SóProvas


ID
762499
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No período “O Direito socorre a todos, menos a quem dorme”, o termo grifado funciona sintaticamente como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    É sabido que o VTD pede complemento sem preposição. Entretanto, às vezes, o objeto direto pode aparecer precedido de preposição – geralmente, “a” – sem que isso o transforme em objeto indireto (complemento ligado ao verbo mediante preposição). Neste caso, temos o objeto direto preposicionado, como em “Devemos amar a Deus sobre todas as coisas”. “Amar”, no contexto, é transitivo direto (amar quem? resposta: Deus), mas mesmo assim apareceu a preposição “a” (amar a Deus). Há contextos em que podemos exercer a faculdade de empregar preposição com verbos transitivos diretos, e outros em que tal uso é obrigatório.


    Em relação a questão em tela, estamos diante de um complemento verbal, o qual aparece preposicionado, e conforme exposto acima sempre temos de estar atentos à transitividade do verbo. Assim, acerca do verbo em questão – socorrer –, "Quem socorre, socorre alguém", e não "a alguém". Nesse sentido, ainda que diante da preposição, trata-se de um objeto direto preposicionado.
  •  “O Direito socorre a todos, menos a quem dorme”

    Quem é que socorre a todos, menos a quem dorme?  O DIREITO (SUJEITO)

    Se lermos até o verbo ele precisa de complemento? O Direito socorre... (A princípio não, a frase é entendível), Mas se perguntarmos ao verbo, temos: O que o Direito socorre? a todos - necessariamente todos vem com a preposição a.


    Mais explicação:


    objeto direto pode aparecer precedido de preposição – e essa preposição, geralmente, é “a” – sem que isso o transforme em objeto indireto (que, como você já sabe, é complemento ligado ao verbo através de uma preposição). Neste caso, temos o objeto direto preposicionado, como em “Amar a Deus sobre todas as coisas”. “Amar”, no contexto, é transitivo direto (XamaY), mas mesmo assim apareceu a preposição “a” (amar a Deus).  

    Fonte:

    http://gramaticadoprofessordaniel.blogspot.com.br/2011/04/entendendo-o-objeto-direto.html

  •  d) Objeto direto preposicionado.

    A mesma lógica de amar a todos. O verbo amar é objetivo direto. Mas quando o autor deseja destacar a força do verbo, pode usar preposição, tornando assim o objeto direto preposicionado. Mesma coisa com ajudar, o qual é objetivo direto.

  • d)Objeto direto preposicionado.

    Socorrer é verbo transtivo direto porque nao exige preposição. O uso de preposicao é só para dar destaque poetico ao contexto