-
Conceito de Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto constitui uma das ferramentas utilizadas no controlo de qualidade e foi inicialmente definido pelo guru da qualidade Joseph Juran em 1950. Na sua base está o Princípio de Pareto que refere que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (80%). A grande aplicabilidade deste princípio à resolução dos problemas da qualidade reside precisamente no facto de ajudar a identificar o reduzido número de causas que estão muitas vezes por detrás de uma grande parte dos problemas que ocorrem. É na detecção dos 20% de causas que dão origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. De facto, o Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir são devidas a um pequeno número de defeitos considerados vitais (vital few). Os restantes defeitos, que dão origem a poucas perdas, são consideradas triviais (trivial many) e não constituem qualquer perigo sério. Uma vez identificados os vital few, dever-se-á proceder à sua análise, estudo e implementação de processos que conduzam à sua redução ou eliminação.
-
-
Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas. Entretanto ele não é o único responsável pelos programas de qualidade implantados pela organização.
-
O diagrama de Ishikawa, o princípio de Pareto e os modelos estatísticos são instrumentos de gestão utilizados pelo departamento de qualidade, que deve ser o responsável único pelos programas de qualidade da organização.
O erro da questão está em afirma que o departamento de qualidade é o único responsável pelo programa de qualidade; já que todos os departamentos são responsáveis.
-
Comentário acima perfeito!
-
Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, lista-se as possiveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito
-
Os instrumentos de qualidade que são citados na questão, para a sua efetiva implementação, é fundamental e indispensável a participação de todos os envolvidos na organização.
-
Qualidade é um dever de TODOS, e não de um único departamento!!!!!!!
-
A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Um desenvolvimento posterior do conceito é o Seis Sigma.
-
Atualmente, todas as tarefas e atividades da organização devem ser vistas como importantes para que a organização tenha qualidade. Desde o trabalho de limpeza até a manutenção dos equipamentos são importantes. Ou seja, a responsabilidade pela gestão da qualidade é de todos os membros da organização e não somente do setor de qualidade. ERRADA
RENNÓ
-
ERRADO
O erro está na afirmação de que o departamento de qualidade seria o ÚNICO responsável pelos programas de qualidade.
Veja o último, dos 14 princípios de Deming:
1. [...]
2. [...]
[...]
14. Colocar TODOS da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação
-
errado
a qualidade é de responsabilidade de todos
-
A QUALIDADE DEVE SER DESEMPENHADA POR TODOS DA ORGANIZAÇÃO. OU SEJA, A GESTÃO DE QUALIDADE É PARTICIPATIVA.
GABARITO ERRADO
-
-
Questão parecida!
(EBSERH - CESPE - 2018)
As cartas de controle, o princípio de Pareto e o diagrama de Ishikawa constituem ferramentas importantes para a gestão da qualidade em uma organização.
-
responsável único.... já fico grelada rsrsrs
-
GABARITO ERRADO.
-
Gabarito - Errado.
Todos os membros da organização são responsáveis pela qualidade, não se podendo falar em único responsável por esta função.
-
GAB: ERRADO
Complementando!
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
A questão começou “bonitinha”, mas no final inseriu uma informação incorreta. Realmente, estas ferramentas citadas são instrumentos utilizados na gestão da qualidade, mas o departamento de qualidade não é o único responsável pela qualidade.
De acordo com a gestão total da qualidade, todos os membros da empresa devem ser responsáveis pela qualidade, não só os profissionais diretamente envolvidos com o processo produtivo ou algum departamento de qualidade.