SóProvas


ID
777049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao Estatuto dos Militares
Estaduais do Ceará.

Nos termos do estatuto, não faz jus às férias regulamentares o militar estadual que esteja aguardando solução de processo de inatividade nem o que esteja matriculado em curso de formação para ingresso na corporação.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA
    §3° Os períodos de férias escolares dos alunos de curso de formação são considerados como férias anuais;
  • Resposta e correta,  de acordo com a lei 13.729, estatuto dos militares do estado do ceara, segundo o Art 59 § 2º Não fará jus às férias regulamentares o militar estadual que esteja aguardando solução de processo de inatividade. § 4º O direito destacado neste artigo estende-se aos militares que estão nos cursos de formação para ingresso na Corporação

  • Errada

     

    Os Militares Matriculados em cursos de formações já estão concorredo a todos os seu direito como remuneração, tempo de serviço e férias.

    §3° Os Períodos De Férias Escolares Dos Alunos De Curso De Formação São Considerados Como Férias Anuais.

     

  • Vale resaltar que mesmo no curso de formação o aluno-soldado já e equiparado a soldado militar e dessa forma já tem direito a ferias.

    Bons estudos e Fé em Deus.

  • Período como aluno já dá o direito de férias! Imaginem um cadete, curso de formação de anos sem férias?! É militar, não escravo!

  • Só pra complementar...

    Art. 59

     § 2º. Não fará jus às férias regulamentares o militar estadual que esteja aguardando solução de processo de inatividade.

  • Nos termos do estatuto, não faz jus às férias regulamentares o militar estadual que esteja aguardando solução de processo de inatividade (certo) nem o que esteja matriculado em curso de formação para ingresso na corporação (errado).

    ART. 59

    §2º Não fará jus às férias regulamentares o militar estadual que esteja aguardando solução de processo de inatividade.

    §4º O direito destacado neste artigo extende-se aos militares que estão nos cursos de formação para ingresso na Corporação.

    Sendo assim, os alunos/militares que ingressam no curso de formação já possuem as atribuições, os direitos, deveres e as prerrogativas de um militar. Tanto que podem, inclusive responder por transgressões militar.