-
Arranjo teórico doutrinário, caracterizado pela função do discurso cristão com o suporte técnico-científico positivista. junção do discurso humanista cristão com o suporte técnico?científico de inspiraçãona teoria social positivista, reitera para a profissão o caminho do pensamento conservador.
-
Entre as décadas de 1930 e 1940 o Serviço Social brasileiro recebe influências tanto do Serviço Social Europeu quanto do Serviço Social norte-americano. Assim, no Brasil, a profissão foi fortemente influenciada pela Doutrina Social da Igreja Católica, com predomínio do pensamento conservador e moralizante no tocante à questão social, a qual era caracterizada como um problema individual. O pensamento positivista, presente sobretudo no Serviço Social norte-americano, passa a ser referência também nas escolas brasileiras de formação desses profissionais. Deste modo, a adoção no campo técnico-científico da teoria social positivista ao discurso humanista cristão oriundo da Igreja Católica, foi caracterizado por M. V. Iamamoto (Renovação e conservadorismo no Serviço Social. Ensaios Críticos. São Paulo: Cortez, 1992) como "arranjo teórico-doutrinário" (junção de uma teoria a uma doutrina) e orientou a formação e prática profissional dos assistentes sociais naquele período.
RESPOSTA: E
-
Hamilton, qual autor fala sobre isso? Ou apenas esse termo se refere à segunda vertente do Movimento de Reconceituação, a reatualização do conservadorismo?
-
Este processo, que vai constituir o que Iamamoto (1992, p. 21) denomina de "arranjo teórico doutrinário", caracterizado pela junção do discurso humanista cristão com o suporte técnico‐científico de inspiração na teoria social positivista, reitera para a profissão o caminho do pensamento conservador (agora, pela mediação das Ciências Sociais).
-
Yazbek,Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teóricometodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.In Serviço Social Direitos Sociais e Competências Profissionais. ABEPSS, 2009;pg 05. http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
-
Entre 1930 e 1940 ===> o Serviço Social brasileiro recebe influências tanto do Serviço Social Europeu quanto do Serviço Social norte-americano.
No tocante à questão social ===> era caracterizada como um problema individual.
O pensamento positivista, presente sobretudo no Serviço Social norte-americano, passa a ser referência também nas escolas brasileiras de formação desses profissionais. Deste modo, a adoção no campo técnico-científico da teoria social positivista ao discurso humanista cristão oriundo da Igreja Católica, foi caracterizado por M. V. Iamamoto como "arranjo teórico-doutrinário" (junção de uma teoria a uma doutrina) e orientou a formação e prática profissional dos assistentes sociais naquele período.
Discurso humanista-cristão + suporte técnico-científico de inspiração na teoria social positivista = ''arranjo teórico-doutrinário''