SóProvas


ID
747253
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No debate contemporâneo sobre o papel do Estado na economia, a questão da regulação tornou-se central. Os enunciados abaixo se referem a essa questão. indique a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Questão interessante. As atividades de regulação são uma forma de intervenção do Estado na economia e na automia da liberdade de iniciativa e de empresa, pautada em controles e em regras de mercado a fim de evitar abusos e monopólios por parte dos agentes privados na prestação de serviços públicos em diversas áreas (telecomunicações, petróleo e gás, energia elétrica, transportes etc.).
    C) A teoria econômica da regulação refere-se ao modelo norte-americano de agências (agency) que exercem funções regulatórias com maior autonomia (autarquitas) e sem vinculação subordinativa. D) O fenômeno da captura é quando o setor privado detém tanto poder econômico e influências políticas que pode usurpar ou manupular o poder público em benefício próprio; notem o sutil erro do item quando ele fala na "captura dos organismos de regulação", não é o caso, pois a captura refere-se a setores da economia, mercados e não as agências em si.
  • Não entendi na letra b quais organizações coletivas poderiam regular intervindo de forma ativa?
  • "A Teoria Econômica da Regulação refere-se à regulação como intervenção ativa e consciente do Estado ou de outras organizações coletivas."
    A TEORIA ECONÔMICA DA REGULAÇÂO refere que as decisões de regulação visam a maximizar a votação majoritária. O modelo atribui uma função para os políticos na formação dos grupos de interesse e por estabelecer uma função-objetivo do regulador em função de apoio político. A hipótese é que o agente regulador procura conquistar o máximo de apoio possível de ambos os grupos: dos consumidores, mantendo a tarifa tão baixa quanto puder, e da indústria, garantindo o maior lucro possível. É deixada de lado a visão do Estado como um ente benevolente. A Teoria Econômica da Regulação passou a incluir a dimensão política na análise da formulação das políticas regulatórias e, neste sentido, a regulação pode ser vista como um bem econômico para o qual existe um mercado com oferta e demanda em que grupos ofertam regulação e outros grupos disputam regulação favorável a seu bem-estar.
    Questão bem formulada.
    Bons estudos.
  • Explicação porque a alternativa “E” esta errada:
     
    A Teoria econômica da Regulação não vê a regulação
    como um instrumento de maximização da ação coletiva, mas sim como um
    produto comercializado entre demandantes e ofertantes. A tese, portanto, é
    que a ação regulatória é resultado da interação de interesses privados, orientados
    exclusivamente pela busca de benefícios. As indústrias reguladas querem
    se proteger da concorrência e outros atores buscam benefícios, criando uma
    demanda regulatória. Os reguladores, em contrapartida, criam uma oferta de
    regulação em troca de apoio político. Tratar-se-ia, então, de um verdadeiro
    comércio regulatório, totalmente estranho a qualquer ideia de interesse público.

    PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS - Ponto dos Concursos
  • o que seriam outras organizações coletivas?