SóProvas


ID
77119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. No Brasil, a supervisão bancária acompanha o ritmo da evolução do mercado financeiro e, conforme recomendação do Acordo da Basileia II, migrou de uma ótica prescritiva para outra, de natureza prudencial, transitando de uma postura reativa para uma proativa, com base em três pilares. Quais são os três pilares que norteiam o Acordo da Basileia II?

Alternativas
Comentários
  • Basiléia II propõe um enfoque mais flexível para exigência de capital e mais abrangente com relação ao fortalecimento da supervisão bancária e ao estímulo para maior transparência na divulgação das informações ao mercado, baseado em três grandes premissas: - Pilar I – fortalecimento da estrutura de capitais das instituições; - Pilar II – estímulo à adoção das melhores práticas de gestão de riscos, e; - Pilar III – redução da assimetria de informação e favorecimento da disciplina de mercado. bons estudos, avalie!
  • Resposta: Letra b

    O Acordo de Capital da Basiléia II, mais complexo e extenso que o anterior, tem o objetivo de dar maior solidez ao sistema financeiro mundial.
    As principais mudanças estão na substituição da padronização generalizada, por um enfoque mais flexível, dando ênfase nas metodologias de gerenciamento de risco dos bancos, na supervisão das autoridades bancárias e no fortalecimento da disciplina de mercado.

    A nova estrutura pretende alinhar a avaliação da adequação de capital, de forma customizada, aos principais elementos dos riscos bancários e fornecer incentivos aos bancos para aumentar suas capacidades de mensuração e administração dos riscos. Com isso, o Novo Acordo, por ser mais sensível ao risco que os bancos assumem, implica que o capital requerido vai variar de acordo com sua maior ou menor propensão ao risco. Esta nova proposta está calcada em 3 importantes “pilares”:

    Primeiro Pilar : “Capital Mínimo Requerido”

    Estabelece o requisito mínimo de capital que as entidades devem manter para fazer frente aos riscos de crédito , de mercado e operacional . Tal requisito é conhecido como Índice de Basiléia. Foram mantidos a definição de capital considerado para fins regulatórios e o requisito mínimo de 8% do capital para ativos ponderados por risco.

    Segundo Pilar : “Revisão no Processo de Supervisão”
    O supervisor passa a ser o responsável por avaliar como os bancos estão estimando a adequação de suas necessidades de capital em relação aos riscos assumidos. A nova proposta sublima a importância dos administradores dos bancos desenvolverem um eficiente gerenciamento de risco e um processo interno de mensuração de capital de acordo com o perfil de risco e controle de sua instituição. Esses processos internos serão submetidos à aprovação da Supervisão Bancária, podendo haver interferência quando necessário.

    Terceiro Pilar : “Disciplina de Mercado”
    Estimular maior disciplina do mercado através do aumento da transparência dos bancos, para que os agentes de mercado sejam bem informados e possam entender melhor o perfil de risco dos bancos.

    http://www.andima.com.br/publicacoes/arqs/2001_basileia.pdf   

  • O Acordo de Basileia II, criado em 2004, busca medidas mais precisas dos riscos incorridos pelos bancos internacionalmente ativos. Baseia-se, portanto, em 3 pilares:


    - Requerimento de capital


    - Revisão da adequação de capital dos bancos


    - disciplina de mercado


    Alternativa B correta.