SóProvas


ID
780778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da institucionalização do serviço social no Brasil e o
movimento de reconceituação na América Latina, julgue os itens a
seguir.

A afirmação da consagrada divisão de trabalho entre cientistas sociais e assistentes sociais representa a principal conquista do processo de reconceituação do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Netto  a  principal  conquista  do  Movimento  de Reconceituação  foi  à  recusa  por parte dos assistentes sociais em serem meros executores das políticas sociais, assim, segundo o autor através  do  processo  de requalificação  principalmente  com  a  introdução  destes  profissionais  no  âmbito  da  pesquisa  acadêmica  foi  possível  romper  com  a  “divisão  consagrada  de  trabalho  entre  cientistas  sociais  (os  teóricos)  e  assistentes  sociais  (os  profissionais  da  prática)”       NETTO,  J.  P  P.  O  Movimento  de  Reconceituação  –  40  anos  depois.  Rev.  Serviço  Social e Sociedade, nº. 84. São Paulo: Cortez, 2005, p. 21-36. 
  • gente não entendi a questão está com garito errada?


  • Vejam bem o que diz a questão: "a afirmação da consagrada divisão de trabalho..." Já no texto do Netto ele fala em rompimento dessa divisão. 

    Resposta da questão: errado 

  • Segundo J. P. Netto (O movimento de reconceituação: 40 anos depois. Rev. Serv. Social e Sociedade.Num. 84, ano XXVI,nov. 2005) a principal conquista do movimento de reconceituação foi justamente a negação da divisão de trabalho entre os cientistas sociais, caracterizados como profissionais que atuavam no âmbito da academia, produzindo teoria, e os assistentes sociais, considerados os profissionais da prática e subalternos, que atuavam na realidade e como, meramente, executores de políticas sociais. Deste modo, o movimento de reconceituação também realizou uma crítica à dicotomia entre a prática e a teoria que permeava a profissão. Sendo assim, a principal conquista do movimento de reconceituação do Serviço Social foi a recusa, por parte da categoria profissional, a separação entre prática (assistentes sociais) e teoria (cientistas sociais), inserindo também profissionais do Serviço Social na academia para a realização de pesquisas, além de reclamar para si também a função de planejamento e coordenação de políticas e programas, ultrapassando a visão de somente serem executores terminais.


    RESPOSTA: ERRADA

  • Concordo com a Tamara. O que representa a principal conquista são os avanços no campo da pesquisa acadêmica, o assis. social deixa de um mero executor para ser tb pesquisador; e não a afirmação afirmação da consagrada divisão de trabalho.

    Cespe sendo Cespe. 
  •  a principal conquista do movimento de reconceituação foi justamente a NEGAÇÃO da divisão de trabalho entre os cientistas sociais, caracterizados como profissionais que atuavam no âmbito da academia, produzindo teoria, e os assistentes sociais, considerados os profissionais da prática e subalternos... BONS ESTUDOS!!!

  • A principal conquista do Movimento de Reconceituação foi justamente a negação da divisão de trabalho entre os cientistas sociais e assistentes sociais.