SóProvas


ID
782110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que concerne a liderança, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Erradas:
    a) as características encontradas na assertiva se aproximam da liderança transacional, na qual o líder guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, e valoriza o trabalho padronizado e tarefas orientadas.
    c) Apesar da banca citar "de maneira geral", seria precipitado considerarmos a coerção como característica genérica do líder.
    d) o estilo de liderança descrito é o transformacional, segundo o qual o líder dá aos colaboradores estímulos e motivação para atingirem seus melhores níveis de eficácia operacional, concentrando-se na cooperação, no desenvolvimento dos seguidores e na criação de ligações emocionais entre líder e liderados.
    e) O modelo gerencial de Blake e Mouton propõe 81 diferentes posições onde se pode colocar o estilo de liderança. Os autores salientam 5 diferentes estilos de liderança, sendo a possibilidade 5,5 (gerência meio-termo) um modo equilibrado de liderança. O estilo mais propenso a um desempenho máximo seria a gerência equipe (9,9).
    ROBBINS, no entanto, assevera que "Infelizmente o grid oferece apenas uma melhor estrutura para a conceitualização do estilo de liderança, sem apresentar qualquer nova informação tangível para o esclarecimento da questão de liderança, já que há pouca evidência substancial para se afirmar que o estilo 9,9 é o mais eficaz em todas as situações." Concluindo-se assim (segundo o autor) pela impossibilidade de se definir um melhor modelo de liderança, a partir do grid gerencial de Blake e Mouton, haja vista a importância do fator situacional.
  • letra A )
    líderes carismáticos percebem as imperfeições de uma situação e buscam incansavelmente mudar estas imperfeições, esse sentimento de total insatisfação com a realidade vigente provém de uma energia que domina o líder carismático em busca de novas oportunidades.
    Outra característica de líder carismático, que está diretamente vinculada ao seu senso de oportunismo, é a capacidade de sanar falhas e motivar mudanças por meio de sua visão estratégica.

    letra B) -
    correta
    Segundo  McGregor a liderança é atribuida à competências individuais (pessoas notáveis, em suas palavras), que poderiam ser “identificadas” e “replicadas”. McGregor sustentava que havia outras variáveis envolvidas na liderança, inclusive atitudes e necessidades dos liderados, as condições da organização e ambinetes social, político e econômico. McGregor defendia que a liderançã não era propriedade individual, mas um relacionamento complexo entre essas variáveis.

    letra C )

    liderarança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

    letra D)

    liderança transacional, existe uma troca (seja política, econômica, psicológica) entre o líder e o seguidor, enquanto ambos acreditarem que isso irá beneficiá-los. É uma transação, pura e simples.

    letra E)

    ROBERT BLAKE E JANE MOUTON (GRID GERENCIAL) - O modelo  conhecido por estabelecer dois caminhos para o exercício da liderança:
    a)Orientação para produção:tudo aquilo que a organização consegue mediante o esforço de pessoas, em termos de resultados.
    b)Orientação para pessoas: preocupação com o grau de comprometimento assumido por alguém no sentido de responder por seu trabalho; este respeito deve ser analisado à luz do comprometimento, e não da obediência.
  • Pessoal,

    O gabarito é a letra "B", discorremos abaixo sobre o conteúdo: 

    No que tange a liderança conforme Douglas Mcgregor ele a caracterizou segundo dois fatores o primeiro a necessidade de segurança e o segundo a necessidade de satisfação.

    Assim, no que se refere à necessidade de segurança atribui consistência a essa dimensão por meio dos aspectos seguintes:

    Atmosfera: esse primeiro aspecto é criado "[...] pelo superior, que é revelada pelo modo que o superior age e nas atitudes que toma em relação aos subordinados [...]".

    Já no aspecto do conhecimento, segundo Mcgregor, há seis itens que o subordinado precisa saber para ter suas necessidades atendidas:

    "[...] conhecer as diretrizes da companhia e as filosofias de sua administração [...] Conhecer os processos, regras e regulamentos [...] Conhecer a expectativa sobre seu próprio trabalho, suas responsabilidades e seu lugar na organização [...] conhecer as características pessoais do superior imediato para que o subordinado saiba como agir perante ele [...] conhecer a opinião do superior a respeito do desempenho no trabalho [...] conhecer com antecedência as alterações que [...] o afetarão, pois as resistências às mudanças ocorrem justamente pela insegurança que elas causam".

