-
O clientelismo é um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político.O que o caracteriza é o sistema de troca.
O patrimonialismo é a característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Como o termo sugere, o Estado acaba se tornando um patrimônio de seu governante.
-
Ao meu ver cabe recursos para alteração deste GABARITO para letra E.
O modelo de Administração Gerencial no Brasil é voltado para resultados, onde o cidadão é considerado CLIENTE.
e seguindo nesta linha de raciocionio entra o Modelo Consumerism.
O consumerism introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, como incentivo à competição entre organizações públicas e adoção de um novo modelo contratual. Segundo Caio Marini:
O outro, nesta linha evolutiva, recebeu a denominação de consumerismo a
partir do foco na flexibilidade de gestão, na qualidade dos serviços e na prioridade às demandas do consumidor: é o “fazer melhor”. Note-se que, enquanto a primeira perspectiva quer recuperar a eficiência perdida, a segunda quer incrementar a qualidade dos serviços, olhando o cidadão
como cliente.
Fonte: material do ponto dos concursos (Administração Pública - Prof. Rafael Encinas)
Valeu galera espero ter ajudado.
-
Amigo Luciano, pelos conceitos de Clientelismo que pesquisei não consegui associar ao modelo gerencial de jeito nenhum, a não ser uma disfunção do mesmo...
Clientelismo
Prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe votos. Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre atores desiguais, chamados de patrões e clientes. A origem dessas relações é vinculada à sociedade rural “tradicional”, aos laços entre latifundiários e camponeses, fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.
-
"Ao meu ver" está errado ! O Certo é :
A meu ver , seria passível de recurso está questão.
-
PARA MIM A QUESTAO REALMENTE CABE RECURSO,POIS NO MODELO GERENCIAL É PREDOMINTE O MODELO CLIENTE-CONSUMIDOR ONDE OS CONSUMIDORES DOS SERVIÇOS PUBLICOS SÃO VISTOS COMO CLIENTES E DEVEM SER TRATADOS COMO CLIENTES
Segundo POLITT (1990) o termo cliente ou consumidor, usado pelo modelo gerencial, parte de um ponto de vista individualizante, que prioriza os direitos individuais e o mercado em detrimento dos direitos coletivos e da participação na esfera pública.
-
Foco no cliente qeu é acaracteristico da administração gerencial é o oposto de clientelismo.
clientelismo é deixar o cliente submisso de tal forma que não tenha outra opção.
por isso não tem nada a ver com administração gerencial, mas corresponde a administração patrimonial.
-
Eu também acho que cabe recurso nesta questão
-
Minha gente, é pegadinha!
Como clientelismo nos leva a "cliente", que é um termo que nos remete de imediato a Administração Gerencial acabamos nos confundindo. "Clientelismo" não quer dizer cliente.
Clientelismo, segundo Wikipédia: "O clientelismo é um sub-sistema de relação política, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político.(...)"
-
O clientelismo tem como finalidade principal amarrar politicamente o beneficiado. Os intermediários dos favores, prestados às custas dos cofres públicos, são os chamados clientelistas, despachantes de luxo ou ainda traficantes de influências. O grande objetivo dos intermediários é o voto do beneficiado ou dinheiro, componentes básicos do que identificamos como corrupção. A partir deste ponto de vista, temos que o clientelismo é a porta da corrupção política, sendo o sistema que dá origem à maioria esmagadora das irregularidades políticas e institucionais, assim como proporciona o mal uso da "máquina administrativa", que passa a ser direcionada apenas a finalidades estritamente perversas, sendo os prejudicados, no final, a grande maioria dos cidadãos que desejam seguir cumprindo com seus deveres.
-
Clientelismo a gente aprende lá nos idos de escola... tá no mesmo cesto do coronelismo, voto de cabresto, etc. Incabível recurso.
-
Colegas, não façam igual eu e sejam inocentes comprando CLIENTElismo com Cidadão-Cliente aahahahaha
-
Recebe o nome de clientelismo a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são encarados como "clientes". (...) Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre indivíduos desiguais, denominados patrões e clientes.
Fonte: http://www.infoescola.com/politica/clientelismo/
-
errei.. clientelismo kkkkkkk
-
Quase caí na pegadinha de confundir "cliente" com "clientelismo"
-
Distrinchando a questão.
Dicionário: Clientelismo - Prática eleitoreira de certos políticos que consiste em privilegiar uma clientela ( conjunto de indivíduos dependentes) em troca de seus votos; favores entre quem detém o poder e quem vota.
LOGO : A CARACTERÍSTICAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA que tem fortes traços de corrupção e neopotismo.
-
-
2º estágio da nova Administração Pública: Consumerismo- Cidadão Cliente.
-
CLIENTELISMO = administração PATRIMONIAL
CONSUMERISMO = administração GERENCIAL
-
Obrigada, Maisa_. Não erro mais. ;)
-
“O clientelismo é um subsistema de relação política – em geral ligado ao coronelismo, onde se reedita uma relação análoga àquela entre suserano e vassalo do Sistema Feudal, com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político, deixando o ‘cliente’ em total submissão ao ‘patrão’, independentemente de como se processa a relação entre as partes: se de natureza familiar ou empregatícia.
...
No Brasil e em alguns países da América Latina, suas raízes remontam às origens patriarcais, patrimonialistas e tradicionais destas sociedades”.
...
MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 127.
-
"clientelismo"
eu sempre esqcia o significado... até q criei vergonha na cara e inclui nos meus mapas mentais de forma BEM destacada.
cespe adora essa palavra.... 2018 ele volta...esperemos..kkkk
-
LETRA B
NO MODELO PATRIMONIALISTA, OCORREU O CLIENTELISMO.
CLIENTELISMO = OS AGENTES POLÍTICOS CONCEDEM BENEFÍCIOS PÚBLICOS EM TROCA DE APOIO POLÍTICO.
BONS ESTUDOS!!!
-
LETRA B
-
clientelismo= troca de favores
é o que povo que trabalha comissionado :) vote em fulaninho que terá um cargo
-
O clientelismo citado na questão se refere a prática bastante utilizada no modelo patrimonialista,o nepotismo era também uma prática muito recorrente.
-
Haha iéié
-
Clientelismo = Troca de favores... PATRIMONIALISTA!
#NAODESISTA
-
Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.
Muita gente associa o termo clientelismo a administração gerencial, onde o foco é o consumidor ("cliente").
-
Clientelismo é visto no modelo gerencial , mas o foco é ver o individuo como cidadão