Comentário: A alternativa (A) está correta, pois o pronome demonstrativo “o” retoma expressão anterior e o pronome relativo “que” está sendo empregado na função de sujeito e faz com que o verbo “implicou” seja flexionado no singular.
    As alternativas (B) e (C) estão corretas, pois os verbos “aceitasse” e “alcançaria” estão correlacionados nos tempos pretérito imperfeito do subjuntivo e futuro do pretérito do indicativo, respectivamente; pois a locução conjuntiva “Mesmo que” exige verbo no modo subjuntivo.
    A alternativa (D) é a errada, pois o substantivo corretamente grafado é “defasagem”, com “s”.
    A alternativa (E) está correta. Veja que o adjetivo “escasso” gera o substantivo “escassez”.
    Gabarito: D
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • Comentário: A alternativa (A) está correta, pois o verbo “estender” é grafado com “s”. Não se esqueça de que é o substantivo “extensão” que é escrito com “x”, ok!!!
    A alternativa (B) está correta, pois o verbo “mantém” se refere ao termo singular “o ministro da Fazenda”. Assim, a concordância está correta.
    A alternativa (C) está correta, pois o vocábulo “frente” rege a preposição “a” e o substantivo “dólar” admite o artigo “o”. Assim, há a combinação “ao”.
    A alternativa (D) está correta, pois “mitigados” está corretamente flexionado no plural por concordar com o termo “efeitos colaterais”.
    A alternativa (E) é a errada, pois o verbo corretamente grafado é “injeta”.
    Gabarito: E
    FONTE: http://cursos.pontodosconcursos.com.br/artigos2.asp?art=8227&prof=%20Prof%20D%E9cio%20Terror%20Filho&foto=decioterror&disc=L%EDngua%20Portuguesa
  • d) 4 -correto A escrita correta é defasagem- Diferença de fase entre dois fenômenos alternativos da mesma freqüência.Fig. Diferença, discrepância.
  • O verbo é injetar. Não existe ingeta. Obs.: Por que estender é com s enquanto que extensão é com x?
    As 2 vêm do latim, com "x": Extendere e Extensione. Mas "estender" chegou ao português no século 13, quando o latim vulgar tinha transfomado o "X" antes das consoantes em "S". Já a palavra "Extensão" é a mais nova no português - aparece só no século 18 - e, por isso, vem do latim clássico, mantendo o "X".
  • Correta: Letra E

    O grafia correta é INJETAR

    Uso do J:

    >Verbos terminados em ''jar'' (arranjar, enferrujar, viajar)
    >Palavras de origem tupi, africana e árabe (jiboia, pajé, jerco, canjica)
    >Palavras derivados de outras com ''J'' (lisonja--> lisonjear, lisonjeio)

    Uso do G:

    >Terminações ágio, égio, ígio, ógio e úgio (pedágio, colégio, prestígio, relógio, refúgio)
    >Substantivos terminados em ''gem'' (vertigem, vagem, viagem) Exceções: Pajem, Lajem e Lambujem



    Obrigado,
    Pedro.

  • Resposta letra D....

    Defasagem se escreve com "s" e não com "z".

  • É injeta com j.

    Tomem cuidado com palavras como viagem e viajar.
  • Questão chata. Agente acaba marcando a quantidade de erros, e não o número que está ao lado da palavra.
  • Lembrem-se de INJEÇÃO ( introduzir líquido).
    E não confudam com INGESTÃO.


  • Defasagem é com S pois deriva da palavra FASE.
    Defasagem é então a junção do prefíxo DE (diferença) + radical FAS (fenômeno periódico) + sufixo nominal AGEM (resultado de uma ação), que significa diferença de fase em dois fenômenos alternativos da mesma frequência.
  • O texto não corresponde à questão?