-
Olá pessoal,
A alternativa d) foi;
Foi é pretérito perfeito, em quanto todo o texto esta escrito no presente.
Correção:
"...Pelo contrário, É(D) precisamente a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno. "
Bons estudos.
-
Acredito que o foi deve estar no plural a fim de concordar com o sujeito ( os fatores responsáveis...)
-
Pelo contrário, foi FORAM(D) precisamente a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno.
Quais FORAM OS FATORES responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno.
a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho é o sujeito da Oração e a palavra Foram concorda com Fatores.
REsposta Letra D
-
d) errado:
foi(D) precisamente a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno.
O verbo concorda com o sujeito. Como ele está no plural, o verbo também vai para o plural.
-
Caso alguém ainda esteja com dificuldade para entender essa questão, aí vai mais uma forma de explicar a mesma coisa:
Se invertermos a oração para colocar na ordem que aprendemos na escola, fica assim:
A elevação do salário e a crescente formalização do trabalho foram precisamente os fatores responsáveis ...
Assim, elevação e formalização do trabalho são os núcleos do sujeito, então o verbo tem que ser no plural, pois temos o sujeito no plural.
-
Essa questão tempa embaralhar nossa visão, jongando o sujeito para o final do período.
É mister uma um olhar ar delicado.
foi(D) precisamente a elevação(E) dos salários e a crescente formalização do trabalho os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno.
-
SUJEITO POSPOSTO AO VERBO - Se o sujeito composto vier posposto, isto é, colocado depois do verbo, vai para o plural (concordância gramatical):Saíram da estrada o trator e o caminhão.
Ou concordará com o núcleo do sujeito mais próximo (concordância atrativa): Saiuda estradao tratore o caminhão.
● Chegaramos filhos e o pai.
Creio que Michele esteja certa!
-
Reescritura do período:
"OS FATORES responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e pela ampliação de nosso mercado interno FORAM, precisamente, a elevação dos salários e a crescente formalização do trabalho."
-
Da para ver pelos comentários que quase ninguém aceita a regra abaixo:
No caso do sujeito composto posposto ao verbo, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo pode estabelecer concordância com o núcleo do sujeito mais próximo. Convém insistir que isso é uma opção, e não uma obrigação.
Por Exemplo:
Faltaram coragem e competência.
Faltou coragem e competência.
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint53.php
-
Prof. Fernando Pestana
COMENTÁRIO:
Questão híbrida:
a) regência,
b) concordância,
c) ortografia,
d) concordância,
e) ortografia.
O único erro está na concordância inadequada feita entre “foi” e os núcleos do sujeito composto “fatores” e “ampliação”.
Veja o trecho já corrigido, na ordem direta:
“Pelo contrário, os fatores responsáveis pelo aumento do poder aquisitivo da população e a ampliação de nosso mercado interno foram precisamente a elevação dos salários e a crescente formalização do trabalho.”
Ainda se encarássemos como sujeito “a elevação dos salários e a crescente formalização do trabalho”, o verbo ficaria obrigatoriamente no plural para concordar com o sujeito composto, embora posposto ao verbo. GABARITO: D.
-
Pelos meus estudos, também concordo com o Leonardo Rocha.
Não sei quando posso considerar essa regra ou não.
-
Comentário: A alternativa (A) está correta, pois a preposição "de" é exigida pelo substantivo "argumento" e inicia a oração subordinada substantiva completiva nominal "de que uma das causas da baixa competitividade da indústria seja o alto custo do trabalho".
A alternativa (B) está correta. O verbo "seja" está flexionado no singular, porque o núcleo do seu sujeito também está no singular: "uma".
A alternativa (C) está correta. A banca quis testar seus conhecimentos sobre a diferença do verbo "perca" em relação ao substantivo "perda". Veja que há o artigo "a", evidenciando que só cabe o substantivo.
A alternativa (D) é a errada, pois o sujeito plural "os fatores responsáveis" força o verbo de ligação "foi" ao plural (foram). Note que o termo composto "a elevação dos salários e a crescente formalização do trabalho" é o predicativo do sujeito.
A alternativa (E) está correta, pois o substantivo "elevação" está corretamente grafado e flexionado no singular.
Gabarito: D
Prof. Décio Terror - www.estrategiaconcursos.com.br