SóProvas


ID
73153
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma estrutura de mercado oligopolista, composto por duas empresas que interagem, estrategicamente, num mercado de produtos homogêneos.

Assuma que a demanda é bem comportada e as estruturas de custos das empresas são iguais, com retornos constantes de escala.

Com relação à implicação sobre a intensidade da concorrência ao se adotar o modelo de concorrência em preço (à la Bertrand) no lugar de concorrência em quantidades (à la Cournot), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Vamos à diferenciação:Bertrand: fixação simultânea de preços.- todas as empresas fixarem um preço idêntico: dividem o mercado.- uma empresa fixa um preço menor: toma conta de todo o mercado.Equilíbrio: cada empresa fixa seu preço de acordo com o comportamento das demais. No limite, elas fixarão um preço tal que ele se iguale ao seu custo marginal. (ou seja, elas caem no "Paradoxo de Bertrand": um mercado oligopolista agindo como sob Concorrência Perfeita).Cournot: fixação simultânea da quantidadeEquilíbrio: firma líder maximiza normalmente o seu lucro (Rmg = Cmg), encontra sua quantidade de equilíbrio e fixa seu preço. As demais firmas (as seguidoras), tomarão conta do mercado restante, também maximizando seus lucros (Rmg = Cmg). Ninguém tomará o mercado de ninguém e todas viverão felizes para sempre.(A) P = cmg ("Paradoxo de Bertrand"), mas a concorrência é muito mais ferrenha via preços do que via quantidade.(B) CORRETO.(C) como visto, oligopólio via preços tem uma concorrência maior do que o oligopólio via quantidade.(D) a concorrência é mais intensa e P = cmg(E) realmente, é mais intensa, mas p = cmg
  • No oligopólio de Bertrand a competição será via preço, no equilíbrio as firmas  abaixarão seus preços até que P = Cmg (igual a concorrência perfeita) , o que significa que Neste ponto, as empresas terão lucro econômico zero.

    Assim, oligopólio de Bertrand é eficiente economicamente, mas a concorrência entre preços é mais intensa, com preços igualando ao custo marginal

  • A concorrência em preços é mais intensa que a concorrência em quantidades. 

    E a comparação dos resultados dos modelos de Bertrand (competição por preços) e de Cournot (competição por quantidades) mostra isso.

    Na concorrência por quantidade, as firmas tomam sua decisão de o quanto produzir com base na quantidade que a outra firma ofertará. Isso leva a um equilíbrio com preço a meio termo (menor que o de monopólio, mas maior que o custo marginal).

    Já na concorrência por preços, sempre existirá um incentivo para reduzi-lo minimamente para capturar toda a demanda. E esse incentivo só deixa de existir quando o preço se iguala ao custo marginal.

    Por isso o nosso gabarito é a letra B. Porque a concorrência via preços faz com que o equilíbrio do modelo ocorra com preço igual ao custo marginal, que é o mesmo equilíbrio de concorrência perfeita.

    Resposta: B