SóProvas


ID
752791
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao relacionar os modelos de análise histórica da gestão pública ao longo do tempo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A administração pública gerencial surgiu na segunda metade do século XX, 
    motivada pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado; como 
    estratégia para reduzir custos e tornar mais eficiente a administração dos serviços
    que cabiam ao Estado; instrumento de  proteção ao patrimônio público; e 
    insatisfação contra a administração pública burocrática. 
    O enfoque gerencial da administração pública manifestou-se Grã-Bretanha 
    (Thatcher 1979) e nos EUA (Reagan 1980). 
    O gerencialismo consiste na administração voltada para resultados, orientada para 
    os anseios do cidadão/usuário. 
  • Comentando as ERRADAS
    a) A etapa patrimonialista da gestão pública durou mais que cinco décadas, sendo correto afirmar que até os dias atuais persistem traços e práticas patrimonialistas através da concessão de privilégios injustificados.
    b) Não considero correto afirmar que modelo burocrático ficou circunscrito aos período mencionado, embora a implantação de reformas orientadas a resolver as limitações do modelo burocrático tenham ficado mais intensas a partir do final dos anos 60, o modelo burocrático continua sendo aperfeiçoado e incrementado pela administração pública. 
    c) As crises econômicas revelaram as limitações do modelo burocrático frente às mudanças decorrentes do desenvolvimento econômico-social. Nada tem a ver o modelo patrimonial nesse contexto.
    d) O modelo gerencial é o modelo predominante atualmente, mas não foi fruto do Estado Novo. O período mencionado marca as iniciativas de reformas burocráticas na Administração Pública.
  • A letra " E " é a mais compatível com o significado das gestões que são aprensentadas.
    Dentro da definição de administração pública gerencial nota-se que o cliente é foco e também é buscada a competência.
  • Complementando o amigo acima...

    A "A tecnologia da informação" na época era o Alto Nível de Papelório. Acredito eu que esse seja o motivo da opção "B" estar errada.

  • GABARITO: E

    ITEM A (ERRADO)
    O paradigma patrimonialista subexiste até hoje na administração pública, apesar de sua existência ser combatida constantemente.

    ITEM B (ERRADO)
    O modelo burocrático começou a ser implementado no Brasil através do DASP, na década de 1930, mas possui importantes características vigentes até hoje na administração pública brasileira.

    ITEM C (ERRADO)
    O modelo patrimonialista é o mais antigo, sendo que suas práticas são constantemente combatidas, para buscar maior eficiência na ação pública.

    ITEM D (ERRADO)
    modelo gerencial surgiu no Brasil na ditadura militar, e não na era Vargas.

    ITEM E (CERTO)
    É isso mesmo, apesar de um pequeno detalhe que poderia ser questionado: a banca deveria ter mencionado que trata-se do “cliente-cidadão”, pois este é diferente do simples “cliente”!


  • Um conceito que coloca uma pulga atrás da sua orelha:


    "Na fase mais recente,  o entendimento de que o usuário  do serviço deve ser visto como cliente-consumidor perdeu força, principalmente porque a idéia de consumidor poderia levar a um atendimento melhor para alguns e pior para outros, num universo em que  todos  têm os mesmos  direitos. É possível perceber isso quando levamos em consideração  que  clientes  mais  bem organizados  e  estruturados  teriam  mais  poder para pleitear mais ou melhores serviços, culminando em prejuízo para os menos estru­turados. Por isso, nesta abordagem é preferível o uso do conceito de cidadão, que, em vez de buscar a sua satisfação,estaria voltado para a consecução do bem-comum. Com isso, o que se busca é a eqüidade, ou seja, o tratamento igual a todos os que se encon­tram em situações equivalentes."

    FONTE: Admistração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato (2008 p.99)

  • Só para relembrar: o modelo burocrático surgiu no mundo ainda no séc. XIX. No Brasil, surgiu com o DASP em 1937 - 1938.

  • Questão semelhante

    FCC -  2012 - TRE-CE

    A administração pública gerencial constitui um avanço e afirma-se que deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), em que o beneficiário seja o cidadão. Esse deslocamento de foco caracteriza o paradigma na gestão pública, conhecido como

    b) do cliente (GABARITO).

  • E

    O modelo gerencial é o modelo contemporâneo, que enfoca resultados e uma gestão pública pautada em competências, além do foco no cliente.