SóProvas


ID
782116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das ferramentas administrativas que apoiam a gestão da qualidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta é a letra C.

    Comentando as demais.....

    a) benchmarking pode ser usada em empresas do mesmo setor ou de setores diferentes;
    b) JIT trabalha com um numero reduzido de fornecedores;
    c) correta
    d) Pareto é uma técnica de priorização, mas eu nunca a vi sendo utilizada como causa/efeito, e sim como análise de custos.
    e) PDCA é um ciclo de melhoria contínua.
  •  
    a) O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e não há necessidade de ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios, ou seja o benchmarking pode ser utilizado em empresas de ramos distintos.
    O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).
    c) A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.
    Comentário: Uma metodologia que está se consolidando no mundo dos negócios e possibilitando grandes conquistas às empresas é o Seis Sigma, um método que se concentra na diminuição ou eliminação da incidência de erros, defeitos e falhas em um processo. A metodologia Seis Sigma visa também reduzir a variabilidade do processo (Smith & Adams, 2000). Ela pode ser aplicada na maioria dos setores da atividade econômica. Alcançar o Seis Sigma significa reduzir defeitos, erros e falhas a zero e atingir a quase perfeição no desempenho dos processos. A metodologia associa um rigoroso enfoque estatístico a um arsenal de ferramentas que são empregadas com o objetivo de caracterizar as fontes da variabilidade para demonstrar como esse conhecimento pode controlar e aperfeiçoar os resultados do processo (Watson, 2001).
     
    d) É um gráfico de barras que ordena as freqüências das ocorrências, DA MAIOR PARA A MENOR, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Permite uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. Segundo o economista italiano Vilfredo Pareto  80% dos resultados decorrem de 20% das ações. Isso significa por exemplo que 20% de  insumos de determinada empresa representam 80% do valor financeiro de seu estoque.
    Fonte: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/rct20art11.pdf
     
  • Conceito de Diagrama de Pareto

    O Diagrama de Pareto constitui uma das ferramentas utilizadas no controlo de qualidade e foi inicialmente definido pelo guru da qualidade Joseph Juran em 1950. Na sua base está o Princípio de Pareto que refere que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (80%). A grande aplicabilidade deste princípio à resolução dos problemas da qualidade reside precisamente no facto de ajudar a identificar o reduzido número de causas que estão muitas vezes por detrás de uma grande parte dos problemas que ocorrem. É na detecção dos 20% de causas que dão origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. De facto, o Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir são devidas a um pequeno número de defeitos considerados vitais (vital few). Os restantes defeitos, que dão origem a poucas perdas, são consideradas triviais (trivial many) e não constituem qualquer perigo sério. Uma vez identificados os vital few, dever-se-á proceder à sua análise, estudo e implementação de processos que conduzam à sua redução ou eliminação.
  • Alguém pode me explicar porque a letra E está errada?
  • no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_PDCA podemos compreender melhor a letra "e"
  • ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma seqüência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. É uma ferramenta administrativa que auxilia na organização de um projeto ou processo. Seu nome deve-se a abreviatura de verbos em inglês:

    • Plan (Planejar): consiste em estabelecer metas e objetivos, bem como os métodos que serão utilizados para que sejam realizados;
    • Do (Executar, fazer): é a etapa de implementação de acordo com o que foi estabelecido anteriormente no planejamento;
    • Check (Verificar, checar): analisar os dados e medir se os objetivos e metas foram alcançados da forma como desejado;
    • Act (Agir): definir quais as mudanças necessárias para garantir a melhoria contínua do projeto.

    Mais informações : http://www.empresasedinheiro.com/2011/07/ciclo-pdca/
  • A letra "E" está errada porque o PDCA é um instrumento de controle de qualidade e não controle de custo, como afirma a alternativa.
  •  

    O 6-Sigma tem 2 metodologias chave - DMAIC e DMADV.  DMAIC é usado para melhorar um processo de negócios existente.  DMADV é usado para criar um novo design de produto ou processo de forma a obter uma performance mais previsível, madura e livre de defeitos. 

