SóProvas


ID
732235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens de 109 a 112, referentes aos serviços de protocolo.

Na anexação, prevalece o número do processo mais recente; na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Anexação: Juntada, em carater definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.
    Apensação: Juntada, em carater temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar amatéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.


  • Anexação - juntada em carater definitivo - preserva o número do processo mais antigo
    Apensação - juntada em caráter temporário - é o número mais recente.
    Em suma: a questão inverteu os conceitos.
    Gabarito errado

  • PARA NUNCA MAIS ERRAR

    ANTECEDENTE / ANTIGO --->  ANEXAÇÃO

    PRECEDENTE / RECENTE --> APENSAÇÃO
  • Na anexação, as peças são renumeradas a partir do processo acessório; na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

  • Qual a diferença entre juntada por Anexação e juntada por Apensação?

    Juntada por Anexação é a juntada definitiva de um processo a outro, passando ambos a constituírem um só documento, devendo ser executada mediante despacho do dirigente.  Não retire a capa do processo que está sendo anexado ao mais antigo. Após esse procedimento, renumere as folhas do processo juntado, dando seqüência a numeração do mais antigo. Você deve incluir, após a última folha do processo, a Certidão de Juntada por Anexação e registrar no sistema.

    A Juntada por Apensação é a juntada de um processo a outro, com a finalidade de propiciar estudos, opiniões, informações e decisões. Cada processo, no entanto, permanece com o seu número, devendo ser executada mediante despacho do dirigente. Você deve incluir após a última folha do processo principal, a Certidão de Juntada por Apensação, não renumerando as folhas, registrando no sistema.

    http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/cprod/cartilha_abc_cprod.pdf

     

  • Apensação = É uma união provisória
    Anexação = É uma união definitiva(as folhas são renumeradas)
  • Muito bem colocado pelos colegas:

    Anexação: permanente e antigo.
    Apensação: provisório e recente.
  • Entendi que:

    ANexação (ANtigo e PermaNente): o número do processo mais antigo vai acmpanhar a documentação
    aPENnsação (recENte e Provisório): o número do processo mais recente vai acompanahr a documentação

    E em nenhum caso os dois números dos processos vão subsisitir? 
    Ou seja: se houver a anexação ou a apensação, um dos números de processo vai deixar de valer?

    Agradeço qq esclarecimento!
  • Prezada Bruna,
    Os números dos processos continuarão existindo, na prática, quando algum processo é gerado ele ganha um registro próprio porém no campo de tramitação faz -se observação que foi anexado a outro processo, portanto seu acompanhamento será feito a partir do processo ao qual foi anexado. Na apensação ocorre o mesmo de forma contrária pois ficará valendo a numeração do processo mais recente. Espero que tenha ficado claro! Mas para a prova esqueça a parte prática, poderá confundí-la.
  • Obrigada, Erick! Sanou minha dúvida!
  • Para facilitar a memorização:

    aPensação = Provisória

    aNexação  = defiNitiva


  • Gabarito Errado


    Na ANEXAÇÂO, prevalece o número do processo mais recente; na APENSAÇÂO, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos. 


    Comentários: 

     

    O erro da questão está na definição de Anexação. O número que prevalece é o mais antigo e não o mais recente. A definição de apensação está perfeita.


    ANexação " + ANtigo 
     

  • LEMBRE-SE:

    ANexação = + ANtigo

    aPensação = temPorário

  • Na juntada por anexação, que é definitiva, prevalece o número de processo mais antigo, pois foi neste que se iniciou o tratamento do assunto, e manterá a ordem cronológica dos fatos, visto que os demais serão continuidade do primeiro (exemplo: auto de infração - recurso contra auto de infração).

    Na juntada por apensação, que é temporária, prevalece o número do processo mais recente, pois o mais antigo servirá apenas como referência para a resolução do problema, ou seja, a única coisa em comum entre eles é o assunto (exemplo: solicitação de viagem do servidor "X" - solicitação anterior de viagem do servidor "Y"). Detalhe que após a solução do assunto, os processos serão desapensados, ou seja, separados fisicamente.

    Gabarito do professor: Errado
  • ANexação --> ANtigo

  • ERRADO 

    Erro na definição de Anexação---->ANexação  + ANtigo.

     O número que prevalece é o mais antigo e não o mais recente.

  • ANEXAÇÃO: Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.


    APENSAÇÃO: Juntada, em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

  • ERRADO

    Anexação==> prevalece o número mais antigo.

  • Direto ao Ponto!

    Na anexação, prevalece o número do processo mais recente (MAIS ANTIGO); na apensação, os números dos dois processos são conservados como referência para recuperação dos documentos.

    GABARITO: ERRADO

  • Apensação: temporário