-
O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006). Através do benchmarking, a organização pode observar em outras organizações as melhores práticas para cada uma das áreas funcionais, adaptando suas tarefas e procedimentos de acordo com a conduta destas organizações.
O benchmarking interno significa a procura pelas melhores práticas dentro das diferentes unidades da própria organização (outros departamentos, sedes, etc.). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a valorização pessoal interna.Desvantagens=>uma desvantagem do tipo interno de benchmarking e o foco limitado porque as práticas estarão sempre impregnadas com os mesmos paradigmas
-
a) Qualidade Total, que com a aplicação de ferramentas consagradas, permite aperfeiçoar o trabalho.
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
b) Produção Enxuta, que adequa recursos e carga de trabalho, alinhando estes meios com a utilização de tecnologia de informação e robótica.
Produção Enxuta (Toyotismo) é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão (dando origem ao nome) após a Segundo Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado pelo japonês Taiichi Ono e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global. (Palavras chaves: Just-in-time; produção enxuta; eficiência)
c) Reengenharia, que como modelo, revisa, desconstrói e restabelece novos processos integrados.
A reengenharia para Stair e Reynolds (2002) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informações e valores da organização objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”.
d) Organização de Aprendizagem, que molda a maneira de agir, com foco em novos processos de pensar e inovar sistemicamente.
Em 1990, Peter Senge designa "organizações em aprendizagem" as organizações cujos membros “estão continuamente a reforçar a sua capacidade de criar o seu futuro” e define cinco componentes base que caracterizarão as organizações em aprendizagem do futuro: Análise dos Sistemas de Pensamento Dominantes;
Formação, Desenvolvimento e Domínio Pessoal;
Compreensão dos Modelos Mentais que orientam a organização;
Visão Partilhada;
Aprendizagem e Trabalho em Equipe.
e) Benchmarking, que aproveita a excelência de processos semelhantes, para que se adaptem ou se moldem novas formas de realização do trabalho.
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
-
Benchmarking: processo ou técnica de gestão através do qual as empresas ou organizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão (análise interna) comparando-o com os melhores desempenhos encontrados em outras organizações (análise externa).
-
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
Alternativa Correta: (E)
-
Pessoal, desculpem a minha ignorância mas não estou conseguindo identificar a relação do enunciado "A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho" com o benchmarking. Será que através da análise interna e externa nas quais irá se verificar o pontos problemáticos da empresa é que vai buscar melhores práticas de uma outra empresa ou departamento para melhorar o seu problema. Esta visão é correta? Se alguém me ajudar a tirar esta dúvida, agradeceria muito.
-
Vejam o que diz a questão:
A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:
Não pode ser Qualidade Total porque ela não é feita só em uma área.
A reengenharia foca os clientes internos e externos e não a análise interna e externa.
O Benchmarking visa a melhoria e não só copiar os referenciais de excelência (benchmarks). Nele NÃO se comparam organizações COMO UM TODO só processos específicos.
Existe 3 categorias de benchmarking:
- interno: dentro da organização.
- competitivo: empresas do mesmo segmento.
- genérico: qualquer organização lider na área de estudo.
O benchmarking não só é feito externamente. Pode ser feito dentro da organização. Por exemplo um setor da empresa que se destaca.
Fonte: MARSHALL JUNIOR, Isnard et al. Gestão da Qualidade. 10.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
-
Benchmarking é tecnologia gerencial? Alguém poderia me explicar quais são as tecnologias utilizadas para a implementação do Benchmarking.Benchmarking não seria uma ferramenta, um processo ou talvez uma metodologia? Brincar com as nomenclaturas é realmente irritante!
-
Falando a verdade
só fui de bench por causa do "externas" do enunciado.
-
Exatamente - O "externa" é a chave para se chegar na resposta.
-
Benchmarking utilizado para revisar processos??? Nunca ouvi isso...
-
Letra E
Benchmarking é o aprimoramento de questões que dizem respeito à vida da própria empresa, sua composição, sua estrutura, seu desenvolvimento, seus pontos fracos e fortes, seu presente e futuro é parte do desenvolvimento gerencial e dos talentos da organização. Nesse particular, é bastante utilizada, tanto para conhecer e trocar experiências com o mercado, quanto para avaliar as próprias políticas internas da empresa.
-
Em 10/10/2018, às 21:58:18, você respondeu a opção E.Certa! (Felicidade é quando respondemos com convicção e acertamos ;-;)
Em 17/09/2018, às 11:19:03, você respondeu a opção A.Errada!