     

    DMAIC

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura.  Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.

    • Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores.  Qual é o relacionamento?  Há outros fatores que não foram considerados?

    • Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.

    • Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.

    DMADV

    A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

    • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

    • Medir (Measure), identificando os CTQs, capabilidades do produto, capabilidade do processo produtivo, avaliação de risco, etc.

    • Analisar (Analyze), desenvolvendo alternativas de design, criando um design de alto nível e avaliando sua capabilidade, para selecionar o melhor design.

    • Desenhar (Design), desenvolvendo o detalhe do desenho, otimizando-o e planejando sua verificação.  Esta fase pode precisar de simulações.

    • Verificar (Verify) o desenho, realizar testes piloto e implementar processos produtivos.  Esta fase também pode precisar de simulações.


  • Analisando as questões:

    a - O benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, deve ser utilizado em organizações que atuam no mesmo ramo de negócios. ERRADO. Ramos similares.

    b - O método just in time procura reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um grande cadastro de fornecedores. Errado. Manda reduzir o número, e não aumentar.

    c - A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam. Correto

    d - O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente, 5% das causas respondem por 95% dos efeitos. Errado. 80/20

    e - O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é um poderoso instrumento de controle de custos, pois permite verificar de forma recorrente a gestão de estoques. Errado. Nunca ouvi falar isso.

  • "O Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica."

     

    para mais informações:

    http://www.sobreadministracao.com/seis-six-sigma-o-que-e-como-funciona/

  • o erro da letra E afirma que é um controle de custo, que na verdade é um controle de qualidade

    GAB C

  • A - ERRADO - NÃO NECESSARIAMENTE NO MESMO RAMO.

    B - ERRADO - RELAÇÃO CUSTO-TEMPO PODENDO SER APLICADO EM QUALQUER ORGANIZAÇÃO.

    C - GABARITO.

    D - ERRADO - MATRIZ DE PARETO: 20% DAS CAUSAS OCASIONAM 80% DOS EFEITOS.

    E - ERRADO - PDCA: UTILIZADO COMO MODELO DE PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES DE APRIMORAMENTO CONTÍNUO EM QUALQUER ÁREA.

  • GABARITO: C

     

    CORRIGINDO......

     

    a) benchmarking é uma ferramenta criada com intuito de replicar os procedimentos de um concorrente para aprimorar o processo produtivo e, por isso, pode ser utilizado em organizações que atuem em diferentes ramos de negócios. 


     

     b) O método just in time procura reduzir ao máximo o tempo de fabricação e o volume de estoques e, para alcançar esse objetivo, dispõe de um cadastro limitado de fornecedores. 

    O sistema JIT (just in time), inicialmente utilizado em empresas automobilísticas japonesas, é um método de controle de estoque que envolve redução de custos, melhoria do fluxo de trabalho e entrega de matérias primas e materiais no “tempo certo”, sem desperdício ou qualquer tipo de perda. (Q119204​)

     

     c) A metodologia denominada seis sigma para a redução de desperdícios é muito utilizada pela escola da qualidade, pois foca na análise dos erros nos produtos para consertar as falhas nos processos que os provocam.

    Metodologia seis sigma: Baseia-se no ENTENDIMENTO DAS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTES para aprimorar a qualidade dos sistemas, produtos, serviços e processos da organização em todas as suas funções.” (Chiavenato, 2008).

     

     

     d) O princípio proposto pelo economista Vilfrido Pareto é uma técnica de priorização para as organizações, pois revela que, comumente,20% das causas respondem por 80% dos efeitos. 


     

     e) O ciclo PDCA (plan, do, check, act) é uma das ferramentas da qualidade e é aplicado para melhorar processos e produtos. 

     

     

     

    FONTE: Anotações das aulas do profº José Wesley. (Qualquer erro, favor me avisar).