SóProvas


ID
77146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

. O Presidente de uma autarquia federal pretende anular atos administrativos praticados de boa-fé há mais de quinze anos. Considerando que esses atos administrativos vêm produzindo, desde então, efeitos jurídicos favoráveis aos seus destinatários, qual é o fundamento a ser invocado para impedir tal postura administrativa?

Alternativas
Comentários
  • Literal na Lei 9.784: Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
  • Decadência, extingue-se para a Administração o direito de anular o ato.Lei 9.784/99Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários DECAI EM CINCO ANOS,contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.
  • comentário repetido = comentário inútil
  • Usando o direito que a Constituição Federal me garante no Art. 5º, V, gostaria de dizer aos colegas que no momento em que fui comentar a questão a mesma não tinha comentário. Como sou lento ao digitar, o colega Yuri adcionou o comentário dele 1º, mesmo assim tentei mudar um pouco enfatizando que para a Administração havia sido extinto um direito (anular o ato) por inércia do seu titular de não o exercer dentro do prazo estipulado (5 anos). Caracterizando isso decadência que é a extição do direito não exercido no prazo estipulado.