No oligopólio de Bertrand a competição será via preço, no equilíbrio as firmas abaixarão seus preços até que P = Cmg (igual a concorrência perfeita) , o que significa que Neste ponto, as empresas terão lucro econômico zero.
Assim, oligopólio de Bertrand é eficiente economicamente, mas a concorrência entre preços é mais intensa, com preços igualando ao custo marginal
A concorrência em preços é mais intensa que a concorrência em quantidades.
E a comparação dos resultados dos modelos de Bertrand (competição por preços) e de Cournot (competição por quantidades) mostra isso.
Na concorrência por quantidade, as firmas tomam sua decisão de o quanto produzir com base na quantidade que a outra firma ofertará. Isso leva a um equilíbrio com preço a meio termo (menor que o de monopólio, mas maior que o custo marginal).
Já na concorrência por preços, sempre existirá um incentivo para reduzi-lo minimamente para capturar toda a demanda. E esse incentivo só deixa de existir quando o preço se iguala ao custo marginal.
Por isso o nosso gabarito é a letra B. Porque a concorrência via preços faz com que o equilíbrio do modelo ocorra com preço igual ao custo marginal, que é o mesmo equilíbrio de concorrência perfeita.
Resposta: B