SóProvas


ID
780961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O exercício profissional do assistente social exige, atualmente,
consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação
técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e
táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão
técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se
seguem.

Na condução de entrevista no contexto judicial, recomenda-se ao assistente social colher informações sobre os antecedentes do entrevistado, evitando, dessa forma, que este seja obrigado a repetir informações que já constem dos autos processuais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009) a entrevista é um dos instrumentos disponíveis ao assistente social que o permite compreender e colher dados acerca da situação que está sendo estudada, os quais posteriormente irão estar presentes na instrução processual. Deste modo, compreende-se que a entrevista não é realizada de forma aleatória, ela possui um objetivo e finalidade. Assim, para ser conduzida da melhor forma e atingir os fins desejados, considera-se fundamental que o profissional que irá realizá-la, anteriormente, esteja a par das informações que já constam nos autos processuais, para que não sejam repetidas as perguntas e, provavelmente, as respostas. Portanto, o conhecimento prévio acerca do entrevistado e da situação é importante para que a entrevista tenha o efeito almejado e seja evitado um desgaste para o indivíduo, que não precisará, desta forma, repetir informações já mencionadas em outro momento. Além disso, vale destacar que deve ser esclarecido ao entrevistado em questão quais os objetivos desse procedimento e a própria apresentação do profissional que o conduzirá. Com relação ao conteúdo da entrevista, este será definido de acordo com os objetivos que se pretende obter e também de acordo com cada situação que se está compreendendo e analisando. 


    RESPOSTA: CERTO
  • Segundo Eunice T. Fávero (Instruções sociais de processos, sentenças e decisões. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009). Não se deve repetir informações já fornecidas pelo entrevistado, evita sofrimento e desgastes a ele, além do mais, o profissional deve se apresentar, colocando o objetivo da entrevista e suas finalidades, algo que poucos fazem, não só em nossa profissão mais na maioria delas.