SóProvas


ID
767125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2002
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

O processo de mudanças progressivas em qualquer comunidade é conhecido como sucessão. O entendimento do processo de sucessão é ferramenta essencial para a implantação e o manejo de projetos em silvicultura. A remoção da cobertura vegetal em comunidades florestais naturais em decorrência de incêndios, da colheita de madeira e da abertura de clareiras dá início ao processo de recolonização da área, o qual indica a capacidade de resiliência dos ambientes. Esse processo, em condições naturais, não é essencialmente unidirecional, e o resultado final pode ser uma comunidade estruturalmente semelhante, mas floristicamente distinta da original, porém, em geral, fortemente influenciada pelas comunidades vizinhas remanescentes. Intervenções com técnicas silviculturais, como limpezas, plantios de enriquecimento e queimas periódicas, entre outras, podem direcionar o processo, desde que haja o monitoramento das etapas que se sucedem.

A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A regeneração natural por meio do banco de sementes e da chuva de sementes tem pequena importância no processo de sucessão, pois a comunidade que retorna é composta principalmente por espécies inéditas no ambiente.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos:

    • Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.
    • Sucessão Alogênica: quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e processos geológicos.

    Logo, qualquer interferência externa pode sim afetar a sucessão, principalmente a primária.

    todamateria.com.br/sucessao-ecologica/

  • A regeneração natural possui suma importância no processo de sucessão ecológica e as espécies que retornam não são diferentes/inéditas.