-
Alternativa correta: "b".
Acredito que um dos erros das demais sejam:
a) Eles lêm leem tudo o que lhes cai na mão e só em dizer que uma boa página escrita é tudo de que precisam para não se sentir sentirem sós.
c) Diga-lhe que, no caso de ele vir a à mesa que nos interessa, a alugue e com ela mobilie a sala em que a cena principal da peça vai se desenrolar.
d) No dia da defesa do projeto, se ele expor com convicção e clareza os pontos que já selecionou, nada poderá haver que obsta obste sua aprovação.
e) Se ela requiser requerer na justiça a diferença salarial referente a um ano de trabalho, a empresa não poderá ser isentada do pagamento das correções impostas pela lei.
-
Penso que o erro da C não se relaciona com crase. “No caso de ele vir a mesa que nos interessa” está correto, já que a terceira pessoa do singular do verbo ver, conjugado no futuro do subjuntivo é, corretamente, vir.
O erro está no verbo “mobiliar”. Deveria ser mobílie (com acento agudo no i), e não mobílie (sem acento).
-
Acredito que nenhum dos colegas acima está correto no que diz respeito à alternativa "C".
Penso que o erro está na colocação pronominal: A alugue (Incorreto).
Como a expressão está depois de uma vírgula, é essencial o uso da ênclise, pois a próclise não é permitida em tal circunstância.
O CORRETO seria: Alugue-a
-
Colegas, creio que o erro da questão esteja no verbo mobilie, pois o correto seria MOBILHE (presente do subjuntivo do verbo MOBILHAR). O verbo vir é a conjugação do verbo ver no futuro do subjuntivo, e quem ver, ver algo, não pede preposição, logo não há crase.
E quanto a colocação pronominal, nesse caso é facultativo o uso da ênclise ou próclise. Ênclise devido a presença da virgula e próclise, pois há o pronome "que", que mesmo distante atrai o pronome para antes do verbo.
Bons estudos a todos!
-
O verbo mobilhar é transitivo - O verbo mobilhar é utlizado somente no Brasil.
Subjuntivo - Presente
-
Eu acho que o erro da letra d é o verbo expor que deveria ser escrito expuser.
-
Quanto a alternativa C, um esclarecimento sobre o verbo mobiliar. Podemos utilizar os verbos mobiliar, mobilhar e mobilarsempre que quisermos referir o ato de guarnecer com móveis, ou seja, fornecer móveis para uma casa, uma sala, um quarto, um escritório,…As três palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. O verbo mobiliar é tido como o mais correto e socialmente aceito, sendo o mais utilizado pelos falantes.
FONTE: http://duvidas.dicio.com.br/mobiliar-e-mobilhar-e-mobilar/
-
Questões como essa, da FCC, exigem que todos os verbos obedeçam ao mesmo tempo verbal, misturando os modos. Portanto, acredito que a alternativa C está errada porque seria corretamente assim descrita:
Diga-lhe que, no caso de ele vir a mesa que nos interessa, a alugue e com ela mobilie a sala em que a cena principal da peça IRÁ se desenrolar.
-
O erro da letra C está no "VIR", se vocês lerem a questão em seu contexto. O correto seria "Diga-lhe que se ele VER a mesa que nos interessa..." o contexto semântico pede o verbo VER e não vir. Até por que no contexto "Vir" no sentido de "Quando ele vir" que no caso é futuro do subjuntivo, o correto seria "Quando ele vier" e semanticamente isso não tem nada a ver com a frase em questão.
-
a) Eles leem tudo o que lhes cai na mão e só em dizer que uma boa página escrita é tudo de que precisam para não se sentirem sós.
b) Creiamos ou não, afirmaram diante das câmeras da televisão que o juiz, na semana anterior, havia provido o recurso interposto pelo advogado deles.
c) Diga-lhe que, no caso de ele vir a mesa que nos interessa, a alugue e com ela mobílie a sala em que a cena principal da peça vai se desenrolar.
obs: o verbo mobiliar é o único do verbos que terminar em - iliar que se pronuncia o " i " tônico, os demais são tônicos no " li ". Ex: Eu auxilio. Fonte > Domingos Pascoal Cegalla
d) No dia da defesa do projeto, se ele expuser com convicção e clareza os pontos que já selecionou, nada poderá haver que obste sua aprovação.
e) Se ela requerer na justiça a diferença salarial referente a um ano de trabalho, a empresa não poderá ser isentada do pagamento das correções impostas pela lei.