    O último aspecto de segurança trata-se da disciplina coerente "[...] enquanto as ações do subordinado forem condizentes com o que se espera dele e com as diretrizes da empresa o subordinado espera uma atitude de apoio de seus superiores. [...] já a falta de cumprimento das regras estabelecidas[...] em punição".

    Em relação às necessidade de realização, conforme Mcgregor: 

    Participação: O funcionário "[...] expressar suas ideias e opiniões na busca de solucionar problemas que o afetem [...]".

    Responsabilidade: Esse segundo fator refere-se ao empregado "[...] ao desejo de assumir responsabilidade é consequência do amadurecimento do subordinado [...]".

    Direito de apelar: "[...] Consiste na possibilidade de discordância clara e sincera das questões tratadas entre superior e subordinado [...]".

    fonte: http://pt.scribd.com/doc/54199371/28/QUADRO-7-EXPECTATIVAS-DOS-TRABALHADORES-SEGUNDO-McGREGOR

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos



  • Segue link com resumo desse modelo de Blake e Mouton do professor Rodrigo Renno - EVP

    http://pt.scribd.com/doc/36646945/Administracao-Lideranca-Grid-Gerencial-de-Blake-e-Mouton
  • Não sei se estou errada mas tem colega comentando que a letra A é  Liderança Carismática e outra pessoa Comentando que a letra A é Liderança Transacional. 

    Ao meu ver a letra A é liderança Transacional. 
  • COMPLEMENTANDO O COMENTÁRIO DO GUILHERME:
    PRIMEIRA CASA  É ORIENTADO PARA TAREFAS;
    A SEGUNDA CASA É ORIENTDO PARA PESSOAS.
    EX:
    1.9: ENFATIZA MAIS PESSOAS DO QUE TAREFAS;
    9.1: ENFATIZA MAIS TAREFAS DO QUE PESSOAS;
    5.5: ENFATIZA EMPREGADOS E TAREFAS;
    1.1: FRACO PARA TAREFAS E PARA PESSOAS;
    9.9: ENFATIZA PESSOAS E TAREFAS: É O LIDER IDEAL.

  • Segundo Douglas McGregor(1960), a liderança refere-se a uma combinação de variáveis e elementos:

    1- Características pessoais do líder: a liderança é função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa possa desempenhar quando é responsável por um grupo;

    2- As atitudes, necessidades e outras características pessoais dos liderados: é importante considerar duas características pessoais: suas  motivações e suas competências.

    *Motivação- os liderados só realizarão a tarefa se estiverem motivados;

    *Competência dos liderados- quanto mais competente o liderando, menos o líder necessitará fazer alguma intervenção.

    Fonte: Andréia Ribas.


  • Eu odeio o CESPE !

  • Li a alternativa e) e só pensei em uma coisa: "Segredo de Broke Blake e Mouton".

    Brincadeirinha. Só p/ descontrair.  

     

  • ainda nao entendi o erro da letra E

  • Mariana, de acordo com Blake e Mouton, o modelo ideal é o 9,9, com alta atenção às tarefas e às pessoas, e não o 5,5, como colocado na questão. 

  • OBRIGADA ELICA

  • Típica questão que se consegue acertar por eliminação.

  • liderança

  • Tirei esse item de uma questão de múltipla escolha para que possamos julgá-la como certo ou errado.

    Pegadinha da banca! Por ser deduzível que o estilo 5:5 é de equilíbrio, a banca quis nos enganar afirmando que esse seria o estilo ideal. Na verdade, segundo os autores, o estilo ideal seria o líder equipe (9:9), o qual se preocuparia de forma máxima tanto com as necessidades das pessoas quanto com a execução das tarefas e alcance dos resultados.

    Quanto à afirmação de que o líder meio-termo (5:5) seria o que apresenta um equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório, o item fala a verdade. Entretanto, por dizer que esse seria o modelo ideal, a questão se torna ERRADA, como exposto acima.

    Gabarito: E

  • LETRA B CORRETA

    McGregor desenvolveu as teorias X e Y. Segundo a teoria X, o indivíduo é preguiçoso e naturalmente avesso ao trabalho, o que exige controle e direção da liderança. A teoria Y, por sua vez, considera que os indivíduos são automotivados e buscam o crescimento e desenvolvimento profissional, o que sugere que a liderança deve valorizar o crescimento pessoal e profissional e a autonomia das pessoas.