-
b) Inovação Incremental
Inovação Incremental ou Inovação por Processo de Melhoria Contínua caracteriza-se por uma busca de aperfeiçoamento constante e gradual. Por norma as empresas bem geridas são excelentes no desenvolvimento das tecnologias incrementais. Estas melhoram o desempenho dos seus produtos nas formas que realmente fazem a diferença junto dos seus clientes. Este facto, habitualmente, ocorre porque suas práticas de gestão estão baseadas nos seguintes princípios
• "Ouvir" os Clientes; • Investir agressivamente em tecnologias que ofereçam àqueles Clientes real satisfação das suas necessidades; • Focalizar os mercados maiores ao invés dos menores.
Este tipo de estratégia empresarial baseada na inovação incremental ou de melhoria contínua permite às empresas que a praticam, relativamente aos seus pares, praticar margens mais elevadas.
-
DAFT, R. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003, pp. 328.
Segundo a fonte citada, somente a opção B não diz respeito às inovações incrementais. Nesse caso, a
criação de novos mercados está associada às inovações radicais.
-
Inovação incremental é aquela em que o novo produto incorpora alguns novos elementos em relação ao anterior, sem que, no entanto, sejam alteradas as funções básicas do produto.
-
Letra B.
INOVAÇÃO INCREMENTAL:
A inovação incremental procura melhorar os sistemas que já existem, tornando-os mais baratos, melhores, mais rápidos. A isto chamamos às vezes:“Market Pull Innovation” ou seja: “Inovação por tracção do mercado”.
INOVAÇÃO RADICAL:
Possui novas características de desempenho a nível mundial;
Causa impacto em termos de melhoria de desempenho superior em 10 vezes ou mais;
Altera a base concorrencial do mercado, não raras vezes gerando um novo mercado.
A inovação radical está concentrada em novas tecnologias, em novos modelos do negócio e em negócios da descoberta. A isto chamamos às vezes: "Technology Push Innovation” ou seja: “inovação por impulso da tecnologia”;
http://labinov.blogspot.com.br/2007/06/inovao-incremental.html
-
etra B.
A inovação pode ser incremental ou radical.
A inovação incremental está relacionada a uma evolução nas características de um bem ou serviço já existente. Por exemplo, um novo microprocessador com funções adicionais, mais rápido, mais eficiente, dimensionalmente menor, embora mantendo a mesma tecnologia de base.
A inovação radical é aquela onde um produto completamente novo foi criado e é disponibilizado. Nesse tipo de inovação geralmente ocorre quebra de paradigma. Por exemplo, a substituição da distribuição de musicas em discos de vinil por CDs e estes por sua vez também já deixando de existir substituídos pela distribuição remota via arquivos eletrônicos (formato MP3 ou outro)..
-
Inovações incrementais são melhorias contínuas em processos de produção, produtos, equipamentos e tecnologia a partir de uma base de conhecimento já estabelecida, mas suficiente para proporcionar melhores resultados. Quando essas melhorias acontecem de forma drástica, ou seja, suficiente para mudar completamente o produto o serviço, o modelo de negócios ou a maneira de adicionar valor para o cliente, passa ser chamada de inovação radical.
Quando falamos em avanço contínuo, Inovações criadas por meio das estruturas e decisões organizacionais normais, melhorias tecnológicas e melhorias em produtos, estamos falando de inovações com bases já existente, caracterizando a inovação incremental.
Já a criação de novos mercados pressupõe uma inovação mais significativa, com riscos de não aceitação pelo cliente e maior resistência interna, caracterizando a inovação radical.
Portanto, alternativa B está correta.
GABARITO: B
-
Se eu crio um novo mercado, logo não incremento.