Nesse período, a oração em destaque não tem sentido restritivo em relação à palavra "cupins": na verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no conceito de "cupins".
A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula. É comum, por isso, que a pontuação seja indicada como forma de diferenciar as orações explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não.
Fonte: http://www.soportugues.com.br (09/02/2017)
GABARITO: LETRA C
I. José Pinto da Silva quer repetir o feito do seu pai que foi eleito prefeito da capital. → deveria haver uma vírgula, visto que temos uma oração subordinada adjetiva EXPLICATIVA, explica um fato acerca do pai do José, e só temos um pai do José, a oração restritiva traz uma matiz que existe outros seres, mas aquele possui a determinada característica.
II. A atual presidente do Brasil que foi ministra, é bastante exigente e firme nas suas decisões. → deveria estar isolada por vírgulas, pois temos uma adjetiva explicativa, é só uma presidente e aquela é uma característica inerente dela, unicamente dela.
III. Os cupins, que causam prejuízos em muitas residências, sobreviveriam a uma explosão nuclear. → está correto, visto que é uma característica da espécie de "cupins" causar prejuízos, explica um fato da espécie, colocando todos no pacote.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