SóProvas


ID
730438
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Conselho Nacional de Arquivos (Resolução no 31, de 28 de abril de 2010), a digitalização obedece a padrões de coloração, formato e resolução mínima. No caso da digitalização de microfilmes e microfichas, tais padrões são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE EQUIPAMENTOS PARA CAPTURA DIGITAL DE IMAGEM
    -Escâneres de mesa (flat bed)
    -Escâneres planetários
    -Câmeras digitais
    Obs.: o tipo de reprodução e o formato de arquivo digital dependem do tipo de documento.

    TIPOS DE REPRODUÇÃO: bitonal, tons cinza, cor e preto e branco.

    TIPOS DE FORMATAÇÃO: TIFF, TIFF sem compressão, TIFF com compressão.

    Na questão acima você irá por eliminação, pois a única alternativa que contém o tipo de formatação TIFF é a alternativa D.
  • LETRA D - CORRETA
    O formato mais utilizado para os representantes digitais matrizes é o formato TIFF(Tagged Image File Format) 28, que apresenta elevada definição de cores sendo amplamente conhecido e utilizado para o intercâmbio de representantes digitais entre as diversas plataformas de tecnologia da informação existentes.  

    Microfilmes e microfichas:
    Tons de cinza (***)
    TIFF sem compressão 
    Resolução mínima de 300 dpi, 8 bits, modo tons de cinza (***)

    (***) Tons de Cinza / Escala de cinza: (Greyscale) - Recomenda-se o uso de escala de cinza para evitar que pequenas manchas interfiram na leitura final do representante digital.  Da mesma forma para a digitalização de microformas, caso tenham as características Assinaladas acima.

    Obs: O formato de arquivo digital é TIFF ou TIFF sem compressão. A resolução mínima é de 300 dpi com exceção das plantas que é de 600 dpi e dos 
    Negativos fotográficos e diapositivos que tem Cor e resolução mínima de 3000 dpi,  24 bits (8 bits por canal de cor), modo RGB (****) 

    (****) Modo de cor: RGB (Red-Green-Blue). Padrão de cores. RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). Este sistema é constituído por projeções de luz como monitores de vídeo e projetores (data displays), em contraposição ao sistema substrativo, formado por impressões (CMYK). O padrão RGB é padrão para apresentação de cores na internet e seu uso é recomendado para documentos originalmente coloridos ou com informações relevantes  em cor e fotografias de modo geral.
  • http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/publicacoes/digitalizacao/conarq_digitalizacao_recom_2010.pdf